Gatilho Mental da Dor X Prazer
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6 de dezembro de 2023Você quer escrever copies matadoras? Então experimente o AIDA.
Não, o AIDA não é apenas uma sequência de letras jogadas ao acaso. Também não é um programa de computador. Muito menos a ópera de Verdi.
O AIDA é bem mais que isso. É o segredo por trás do sucesso de muitos copywriters.
E, antes de mais nada, saiba que ela vai te ajudar a alavancar o número de conversões.
Vem comigo e veja agora o que é e como você pode usar o AIDA para criar textos persuasivos.
O que é o Modelo AIDA?
O AIDA é uma fórmula clássica e também muito poderosa de copywriting. Ela é simples, fácil de lembrar e usado para diversos fins.
É uma sigla para as etapas da jornada de compra do cliente:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Se baseia no princípio de que para fazer alguém agir, é preciso chamar a atenção primeiro. Em seguida estimula o interesse, e depois desperta o desejo.
O conceito foi criado por Elias St. Elmo Lewis. Que havia escrito uma coluna sobre princípios de publicidade que usou ao longo de sua carreira.
Essa coluna, escrita em 1898, afirmava que todos os anúncios de sucesso deveriam seguir uma certa fórmula.
E foi assim que o AIDA se tornou conhecido.
Saiba agora como o modelo funciona.
As 4 etapas do AIDA
Atenção
Atenção é a chave! É o convite para a leitura. O gancho que vai atrair o seu público para a sua copy. Por isso vem em primeiro lugar.
Você pode usar várias coisas para isso:
- Ofertas
- Fatos interessantes
- Descobertas
- Histórias
- Perguntas intrigantes
- Declarações surpreendentes sobre um problema e a necessidade de uma solução
- Urgência
- Quebras de padrões
Lembre-se que se você não tiver um gancho atraente, será ignorado. Igual à Voz do Brasil.
E se for ignorado, não vai ter venda. Ou seja, sem dinheiro pra você.
Entretanto, tente não usar sensacionalismo ou promessas falsas, ok? Isso pode criar um ranço do seu público em relação a você.
Interesse
Depois de atrair a atenção, chegou a vez prender o leitor à copy. E você fará isso gerando interesse.
Caramba! Isso me lembra os meus 18 anos.
Com uma frase dita há pouco mais de 4 metros de distância, eu consegui fazer com que uma pessoa viesse em minha direção. Isto é, consegui chamar a atenção.
Quando estava cara a cara, ela disse: “e aí?”
A princípio, fiquei paralisado. Logo depois eu respondi: “Fiquei sem ação. Pois não esperava que você viesse.” Bom, serviu pelo para arrancar boas risadas e alguns encontros.
Embora tenha dado certo, aconteceu mais por sorte do que qualquer outra coisa.
Mas nós não podemos nos dar ao luxo de contar com a sorte. Por isso, pense bem na hora de gerar o interesse.
Dê a pessoa um motivo ara ela continuar lendo.
Continue a história. Fale mais sobre a necessidade ou o problema. Desperte sua curiosidade a ponto de querer saber o que vem em seguida.
Use as emoções do público ao seu favor.
Desejo
Agora é hora de despertar o desejo. De fazer com que o público queira o seu produto.
Então, tudo que você precisa fazer é mostrar o que o público ganhará com ele.
E você pode fazer isso de 3 maneiras:
- Dizendo como o produto vai resolver seu problema ou tornar sua vida melhor.
- Destacando os benefícios. Se tiver a Proposta Única de Venda, melhor ainda.
- Provar que é possível obter os resultados com seu produto. Isso vai deixar sua copy bem mais forte.
Ação
Chamou atenção? Gerou interesse? Despertou o desejo?
Parabéns!
O seu público está pronto para agir.
Portanto, tudo o que você precisa fazer é efetuar a chamada para ação.
Mas não é porque o leitor chegou até aqui que você vai fazer de qualquer jeito, não é verdade?
Há anos atrás, eu estava em um bate-papo com uma garota. Era uma da manhã quando a deixei em casa. Foi uma noite bem agradável, mas precisava acordar cedo.
Ela morava sozinha e me convidou para um café.
Respondi que se tomasse café naquela hora, não iria dormir à noite. Precisava estar bem para trabalhar na manhã seguinte.
Ela riu bastante. Eu fui pra casa.
Tempos depois eu percebi que aquele convite não era bem para um café.
Que lástima! Perdemos uma oportunidade. Até dói o coração.
Por isso, seja claro com o CTA. Seja específico e, principalmente, seja direto.
Não seja vago, entendeu? Jamais use nada que faça a pessoa ter uma conclusão diferente da que você quer que ela tenha. Caso contrário, oportunidades serão perdidas. E ela pode nunca mais voltar, assim como aconteceu comigo.
Você também pode oferecer um bônus ou um desconto. Algo que facilite a ação.
Por que usar o AIDA?
Provavelmente você deve estar se perguntando: ok, Rodrigo, por que eu devo usar o AIDA? Quais são os benefícios?
Bom, eu vou listar alguns deles:
1 – Conteúdo atraente
Nada mais natural, né?
Se o sua copy não for atraente, as pessoas seguirão para uma que seja.
Copy que não atrai, não vende. Copy que não vende, jamais será uma copy boa.
Desse modo, a atenção é um bem valioso.
No universo saturado de informações em que vivemos, capturar a atenção do público é como ganhar na loteria.
O AIDA vai te ajudar. Vai ser o seu guia, fornecendo uma estrutura sólida para criar uma narrativa irresistível.
2 – Maior engajamento
Um conteúdo envolvente não apenas é visto, mas também é sentido.
Quando você mexe com as emoções, as pessoas se sentem mais conectadas. Isso constrói relacionamentos sólidos e leais que impulsiona seu negócio para frente.
O engajamento não é apenas uma métrica. É uma ponte que transforma espectadores em clientes.
Melhor, as pessoas que se envolvem, não apenas compram, mas acreditam e compartilham.
Portanto, o AIDA facilita a criação de um conteúdo envolvente, construindo laços que resistem ao teste do tempo.
3 – Taxa de conversão mais alta
Quem não quer maximizar os resultados?
O AIDA tem o poder não só de gerar conexão, como também de deixar o seu público mais propenso a agir.
Seja para fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um evento.
Uma taxa de conversão mais alta representa o sucesso de todo seu esforço. E, por fim, mais dinheiro no bolso.
4 – Fórmula validada por 99% dos copywriters por mais de 100 anos
Não podia deixar de falar da prova.
Funcionou com o Elias St. Elmo Lewis.
Além disso, se foi usada por todo esse tempo e ainda ouvimos falar bastante nela. É porque continua funcionando.
Certamente, vale a pena investir nessa fórmula.
Exemplos de copies com AIDA
Exemplo 1: Produto de Beleza
Atenção:
“Finalmente! Foi revelado o segredo das atrizes de novela para ter uma pele radiante!”
Interesse:
“Agora você pode ter uma pele suave como a seda, livre de manchas ou imperfeições. E não vai precisar gastar uma fortuna em procedimentos estéticos”
Desejo:
“Sinta o poder da transformação. Com essa loção, você vai finalmente revitalizar sua pele. Proporcionando uma aparência jovem e saudável.”
Ação:
“Adquira agora sua loção e aproveite a oferta especial de Dia dos Namorados! “
Exemplo 2: Copywriting
Atenção:
“Seus anúncios estão sendo ignorados?”
Interesse:
“Então preste atenção, porque existe um jeito muito fácil e poderoso de chamar a atenção do seu público. Você não só vai atrair clientes, como também vai alavancar suas vendas.”
Desejo:
“No meu workshop, eu vou te mostrar como criar anúncios impossíveis de serem ignorados. O conhecimento que faltava para você levar o seu negócio para o próximo nível.”
Ação:
“Não perca mais tempo! Inscreva-se gratuitamente e garanta agora sua vaga.”
Conclusão
Não tenha dúvidas. O AIDA é uma fórmula muito poderosa.
Mas é você precisa lembrar de uma coisa:
Todos os caminhos levam à Roma.
Em outras palavras, toda e qualquer técnica de copy só vai funcionar se você conhecer bem o seu público.
Não importa o quão atraente seja seu conteúdo. O quão envolvente seja sua narrativa. Ou o quão persuasiva seja sua chamada para ação.
Se você não entender as necessidades, desejos e emoções do seu público, todas essas táticas perderão a força.
O AIDA é como um machado. Cabe a você, como copywriter, afiar o machado para usar com eficácia.
Portanto, antes de começar a escrever qualquer copy. Lembre-se de dedicar um tempo para entender quem são as pessoas do outro lado.
Seja curioso, faça pesquisas. Quanto mais você conhece seu público, mais eficaz será sua copy.