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30 de março de 2024Se tem uma coisa que as pessoas gostam é se de sentir importantes. Ser reconhecida, admirada, invejada e amada são mais que desejos. São necessidades humanas fundamentais que nos acompanham há milhares de anos. Ou seja, desde o início da evolução do homem.
É justamente pela necessidade de se sentir importante que faz as pessoas comprarem. Percebeu a oportunidade?
Ninguém compra artigos de luxo, roupas de grife, carros importados porque precisam. Vai muito além. Elas querem mostrar ao mundo que são especiais, pessoas “fora da curva”.
É aí que o gatilho mental da exclusividade entra em cena.
Então se você quer vender mais e com lucro maior, continua comigo. Porque a partir de agora, eu vou falar o que você precisa saber sobre gatilho mental da exclusividade.
O que é o Gatilho Mental da Exclusividade?
O gatilho mental da exclusividade gera a percepção de que um determinado item está disponível para poucos. Isso intensifica a sensação de importância e aumenta bastante o valor percebido.
Quando um produto é apresentado como único, raro ou exclusivo, atrai automaticamente a atenção das pessoas. Este destaque faz com que elas se sintam privilegiadas ao possuir algo tão especial, que outras pessoas não têm.
Gatilho da Exclusividade vs. Gatilho da Escassez
O gatilho da exclusividade está, de certa forma, ligado ao gatilho mental da escassez. Afinal de contas, as pessoas tendem a valorizar itens que são raros e difíceis de conseguir.
A diferença, no entanto, está no fato de que o gatilho da exclusividade realça a singularidade enquanto a escassez cria a sensação de que algo pode acabar em breve.
Gatilho da Exclusividade vs. Gatilho do Pertencimento
Embora ambos estejam relacionados, o gatilho da exclusividade destaca a singularidade e a limitação. O pertencimento, por sua vez, enfatiza a conexão e a inclusão em um grupo. Exclusividade é sobre ser um entre poucos e o pertencimento é sobre ser um entre muitos, todos compartilhando algo em comum.
Como usar o Gatilho da Exclusividade?
Edição Limitada
Empresas criam edições limitadas de seus produtos para um número bem reduzido de pessoas. Essa estratégia não só acentua a exclusividade do produto, mas também gera um senso de urgência entre os consumidores.
Se não for possível aplicar essa estratégia ao produto. Você pode criar um bônus exclusivo e limitado que o cliente leva ao adquirir o produto. É ótimo para vendedores afiliados que concorre com outros afiliados.
Linha Premium
Essa estratégia envolve oferecer produtos de alta qualidade e benefícios especiais para um público mais exigente. Geralmente, esses itens têm um preço mais alto, reforçando a ideia de exclusividade. Ao optar pela linha Premium, os consumidores sentem que estão escolhendo algo especial e exclusivo, o que aumenta a sua percepção de valor e importância.
Os cartões Black são ótimos exemplos. Eles não são para todo mundo; são reservados para pessoas “do dinheiro”. Esses cartões não só têm benefícios exclusivos, como também oferece acesso a salas VIP em aeroportos e assistência 24 horas. Ter um cartão Black não é apenas sobre gastar, é uma declaração de status e exclusividade.
Acesso VIP
Oferecer acesso VIP a conteúdos e eventos significa proporcionar a um grupo selecionado a chance de participar de algo exclusivo. É como dar a essas pessoas a chance de ver ou participar de coisas que não estão disponíveis para todos. Isso pode incluir conteúdos especiais ou acesso a áreas restritas. Quem tem esse acesso se sente mais privilegiado e parte de algo distinto.
Os eventos presenciais, por exemplo, oferece o ingresso tradicional, que dá acesso ao evento sem grandes privilégios. Mas também oferece igressos VIP, dá acesso a um coquetel especial para networking, almoço com o guru, etc.
Abuse dos sentimentos e potencialize o Gatilho da Exclusividade
Aqui estão alguns sentimentos que podem ser explorados para arrasar nas vendas:
- Vaidade
- Destaque a exclusividade como uma escolha única, fazendo os consumidores se sentirem especiais.
- Orgulho
- Associe a exclusividade a conquistas específicas para criar orgulho entre os clientes exclusivos.
- Satisfação
- Reforce a satisfação ao realçar não apenas a exclusividade do produto, mas também seus benefícios exclusivos.
- Curiosidade
- Mantenha certo mistério para atiçar a curiosidade, intensificando o desejo de possuir algo exclusivo.
- Inveja
- Apresente a exclusividade de maneira a inspirar uma inveja positiva, fazendo com que outros desejem alcançar o mesmo status.
Conclusão
O Gatilho Mental da Exclusividade é uma técnica bem poderosa de persuasão. Ela destaca a singularidade de produtos e desperta uma série de emoções.
Não se trata apenas de ter algo único. É sobre criar uma narrativa que gera identificação com as pessoas e suas necessidades: a busca por reconhecimento, pertencimento e a satisfação de se destacar.
Ao entender esse princípio, você conseguirá vender mais, com lucro maior e, certamente, construirá relacionamentos prósperos e duradouros. Portanto, mãos a obra. Olhe para seu produto ou serviço e pense como usar o gatilho da exclusividade a seu favor.
Precisa de ajuda para criar exclusividade? Entre em contato e eu terei o prazer de ajudar a decolar suas vendas.