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12 de setembro de 20236 perguntas para escrever uma copy poderosa
30 de setembro de 2023Eu vou te explicar tim tim por tim tim o que é o Gatilho Mental da Antecipação. Mas antes de continuar, deixa eu te fazer uma pergunta?
Você já ficou ansioso com o lançamento de um filme, livro ou produto?
Confesso que já tive essa sensação muitas vezes.
A estreia do Episódio 1 do Star Wars foi um desses momentos. Não sou fã a ponto de me fantasiar, mas gosto muito franquia. Lembro que eu estava bem ansioso para conhecer as origens do Anakin Skywalker. Por isso, mal via a hora de estar no cinema.
Contudo a ansiedade não foi causada pelo acaso.
De fato, havia uma poderosa estratégia que estava causando essa ansiedade. Tirando meu sono às vésperas da estreia.
O anúncio na TV apresentava um jogo de cenas. Pequenos fragmentos carregados de emoção, ação, personagens conhecidos e efeitos especiais.
Cara, aquilo era demais!
Criaram tanta expectativa que eu estava pronto para comprar meu ingresso. Presencialmente, claro. Assim que a venda estivesse disponível.
Sem dúvida alguma, a equipe de marketing soube trabalhar o anúncio.
Na época eu mal sabia que o marketing existia. Porém, com base nas emoções que os anúncios geraram em mim. Posso dizer que o marketing foi bem eficaz.
Sabe qual estratégia que eles usaram?
Claro que você sabe!
O Gatilho Mental da Antecipação.
O que é o Gatilho Mental da Antecipação?
Como eu já antecipei.
O gatilho mental da antecipação é uma das técnicas mais poderosas de persuasão.
Ele se baseia no princípio de que uma pessoa tende a criar expectativas e ficar curiosa por algo bom que está por vir.
Uma antecipação bem feita não só estimula um engajamento mais profundo, como também leva a pessoa a agir.
Por que a antecipação funciona tão bem?
Bom, a antecipação mexe com o cérebro de uma maneira bem peculiar. Ele ativa o sistema de recompensa do cérebro.
Ou seja, faz com que o cérebro libere dopamina.
Isso proporciona uma sensação de prazer antecipada. Criando uma ligação emocional muito forte com algo que está prestes a acontecer.
Quais são os benefícios de usar o Gatilho Mental da Antecipação?
Aumento do engajamento
Quando as pessoas estão ansiosas para saber o que vem a seguir, elas acabam por se envolver mais com seu conteúdo. Por isso, elas prestam mais atenção, leem mais profundamente e interagem mais. O que é fundamental para qualquer estratégia.
Aumento da curiosidade
A curiosidade é uma força incrivelmente poderosa. E a antecipação é a estratégia certa para aumentar a curiosidade. Use ao seu favor sempre que puder.
As pessoas vão querer saber mais sobre o assunto. Vão explorar mais para descobrir o que vai acontecer. E isso vai mantê-las envolvidas e interessadas em sua mensagem.
Influência nas decisões de compra
Taí o objetivo principal de uma copy, a venda.
A antecipação não só mantém as pessoas envolvidas, como também aumenta a ansiedade. E, consequentemente, estarão mais dispostas a agir.
Ou seja, mais conversões e vendas.
Você quer aumentar suas taxas de conversão?
Antecipação é uma arma poderosa.
Facilita a memorização
A antecipação ajuda as pessoas a lembrarem mais das informações que estão recebendo. Isso é particularmente útil. Principalmente quando você deseja que seu público se lembre da sua mensagem.
Não sabe como usar Gatilho Mental da Antecipação na copy? Eu te ajudo
Existem várias maneiras de usar o gatilho mental da antecipação. E agora eu vou mostrar algumas delas. A começar pela…
Pergunta retórica
As perguntas são uma ótima maneira de despertar a curiosidade do público. E podem ser usadas em diversos contextos. Isto inclui marketing, copywriting, oratória e escrita em geral.
Faça perguntas impactantes, que levem o leitor a refletir. Perguntas que só podem ser respondidas com aquilo que você vai entregar.
Exemplo:
- “Você está pronto para o que vem por aí?”
- “O que você faria se tivesse um milhão de Reais?”
Suspense
Aqui está outra maneira eficaz de gerar antecipação. O suspense cria uma sensação de tensão, expectativa e excitação que mantém as pessoas ansiosas para saber o que vem a seguir.
Comece um texto com uma frase que deixe o público querendo saber mais.
Exemplo:
- “O seu sucesso depende de uma escolha que você terá que fazer. Mas é bom continuar lendo para não tomar a decisão errada.”
- “No momento em que a porta se fechou atrás dele, ele percebeu que não havia mais volta.”
Conclusão impactante
Essa é uma das maneiras preferidas de muitos produtores de conteúdo. Iniciar o conteúdo com uma conclusão impactante é um gancho perfeito. E certamente vai levar a pessoa a querer saber o motivo do que está acontecendo.
Exemplo:
- “A terra vai ser engolida pelo sol”
- “Você vai acabar sem dinheiro. Saiba como evitar.”
Você pode trabalhar também com a quebra de padrão. Portanto, surpreenda o público com uma afirmação que vai no sentido contrário do que todos estão falando.
Degustação ou amostras
Existe coisa melhor para um “gordinho” do que experimentar comida?
Minha esposa estava grávida, com desejo de comer melancia. Fui à feira. Mas não queria cometer o erro das outras vezes, de comprar uma fruta sem gosto nenhum.
O feirante me ofereceu um pequeno pedaço. Então eu pude comprovar a doçura da fruta.
Imediatamente eu percebi que minha esposa iria gostar e concluí a compra.
A degustação criou uma experiência tangível.
Não só criou expectativa como também quebrou uma objeção.
Contagem regressiva para lançamentos ou eventos
Uma contagem regressiva pode criar uma bela de uma expectativa.
Você pode usar as redes sociais, e-mails e o Whatsapp para fazer a contagem. Além disso, um contador vai funcionar bem para manter o público ciente do tempo que falta para o momento.
Evite exageros
A antecipação envolve criar expectativas e gerar entusiasmo em seu público. Levando-os a agir. No entanto, o exagero pode ter consequências negativas.
Por isso:
- Seja autêntico
- Use com moderação
- Cumpra os prazos
- Evite sensacionalismo
- Monitore as reações do público
- Mantenha a expectativa no mesmo nível daquilo que você está entregando
Conclusão
Ufa, quanta coisa!
De fato, você tem no Gatilho da Antecipação uma arma poderosa para cativar, envolver o público.
Imagina o que pode acontecer se misturar com outros gatilhos. (olha o gatilho aí)
O segredo do sucesso está em experimentar, testar e ajustar suas estratégias. Cada público é único. O que funciona para um pode não funcionar para outro. Portanto, esteja sempre disposto a adaptar sua abordagem conforme necessário.
Por último, lembre-se sempre de usar com sabedoria. Seja autêntico, transparente e cumpra suas promessas.
Clica aqui para saber mais sobre Gatilhos Mentais.
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