Gatilho Mental da Antecipação
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7 de outubro de 2023Você já teve que escrever uma copy, mas não sabia por onde começar?
Sou eu escrevendo esse artigo (rs).
Brincadeiras à parte, quem nunca? Essa dificuldade comum, que acontece com muita gente.
Escrever uma copy não é como pensam. Não se trata simplesmente de abrir um documento e começar a inserir palavras ou gatilhos mentais. As coisas não funcionam dessa maneira.
Uma copy poderosa tem uma base sólida.
E se você não preparar bem essa base, as chances de fracassar são enormes.
É como se uma pessoa tentasse cozinhar sem antes separar os ingredientes. Vai dar m***a!
Portanto, antes que você “queime a largada”, tentando escrever uma copy pelo caminho mais difícil. Eu vou te revelar uma maneira de escrever melhor e mais rápido.
São 6 perguntas para escrever uma copy poderosa.
Perguntas simples, mas quando respondidas, podem transformar sua copy em uma máquina de conversão.
Então, se você não quer escrever copies matadoras, é bom que leia até o fim. Combinado?
Pergunta 1: Quem é realmente o cliente em potencial?
Imagine que você está preparando um presente especial para alguém. Antes de embrulhar, você precisa conhecer a pessoa, seus gostos, desejos e personalidade.
Escrever uma copy funciona do mesmo modo. Você deve conhecer seu cliente em potencial.
- O que o tira o sono dele?
- O que é mais importante para ele?
- Por que ele estaria interessado em seu produto, serviço ou oferta?
A empatia é a chave aqui. Quanto melhor você conhecer seu público, mais direcionada e eficaz será sua mensagem.
Pergunta 2: Qual é o problema, necessidade ou desejo?
Em 1993, eu fui ao show do Metallica, no antigo Parque Antártica. Sim, estou ficando velho, mas minha alma continua jovem…
A falta de experiência fez com que eu aceitasse os chocolates oferecidos como brinde na entrada. Mas aquilo deu sede e eu não estava preparado. Em meio a multidão e próximo à grade, eu estava me esforçando muito para esquecer a sede e focar no show.
Música acabava, outra começava e a sede me atormentava…
Até que, finalmente apareceu um vendedor. Eu não sei como, mas ele estava ali. Com a solução para o meu problema.
Enfim, paguei 15 vezes o valor de uma água mineral. Apesar da quantidade não ser o suficiente para matar a sede, sensação foi de alívio imediato.
É a mesma sensação que o que seu público busca.
Por isso, não tenha dúvidas. Na hora de escrever sua copy, você deve pensar em 3 pontos importantes:
- Qual é o grau de importância disso para o cliente em potencial?
- É necessário direcionar a atenção do cliente em potencial para o problema, necessidade ou desejo?
- De que forma o cliente em potencial lida com esse problema, necessidade ou desejo? (E por que ele deveria fazer algo diferente?)
Pergunta 3: Quais são os recursos e benefícios?
Para comunicar, de forma clara, como seu produto tornará a vida do cliente melhor. Então você precisa saber quais são as características e benefícios que o produto oferece.
Agora, o mais importante:
- Quais provavelmente influenciarão o cliente em potencial?
- Quais são os três recursos mais importantes para o cliente em potencial?
- Quais recursos do produto o destacam da concorrência? São raros, únicos ou exclusivos?
Pergunta 4: Que histórias você pode contar?
As histórias são o elo que conecta seu público ao seu produto ou sua marca. Elas geram identificação. Humanizam seu negócio e criam uma conexão emocional. Conte histórias. Diga como tudo começou. Como o produto resolveu um problema de um cliente. As pessoas adoram ouvir histórias, e elas tornam sua copy memorável.
Você pode:
- Citar exemplos;
- Criar cenários; (Como você pode criar uma imagem nítida dos benefícios?)
- Contar histórias de clientes;
Então aproveita!
Pergunta 5: Que provas posso usar?
Seu cliente em potencial precisa acreditar que seu produto é a melhor escolha pra eles. E as provas são essenciais para isso.
Use depoimentos de clientes satisfeitos. Histórias reais de sucesso que podem influenciar positivamente a decisão de compra.
Apresente estatísticas, pesquisas e fatos que sustentem suas declarações. Os números, resultados de pesquisas ou fatos relevantes, ajudam a criar um argumento sólido.
Mostre certificações, prêmios ou elogios para apoiar suas promessas. Isso cria confiança e credibilidade.
Pergunta 6: Qual é a Chamada para Ação?
Por fim, não deixe sua copy sem uma direção clara.
A chamada para ação (CTA) é como você guia seu leitor para a próxima etapa. Seja específico e use verbos de ação. Diga a eles o que fazer em seguida. “Compre agora”, “Inscreva-se hoje”, “Faça o download” – essas são frases que orientam seu público para a ação desejada.
Conclusão
Um copywriter não precisa ser um exímio escritor. Contudo, precisa ter uma boa base antes de começar a escrever.
Quer escrever uma copy poderosa?
Então reserve um tempo para responder a essas 6 perguntas para escrever uma copy poderosa. Lembre-se de que uma copy eficaz não é apenas uma coleção de palavras. Mas sim uma mensagem convincente que leva seu público direto para à ação.
Agora, coloque tudo o que você viu aqui em prática e comece a escrever suas copies irresistíveis.
Com o tempo, você vai aprimorar suas habilidades de persuasão.
Deixe um comentário aqui embaixo. O que achou das 6 perguntas para escrever uma copy poderosa?
Quero muito saber sua opinião.