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29 de fevereiro de 2024Você tem dificuldade para começar qualquer carta de vendas? Dificuldade para vender?
Então continua comigo porque, a partir de agora, eu vou te apresentar as 6 maneiras fáceis de começar qualquer carta de vendas.
Este é o 80/20 de qualquer copy que se preze.
Ou seja, os primeiros 20% de conteúdo que serão responsáveis pelos 80% de impacto emocional.
Mas antes de revelar as 6 maneiras fáceis de começar qualquer carta de vendas, deixa eu explicar…
O que é lead
Existem duas definições para o termo “lead”.
No contexto de marketing e vendas. Um lead refere-se a uma pessoa ou empresa que tem interesse em um produto ou serviço e fornece informações de contato.
Mas aqui eu vou abordar outro tipo de lead.
No copywriting, o “lead” refere-se à abertura de um texto persuasivo, digo, a parte introdutória.
O objetivo do lead é envolver o leitor, despertar curiosidade e criar uma conexão emocional. Uma vez que o leitor é impactado pelo lead, tem mais chances de continuar lendo o restante do texto. O que, aumenta também a probabilidade de que ele tome a ação que você deseja, como fazer uma compra ou preencher um formulário.
Em outras palavras…
Eu vou te mostrar, a partir de agora, as 6 maneiras fáceis de começar qualquer carta de vendas e vender muito:
1. Lead de Oferta: o mais fácil de todos
É a oferta em si. Apresentada de maneira simples, clara e direta.
Este tipo de lead menciona geralmente o produto, marca, preço, desconto, garantia, bônus, etc…
Funciona muito bem para o consumidor que já está totalmente consciente. Ele conhece o produto e seus benefícios. Só está esperando a oferta para concluir a compra.
Sabe aqueles lançamentos de produtos digitais? Sabe as mensagens que você recebe de carrinho aberto logo após às aulas? São de oferta.
Por exemplo:
“Vagas abertas. Inscreva-se agora mesmo no Curso de Copywriting de R$ 1.997 por R$ 997 e leve também duas seções de mentorias e uma análise de copy.”
ou…
“Na compra de um ingresso para imersão de Copy, você vai receber desconto de 50% no segundo e levar quem você quiser”.
Gatilhos de urgência e escassez funcionam muito bem com o lead de oferta direta.
2. Lead de Promessa: ilustrando o desejo mais intenso
Esse é tipo de lead que mais vemos por aí.
Vai bem com o potencial cliente que está consciente do produto e da solução.
Trata-se basicamente da promessa mais forte do produto. Uma imagem atraente e irresistível daquilo que a persona mais deseja.
O lead de promessa não é tão direto quanto o de oferta. Por isso, evite mencionar o produto até que a promessa seja desenvolvida.
Exemplo:
“Como fazer amigos e influenciar pessoas”
ou
“Dobre suas vendas em apenas 30 dias ou receba seu dinheiro de volta.”
Dicas:
Faça promessas originais. Você não precisa ser melhor do que ninguém, apenas diferente.
Inclua a proposta única de venda nessa promessa e deixe-a muito mais forte.
O gatilho da especificidade ajudará bastante. Lembre-se apenas de provar (gatilho da prova e prova social) que é possível alcançar o resultado.
3. Lead de Solução de Problema: a luz no fim do túnel
A persona tem um problema e não sabe como solucionar?
Então comece sua copy pela solução de seus problemas.
Se você olhar no Google, as pessoas buscam muitas soluções para os problemas. “Como tirar vírus do computador”, “como tirar acidez do molho”, etc. Tem também aquelas que, não sabem o que esperar e começam pelo problema. “Celular lento e travando”, “meu bolo não cresce” e por aí vai…
Quando você fala do problema que tira o sono da sua persona, descreve a dor que ela sente, ela presta mais a atenção em você esperando que você diga como resolveu. A sua copy praticamente se torna a luz no fim do túnel.
É ótimo para conquistar a confiança da persona.
Exemplo:
Cansado de perder horas tentando escrever uma copy? Eu tenho um checklist simples para facilitar sua vida e aumentar o seu poder de persuasão.
ou
“Dor de cabeça? Use doril”
4. Lead do Grande Segredo: gerando expectativa
Existe uma característica muito forte nas pessoas. Algo que faz parte da natureza humana e está tão enraizada que é capaz de deixar qualquer pessoa inquieta.
Comece com um grande segredo, dando asas para a imaginação.
Em seguida, entregue pouco a pouco os benefícios da proposta única de venda. Faça com que o potencial cliente sinta como se estivesse chegando mais perto de descobrir o que é. Como se fossem pistas que levam descoberta de um enigma.
Isso deixará o cliente em potencial ansioso para saber que segredo é este. E ele vai prestar ainda mais atenção no que você tem a dizer.
Sim, é muito difícil escapar, afinal, você está mexendo com a cabeça dela. Fazendo com que o cérebro libere dopamina. Um neurotransmissor associado ao prazer e a recompensa.
Quando a pessoa se dá conta, ela já está emocionalmente envolvida.
A curiosidade é realmente muito poderosa.
Enfim, o Lead do Grande Segredo é mais indireto que direto. Envolve o uso de segredos, mistérios ou algo intrigante. Tudo para gerar curiosidade e criar um vínculo emocional com o público.
O objetivo é manter o leitor engajado até que o segredo seja revelado.
Aliás, o segredo deve ser proporcional a expectativa. Portanto, evite criar muita expectativa para revelações pequenas. Isso vai afastar o potencial cliente.
Se a persona está consciente do produto, da solução ou do problema, o lead do grande segredo é uma ótima escolha.
5. Lead de Revelação: parece o lead de segredo, mas não é
O lead de revelação, ou proclamação, é propositalmente indireto. A ideia é fazer uma revelação impactante para desarmar o leitor – fazê-lo esquecer que está lendo um anúncio – e prender sua atenção.
Ao contrário do lead de segredo, que mantém informações ocultas para criar suspense, no lead de revelação você faz uma declaração impactante logo de início.
Comece com factoides surpreendentes, previsões chocantes ou afirmações ousadas no título. Logo depois, desenvolva a copy, fornecendo informações para validar a promessa implícita. Assim o leitor ficará curioso para entender como a proposta única de venda se encaixa na sua declaração.
Não esqueça:
- A revelação deve ser ousada, não sensata.
- Você deve fazer uma promessa;
- O assunto deve ser relevante;
- Volte a revelação no fechamento.
6. Lead de História: conectando através da narrativa
Que tal iniciar uma copy com uma narrativa? Uma breve história sobre um personagem enfrentando um dilema ou um desafio. Algo que ressoa com as experiências da persona.
Bom, se você quer gerar identificação e criar uma conexão instantânea e inspirar ação, este é o caminho. Afinal, contar histórias é o meio mais poderoso de transmitir uma mensagem.
Elas vão além de comunicação de fatos, são envolventes, emocionantes e cativantes.
De fato, histórias têm o poder de mudar o mundo. Quebram barreiras e alcançam corações e mentes.
Não é à toa que as grandes transformações, revoluções e movimentos foram impulsionados por histórias. Portanto, ao iniciar sua copy com um lead de história, você guiará sua persona para além de seus problemas. Permitirá ela vivenciar a transformação antes mesmo de apresentar o produto.
Aqui está uma carta de vendas que faturou 2 bilhões de dólares contando uma história de 2 amigos bem parecidos.
Ah, este lead é ótimo para a persona que está totalmente inconsciente, ou seja, não sabe nem que tem um problema.
Em resumo
Você agora conhece 6 maneiras fáceis de começar qualquer carta de vendas:
- Lead de oferta;
- Lead de promessa;
- Lead de solução do problema;
- Lead do grande segredo;
- Lead de revelação;
- Lead de história.
Para escolher o lead adequado para sua copy, considere, acima de tudo, a sua audiência, o nível de consciência deles e os objetivos específicos da campanha. Isso vai ajudar a entregar sua mensagem com mais eficácia. E, se tratando de persuasão, quanto mais você envolver, inspirar e criar uma conexão genuína com o leitor, melhor será o resultado.
Com criatividade, estratégia e um profundo entendimento de seu público-alvo, você estará no caminho certo para criar cartas de vendas poderosas.
Já que você chegou até aqui, não deixe de comentar esse post aqui embaixo falando sobre sua experiência com esses leads.
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