Gatilho Mental da Autoridade
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25 de março de 2021A carta de vendas de 2 bilhões de dólares foi a mais extraordinária carta já escrita. Não é à toa que ela se tornou uma lenda na história do copywriting mundial.
Existem muitas cartas de vendas que ficaram famosas. Mas a que apresento aqui foi um marco. Utilizada durante 28 anos, esta carta de vendas gerou 2 bilhões de dólares em receita bruta. Um montante extraordinário.
Como você já deve saber, o fator que determina o sucesso de carta de vendas é o seu resultado financeiro. Afinal de contas, é disso que se trata o copywriting. Alavancar as vendas através da persuasão.
E o que me fez escrever sobre ela foi a genialidade do autor, Martin Conroy. Na época em que escreveu, Conroy era o vice-presidente da agência de publicidade e propaganda BBD&O. De fato, ele realmente sabia o que estava fazendo.
Antes de continuar falando, deixei o conteúdo logo a seguir:
A carta de vendas de 2 bilhões de dólares
Caro leitor:
Em uma bela tarde de final de primavera, vinte e cinco anos atrás, dois jovens se formaram na mesma faculdade. Eles eram muito parecidos, esses dois jovens. Ambos tinham sido melhores do que a média dos alunos, ambos eram apresentáveis e ambos – como os jovens formados – estavam cheios de sonhos ambiciosos para o futuro.
Recentemente, esses dois homens voltaram à faculdade para seu 25º reencontro.
Eles ainda eram muito parecidos. Ambos eram casados e felizes. Ambos tiveram três filhos. E ambos, descobriram, tinham ido trabalhar para a mesma empresa de manufatura do Meio-Oeste após a formatura e ainda estavam lá.
Mas havia uma diferença. Um dos homens era gerente de um pequeno departamento daquela empresa. O outro era seu presidente.
O que fez a diferença
Você já se perguntou, como eu, o que faz esse tipo de diferença na vida das pessoas? Nem sempre é uma inteligência, talento ou dedicação nativos. Não é que uma pessoa queira o sucesso e a outra não.
A diferença está no que cada pessoa sabe e como ela faz uso desse conhecimento.
E é por isso que estou escrevendo para você e para pessoas como você sobre o The Wall Street Journal. Esse é todo o propósito do The Journal: Dar aos seus leitores conhecimento – conhecimento que eles possam usar nos negócios.
Uma publicação diferente de qualquer outra
Veja, o The Wall Street Journal é uma publicação única. É o único diário nacional de negócios do país. A cada dia útil, ele é organizado pela maior equipe mundial de especialistas em notícias de negócios.
A cada dia útil, as páginas do The Journal incluem uma ampla gama de informações de interesse e significância para pessoas com mentalidade empresarial, não importa de onde elas venham. Não apenas ações e finanças, mas tudo e qualquer coisa em todo o mundo dos negócios em rápida mudança … O Wall Street Journal fornece todas as notícias de negócios de que você precisa – quando você precisa.
Conhecimento é poder
No momento, estou olhando a primeira página do The Journal, a primeira página mais lida da América. Ele combina todas as notícias importantes do dia com relatórios de recursos detalhados. Todas as fases das notícias de negócios são cobertas. Vejo artigos sobre nova inflação, preços de atacado, preços de automóveis, incentivos fiscais para indústrias para grandes empreendimentos em Washington e em outros lugares.
E há página após página dentro do The Journal, repleta de informações fascinantes e significativas que são úteis para você. A seção Marketplace oferece insights sobre como os consumidores estão pensando e gastando. Como as empresas competem por participação no mercado. Há cobertura diária de direito, tecnologia, mídia e marketing. Além de reportagens diárias sobre os desafios da gestão de empresas menores.
O Journal também é a melhor fonte de notícias e estatísticas sobre seu dinheiro. Na seção Dinheiro e Investimentos, há gráficos úteis, cotações de mercado fáceis de verificar, além de “A par do mercado”, “Ouvido na rua” e “Seu dinheiro é importante”, três das colunas de investimento mais influentes e lidas com atenção.
Se você nunca leu o The Wall Street Journal, não pode imaginar como ele pode ser útil para você.
Uma assinatura para economizar dinheiro
Ponha nossas declarações à prova assinando as próximas 13 semanas por apenas $ 44. Este é um dos termos de assinatura mais curtos que oferecemos – e uma maneira perfeita de se familiarizar com o The Journal.
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E aqui está a garantia do The Journal: se o The Journal não corresponder às suas expectativas, você pode cancelar este acordo a qualquer momento e receber um reembolso pela parte não entregue da sua assinatura.
Se você acha que esta é uma proposta justa e razoável, então você vai querer descobrir sem demora se o The Wall Street Journal pode fazer por você o que está fazendo por milhões de leitores. Portanto, envie o cartão de pedido anexo agora e começaremos a atendê-lo imediatamente.
Sobre aqueles dois colegas de faculdade que menciono no início desta carta: eles se formaram na faculdade juntos e juntos começaram no mundo dos negócios. Então, o que tornou sua vida nos negócios diferente?
Conhecimento. Conhecimento útil. E sua aplicação.
Um investimento em sucesso
Não posso prometer que o sucesso será imediatamente seu se você começar a ler o The Wall Street Journal. Mas posso garantir que você achará o The Journal sempre interessante, confiável e sempre útil.
P.S. É importante notar que o preço da assinatura do The Journal pode ser dedutível de impostos.
Pergunte ao seu contador.
Nota: Visto que cada palavra, cada linha foi cuidadosamente escrita, eu tomei o cuidado de colocar a tradução ao pé da letra. Sem adaptações. Meu objetivo é ser o mais fiel possível ao conteúdo.
Dissecando a carta de vendas de 2 bilhões de dólares
A carta de vendas começa com um toque de pessoalidade importante. “Caro Leitor”. Depois parte para uma boa história. Aliás, contar história é um excelente gatilho. As pessoas se envolvem facilmente.
Mas esta não é uma história qualquer. É uma história inspiradora. Que fala sobre dois homens muito parecidos. Mesmo 25 anos depois, ainda tinham algumas semelhanças.
Agora pense no perfil dos dois homens e responda: A semelhança era exclusividade apenas dos dois?
Se você respondeu que não, meus parabéns! Pois essa é a descrição do avatar do jornal na época. Uma maioria formada por homens casados, com filhos e funcionários de uma fábrica.
Isso fez com que cada um dos leitores se identificasse com os dois homens. No entanto, chega ao ponto em que isso acaba. Assim o leitor passa a se identificar com apenas um deles. Você sabe com qual deles?
Um era o gerente de um pequeno departamento. Já o outro, era o presidente da empresa. Gatilho do contraste.
São poucos que se identificariam com o presidente. Afinal de contas, a grande maioria tem cargo comum. O que leva ao gatilho curiosidade.
Se são tão parecidos, o que fez o outro se tornar presidente?
Isso chama a atenção porque o avatar quer subir de cargo. E esta é a promessa da carta de vendas. Martin Conroy criou um gancho tão forte que era praticamente impossível deixar de ler o resto da carta.
Em seguida o autor entrega a solução. O segredo do sucesso nem sempre é a inteligência, talento ou dedicação nativos. Mas sim o conhecimento que adquire e o que fazer com este conhecimento.
E onde conseguir o conhecimento?
No único jornal que oferece conhecimento para o leitor. Esta era a proposta única de valor do WSJ.
A oferta
A venda começa no ponto “Uma publicação diferente de qualquer outra”.
Em seguida, o autor tomou o cuidado de iniciar a seção chamada “Conhecimento é poder”. Nada mais sugestivo para quem quer chegar ao topo. E ali ele tem o cuidado de apresentar o “pacote”. Tudo o que o jornal entrega.
Repare que depois ele oferece uma assinatura mais curta. 13 semanas por $44. Depois vem a oferta irresistível. Um ano de assinatura por $149 com economia de $40 em relação ao preço de capa.
O valor economizado na assinatura anual praticamente paga a assinatura de 13 semanas. Ou seja, dá a percepção de que você receberá o jornal por quase 13 semanas de graça. É isso que torna a oferta mais atraente.
No parágrafo seguinte a carta fala da garantia a dizer que diz que o leitor pode cancelar a assinatura a qualquer momento. Elemento importante em qualquer carta de vendas que se preze.
A seção é finalizada com um pequeno resumo. Que faz o leitor lembrar o motivo pelo qual ele deve assinar o jornal.
Conclusão
Na primeira vez que li a carta de vendas de 2 bilhões de dólares, não havia visto nada demais. Entretanto, Li mais uma vez como um copywriter para entender a sua estrutura. Ao analisar como o avatar do jornal. Tive a oportunidade de sentir o que os leitores sentiram. Enfim, uma carta de vendas verdadeiramente extraordinária.
Definitivamente, o sucesso dela não foi à toa.
Ah, e se você quiser que eu analise uma carta em especial, basta enviar para [email protected]
2 Comments
A história prende a atenção enquanto vai se formando a idéia de comprar a assinatura do journal… fantástica estratégia !!!!
Sim, foi mesmo genial. Leio esta carta sempre que preciso contar histórias.