Como manter o leitor preso ao seu conteúdo
8 de dezembro de 2020O que é Proposta Única de Venda
21 de dezembro de 2020O gatilho mental da aprovação social (ou prova social) é um dos gatilhos mais fortes que existe. De acordo com o seu princípio, uma pessoa decide em que acreditar ou como agir por meio da observação de outras pessoas. Mas antes…
Deixa eu te contar uma história
Minha cunhada, que mora na Austrália, veio nos visitar. Em um desses dias, fizemos um passeio por Guararema e depois seguimos para Mogi das Cruzes. Etávamos em 9 pessoas, todos da família da minha esposa. Isto é, descendentes de japoneses.
Como o passeio estava bem agradável, acabamos no estendendo. Até que a fome apertou. Imediatamente, nós decidimos jantar.
Todos haviam concordado em comer comida japonesa e eu concordei com eles. Usamos o smartphone para encontrar um restaurante na região e seguimos até ele. Não conhecíamos o restaurante. A fome estava maior e decidimos por jantar lá sem pensar muito.
Meu sogro sempre foi chato, mas naquele momento ele havia se superado. Decidiu que não ia comer lá. Como estávamos com fome, imediatamente viramos para ele com olhar de reprovação. Começamos a questioná-lo e a insistir que entrássemos.
Ele se manteve irredutível e não entrou. Parei para respirar e acalmar. Em seguida perguntei o motivo para ele não querer entrar naquele restaurante. E ele respondeu em seguida:
“Olha para os restaurantes em volta. Há um número considerável de pessoas em todos eles. Agora olha o restaurante que vocês querem ir. Não tem ninguém lá. Nenhuma pessoa. Eu acho que este restaurante não é bom.”
Todos nós paramos e observamos. Nos outros restaurante, as pessoas estavam comendo, estavam conversando e estavam felizes. O que escolhemos estava realmente vazio. Havia sentido no que meu sogro falou e escolhemos comer em outro lugar. Felizmente, fomos em um que servia comida brasileira. Eu já te explico.
Minha reflexão sobre o assunto
Não sou apreciador da culinária japonesa. gosto de dois ou três pratos no máximo, mas não são meus preferidos. Logo, um restaurante japonês seria minha última opção. No entanto, como todos decidiram por comida japonesa, eu concordei. Afinal de contas, não queria ser o “chatão” do grupo. Foi o gatilho mental da aprovação social em ação.
Quando decidimos entrar, meu sogro parou e disse que não entraria. Se você parar para pensar, a tendência seria que ele entrasse também. Afinal de contas, todos decidimos. Mas o que o fez parar foi um alerta ainda maior. Ele percebeu que não havia ninguém no restaurante enquanto os da redondeza estavam cheios. Ele sentiu que havia um problema.
Esse evento me marcou muito e na época nem sabia que existia gatilhos mentais. E olha que foram dois exemplos em um único passeio.
O que é Gatilho Mental da Aprovação Social
Robert Cialdini afirma em seu livro, “Armas da Persuasão“, que “um meio importante que as pessoas usam para decidir em que acreditar ou como agir numa situação é observar em que as outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo”. E mais…
“A tendência a considerar apropriada uma ação quando realizada pelos outros normalmente funciona bem. Via de regra, cometeremos menos erros agindo de acordo com as evidências sociais do que contra elas.”
Portanto, se você estiver em uma festa no qual não familiarizado com os costumes. Certamente você observará as pessoas para se adaptar.
Ele funciona como um efeito manada. Por exemplo, se você estivesse no meio de uma floresta, e aparecesse um grupo correndo no sentido contrário com cara de pavor. Certamente você não iria esperar para ver o que está acontecendo. Iria correr junto com eles para evitar surpresas desagradáveis. É por isso que…
O Gatilho Mental da Aprovação Social no Marketing de Conteúdo.
É aí que mora a importância da criação de conteúdo de valor para as redes sociais, para o blog e para o YouTube. Quanto mais pessoas visualizarem, te seguirem e interagirem. Maior será o número de pessoas com a percepção de que seu conteúdo é relevante. De que você domina o assunto que está se referindo.
Ás vezes há algumas peculiaridades. Por exemplo. Uma cliente que acompanha uma especialista comentou que estava fazendo live para apenas 250 pessoas apesar de ela ter um milhão de seguidores. Ao analisar o caso, percebi que esta especialista mudou de área. Uma explicação lógica e satisfatória. Mas que não foi percebida adequadamente. E isso acaba por gerar uma deia falsa.
O Gatilho Mental da Aprovação Social é extremamente importante no Copywriting
No copywriting você trabalha o Gatilho Mental da Aprovação Social para eliminar as objeções do seu avatar. As pessoas perguntarão por que devem acreditar em você e se o seu produto funciona.
Você não precisa responder. Precisa apenas apresentar o número de pessoas que compraram seu produto. Que alcançaram os resultados prometido. E principalmente, apresentar os depoimentos deles.
O avatar não irá acreditar em você, mas naquele público que está te defendendo. É por isso que o público que já comprou o seu produto é muito mais importante do que aqueles que ainda irão comprar. Eles serão responsáveis por alavancar seus resultados. Portanto, dê o seu melhor para que eles consigam o que você prometeu.