Como conseguir trabalhos como copywriter mesmo sem ter experiência?
25 de março de 2021O que é persuasão
7 de abril de 2021O gatilho mental da prova é o gatilho dos gatilhos. Ou seja, um dos mais poderosos se não for o mais poderoso. E ele também é um gatilho extremamente simples.
Talvez seja por tamanha simplicidade que muita gente não fala dele. E olha que já li diversos livros sobre Gatilhos Mentais. Mas como eu gosto de dizer: Se você quer entregar uma mensagem clara, você deve dizer o óbvio.
E vou justamente começar falando do óbvio. Do conceito mais básico deste artigo.
Prova é aquilo que demonstra que uma afirmação ou um fato é verdadeiro. É a evidência, a comprovação.
Princípio do Gatilho Mental da Prova
De acordo com o princípio do gatilho mental da prova, uma pessoa tende a confiar mais em você quando você prova que sua a sua afirmação é verdadeira.
Portanto, quando você diz que um determinado produto resolve um problema específico ou que vai transformar a vida de uma pessoa. Você precisa provar que o seu produto funciona. Caso contrário, sua promessa não passará de “papo de vendedor”.
E mais um detalhe: Provar que deu certo para você não é o suficiente. Prove que deu certo também para outras pessoas.
Quebra de objeções
Ao oferecer um produto ou serviço, o cliente em potencial terá diversas dúvidas e objeções. Entre elas estão:
- Isso não funciona
- Isso não serve para mim
- Não acredito nisso
E o gatilho mental da prova vai fazer com que a pessoa mude de opinião e passe a acreditar que pode dar certo para ela também. A partir deste momento, a pessoa estará muito mais interessada em saber o que o produto ou serviço fará por ela.
Gatilho Mental da Prova vs Gatilho Mental da Prova Social
O gatilho mental da prova e o gatilho mental da prova social estão intimamente ligados. Entretanto, a prova social está relacionada a quantidade de pessoas.
Quanto maior for o número de pessoas afirmando que seu produto mudou a vida delas. Mais pessoas passarão a acreditar em você.
Assim, você pode concluir que a prova social é apenas uma ramificação da prova. Mas testemunhos não são o único meio de provar a sua promessa.
E se você não acredita no que estou te dizendo. Veja o vídeo abaixo. Quando penso em prova, este é o primeiro vídeo que vem em minha cabeça. Sempre quando ia assistir desenhos da antiga TV Manchete, passava este comercial.
Sim, o comercial é velho, o que prova que eu estou “maduro”, mas este assunto não está em questão.
Tipos de provas
Como eu disse, depoimentos são provas, mas também temos outros tipos:
- Estudo científico;
- Dados estatísticos;
- Argumentos lógico;
- Citação de especialista ou autoridade;
- Demonstração;
- Amostras;
- Fatos.
Resumindo, você tem várias opções para provar suas afirmações. E como no vídeo acima, você não precisa tão somente de testemunhos.
Gatilho Mental da Prova no Copywriting
O ideal do gatilho mental da prova é já começar usando logo no início da copy. Você faz a promessa e já mostra que ela é crível.
Você pode usar mais provas ao longo da copy. Mas usar logo no início, vai deixar a pessoa ainda mais intressada. Aberta para ouvir o que você tem a dizer. Além disso, vai ajudar a “inflamar” a emoção que você despertou nela.
Depoimentos e números funcionam muito bem. Mas ao usar números, tome cuidado para não exagerar, pois isso vai causar confusão. Quando gera confusão, não há conversão.
Combine com outros gatilhos mentais
Você pode combinar o gatilho mental da história com a prova para fortalecer sua copy. Veja o exemplo abaixo:
“Como eu consegui sair das dívidas e construir um patrimônio milionário”
Note como o título é forte. Já deixo claro que vou contar uma história de como saí do saldo negativo para uma pessoa rica. Ainda posso usar um subtítulo para complementar o título e deixar a história ainda mais interessante.
“Eles diziam que não ia dar certo, mas graças a este novo negócio, eu consegui dar a volta por cima.”
Antes de começar a contar a história, apresente algumas provas da situação em que você sem contra. Extrato bancário. Faturamento do seu negócio.
Combinar com o gatilho mental do contraste fortalece ainda mais. O contraste faz a pessoa ver o antes e o depois e o que causou esta transformação. É muito comum em produtos de emagrecimento.
Experimente apresentar como uma notícia jornalística. Veja o exemplo:
“De engraxate a Bilionário! Como Luiz Barsi conseguiu chegar onde chegou”
O elemento mais importante no gatilho mental da prova
Provavelmente você já deve saber qual é o elemento mais importante do gatilho da prova. Se não sabe, então é bom saber já.
A coisa mais importante é a integridade. Quando se trata de provas, elas devem ser verdadeiras. Jamais tente forjar provas ou produzi-las. Se o seu avatar perceber, ele vai embora sem sequer olhar para trás.
Honestidade é a alma do negócio. Quando você começa a mentir, deixa de ser copywriting e vira golpe.
E se você não tiver provas
É possível vender sem apresentar provas. Neste caso, você tem de vender por um preço mais baixo. Quanto maior o preço, maior é a objeção.
Então cuide para ter um valor aceitável no início. Mas cuidado, você tem que manter a percepção de valor no alto. As pessoas gostam de pechinchas, não de produto barato. Ou seja, elas querem o iPhone 12 por R$ 1000 e recusam o XingLing de R$ 1000, mesmo este tendo características superiores ao aparelho da maçã.
Se você vendeu para uma ou duas pessoas no início. Garanta que estas pessoas alcancem o resultado que você prometeu. Faça o que for preciso. Essas pessoas são mais importantes que os clientes que você ainda conquistará. O bom é que estas pessoas vão te ajudar melhorar seu produto ou a experiência.
Um bom exemplo de como obter prova
Eu não sei se você conhece, mas a Cristina Mary é uma grande profissional. A sua promessa em seu perfil do Instagram é “Eu ajudo pessoas ansiosas a acalmarem a mente em apenas 1 sessão”. Para isso, ela realiza lives diárias em seu perfil com suas práticas para acalmar a mente.
Há sempre alguém comentando o quanto a prática ajudou. Existe até uma pessoa que comentou que parou de tomar remédios tarja preta graças as práticas de respiração que ela ensinou. Ela prometeu acalmar a mente, não que a pessoa ia deixar de tomar remédios. Existe prova mais poderosa do que esta?
O segredo de Cristina Mary é que ela realmente está preocupada em ajudar as pessoas. Não é à toa que sua audiência não para de subir.
Conclusão
Bom, a princípio você que o gatilho da prova é um dos mais importantes gatilhos. Viu também quais tipos de provas pode usar. Que a persuasão fica ainda mais forte ao combinar com outros gatilhos mentais.
O que eu acredito ser o mais importante, principalmente se ainda você ainda não tem prova é não desanimar. A maioria dos empreendedores de sucesso começaram do zero também.
Se você quer uma dica, pode praticar algumas narrativas utilizando a prova nelas. Com isso você vai aprimorando sua capacidade de persuasão.