6 perguntas para escrever uma copy poderosa
30 de setembro de 2023O que é AIDA?
14 de outubro de 2023O Gatilho Mental da Dor X Prazer é uma técnica poderosa para fazer seus clientes agirem. Entenda como funciona e deixe suas copies muito mais persuasivas ou continue sem resultados.
Enquanto escrevo este artigo, eu estou esperando chegar o pedido que fiz. Um belo de um yakisoba de carne e frango…
Só de pensar no aroma típico do prato. Os vegetais ao dente, os pedaços de carne e frango, os ovos de codorna, o molho e o macarrão frito. Nossa! Como eu gosto de Yakisoba.
Olha, eu vou ter que revisar depois. Pois só de pensar na comida, eu estou perdendo minha concentração.
Mas por que decidi comprar hoje?
Tem comida em casa. Carne na geladeira, legumes, verduras… enfim, tem tudo.
Mesmo tendo a possibilidade de preparar um belo jantar. Como eu sempre faço. Uma força poderosa me fez comprar o jantar. E gastar o meu suado dinheiro.
Você sabe me dizer que força é esta?
O gatilho da Dor X Prazer.
Mas antes de explicar por que isso acontece…
O que é o Gatilho Mental da Dor X Prazer?
É mais uma das poderosas técnicas de persuasão. Ela se baseia no princípio de que nós, seres humanos, somos impulsionados por duas grandes forças:
1 – Evitar a dor
Temos aversão a qualquer forma de desconforto, sofrimento ou consequências negativas. Isso faz com que tomemos medidas para nos proteger. Esse instinto de autopreservação nos leva a evitar situações que possam nos causar dor. Seja ela física, psicológica ou social.
Este foi o primeiro motivo que me fez pedir comida ao invés de cozinhar.
Como o dia foi bem quente. Um dos mais quentes do ano. Está abafado aqui em casa e não estou com pique para cozinhar e passar mais calor.
Esse desconforto térmico me fez pensar em diversas alternativas para o jantar.
2 – Buscar o prazer
Por outro lado, nós temos o desejo natural de buscar o prazer. De experimentar sensações positivas, recompensas e gratificações.
Quando vemos algo que promete nos dar essa sensação boa, acabamos atraídos.
Foi exatamente o que me fez escolher o Yakisoba. Um prato bem saboroso, de um restaurante que eu já conheço e gosto.
Essas duas forças não apenas moldam nossas ações cotidianas. Mas também têm um papel crucial na tomada de decisões. Assim como aconteceu comigo. Influenciando minha escolha para o jantar.
Como usar o Gatilho Mental da Dor x Prazer
Agora, sim, vamos ao que interessa.
Conheça estratégias práticas para que você possa utilizar essa técnica de forma eficaz em sua comunicação.
1 – Conheça seu público
Básico né? Mas o óbvio precisa ser dito.
Quer ser copy? Quer persuadir? Então conheça seu público.
Compreenda profundamente os desejos, necessidades e dores de seu público. Isso permitirá que você escolha a abordagem certa, seja focando no prazer ou na dor.
- Quais são as dores que eles querem evitar?
- Quais são os prazeres que desejam alcançar?
2 – Destaque as dores
Este é o aspecto mais essencial na aplicação do Gatilho Mental da Dor X Prazer. Destacar as dores que seu público está sentindo. É aqui que você cria a conscientização sobre o problema que precisa ser resolvido.
Para tornar essa estratégia ainda mais impactante, diga como essas dores podem piorar se não agir.
E se eu não decidisse comprar a comida a tempo?
Ia ficar mais tarde. Minha esposa (grávida) e eu ficaríamos com mais fome. A entrega poderia demorar mais (horário movimentado). Desconforto, mau-humor, briga… já sabe, né?
Está vendo como tudo se encaixa?
A melhor solução é não agravar a situação.
3 – Ressalte os benefícios positivos (Prazer)
Da mesma forma que você destacou as dores. Destaque os benefícios positivos de tomar a ação desejada. Isso pode envolver recompensas, satisfação pessoal, sucesso ou a realização de metas. Mostre como agir levará ao prazer.
Se pedir o Yakisoba agora, vai chegar em 20 minutos. Além disso, vocês terão um momento de prazer saboreando um dos pratos preferidos. A esposa ficará feliz, o que vai evitar brigas. Depois só vai faltar um filme para fechar a noite bem. Olha que maravilha!
Ainda pedi para minha sogra e levei na casa dela. Para a felicidade ser completa!
4 – Use fatos como exemplos
Exemplo é o que não falta. Esse é um jeito eficaz de ativar o Gatilho Mental da Dor X Prazer. Diga como você ou outras pessoas enfrentaram essas dores e alcançaram o prazer. Ou então, diga como a falta de ação resultou na dor.
5 – Crie o senso de urgência
A dor X prazer de amanhã não é uma força tão poderosa quanto a dor X prazer de hoje. Por isso, crie um senso de urgência ao Gatilho da Dor X Prazer. Isso aumentará o poder de conversão da sua copy.
As pessoas farão muito mais para evitar a dor do que para obter prazer
Sim, a dor e o prazer farão as pessoas agirem. Contudo, elas tendem a agir mais para evitar a dor do que a busca pelo prazer.
É exatamente por isso que a maioria tem tanta dificuldade em economizar dinheiro. O prazer de comprar algo hoje é muito maior do que o prazer de economizar. Mesmo que no futuro, ela possa comprar essa mesma coisa apenas com os rendimentos.
Também é por isso que muita gente se enrola com cartão de crédito. Evitam a dor imediata de pagar hoje adiando o pagamento para o vencimento da fatura.
Portanto, lembre-se que as pessoas sempre farão muito mais para evitar a dor do que para obter prazer a curto prazo.
Percepção é realidade
Esqueça a dor e o prazer reais.
É a percepção da dor e do prazer que move as pessoas.
Ninguém sabe ao certo o que o futuro reserva. Isso faz com que o nosso cérebro trabalhe continuamente a fazer suposições e julgamentos sobre o futuro.
É essa percepção da dor e do prazer futuros que orienta nossas ações.
As nossas percepções costumam ser muito falhas. Principalmente quando se trata situações complexas.
Conclusão
O Gatilho Mental da Dor X Prazer é, sem dúvida, uma técnica de persuasão poderosa. Ela consiste em usar as duas forças fundamentais que impulsionam nossas ações: evitar a dor e buscar o prazer.
No copywriting, o entendimento dessas forças é a chave para o sucesso.
Porém, use com uma responsabilidade ética. A persuasão deve ser usada para promover produtos ou ideias que agreguem valor e benefícios reais as pessoas, ok? Jamais use para manipular ou enganar.
Clica aqui para saber mais sobre Gatilhos Mentais e conhecer outros gatilhos.
Agora que você conhece o poder do Gatilho Mental da Dor X Prazer, me diz:
O que achou?
Já usou essa técnica em suas mensagens?
Comente aqui embaixo: