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É o tipo de pessoa que fica tão envolvida pela história a ponto de perder a noção do tempo?
Então continua comigo porque eu vou te contar uma coisa muito importante.
Uma boa história tem o poder de:
- Prender a atenção;
- Despertar a emoção;
- Influenciar o comportamento das pessoas.
O conto do menino e o lobo, por exemplo, reforça o que estou dizendo e me faz lembrar que….
Quando eu era criança, adorava assustar minha avó.
Subi na enorme mangueira que havia em nosso quintal e fingia que estava caindo.
Tadinha, ela veio correndo desesperada!
Ficou aliviada por ver que eu estava em segurança, mas muito brava com o que eu fiz.
Ela poderia me bater, me deixar de castigo, mas não…
Preferiu me contar essa história.
Falou que o menino gritava por socorro e ria quando as pessoas chegavam.
Fazia isso repetidas vezes.
Realmente ele adorava essa a brincadeira.
Mas quando o lobo apareceu de verdade, ninguém acreditou nos gritos de socorro.
Por fim, ele acabou sofrendo as consequências.
No mesmo momento, pedi desculpas e disse que jamais faria isso novamente.
Foi uma história poderosa, com impacto imediato.
E sabe o que é melhor?
Você pode usar esse mesmo poder para vender mais.
Sim, é isso mesmo que estou afirmando…
Conheça agora uma das técnicas de persuasão mais poderosas:
O Gatilho Mental da História.
O que é o Gatilho Mental da História?
O Gatilho Mental da História é uma técnica muito poderosa de persuasão. Consiste em usar histórias para transmitir uma mensagem, criar uma conexão emocional e gerar uma reação no seu público.
Contar histórias é uma forma muito eficiente de comunicação, que existe desde os tempos das cavernas.
Serve para entreter, educar, inspirar e influenciar as pessoas.
Além disso, as histórias nos permite compartilhar experiências, valores, crenças e emoções.
Quando você conta uma história, você ilustra conceitos abstratos. Portanto, facilita a compreensão dos pontos-chave da sua mensagem.
Por que o Gatilho Mental da História é tão poderoso?
Vou te dar 3 razões:
1 – Atenção
As histórias capturam a atenção das pessoas.
Elas envolvem o leitor, criam curiosidade e mantêm o interesse do início ao fim.
Quer garantir que sua mensagem seja entregue?
Conte histórias!
2 – Conexão emocional
As histórias têm o poder de despertar emoções.
Ao contar uma história relevante e envolvente, você cria uma conexão emocional com o leitor.
Isso aumenta a empatia e a identificação.
O que faz se sentir mais próximo de você, gerando maior confiança e facilitando a decisão de seguir a sua recomendação.
Quer criar uma base de clientes engajados?
Conte histórias!
3 – Memorabilidade
As histórias são mais fáceis de lembrar do que informações isoladas.
Ao apresentar sua mensagem por meio de uma história. Você aumenta a probabilidade de que ela seja lembrada e relembrada pelo leitor, mesmo após algum tempo.
Quer ser lembrado?
Conte histórias!
Por que o Gatilho Mental da História é importante nos negócios?
Além dos motivos acima…
Além de ajudar a se diferenciar no mercado.
Uma história cria um clima de confiança, credibilidade e autoridade.
Pois mostra que você não é apenas um vendedor. Mas alguém entende o problema, a dor ou o desejo do seu potencial cliente. Alguém que tem a solução ideal para ele.
Portanto, se você quer vender mais, então não deixe de usar o Gatilho Mental da História.
Você vai ver como os seus resultados vão melhorar!
Como funciona o Gatilho Mental da História?
Em primeiro lugar, saiba que fiz a lição de casa.
Embora não seja um neurocientista, fiz um trabalho aprofundado de pesquisa.
Desse modo, parte das informações que vou te revelar agora não são afirmações minhas. Mas sim do especialista David JP Phillips em um episódio do TEDx Talks.
Dito isso…
As histórias têm capacidade de produzir alguns produtos químicos e hormônios no cérebro humano.
Juntos, se tornam um coquetel poderoso para cativar o seu público e deixá-los prontos para a ação.
São eles:
Dopamina
O preferido de todos.
Dopamina é hormônio associado à recompensa, ao prazer e a satisfação.
Se você busca coisas que te dão prazer, a dopamina é o motivo.
Ela também ativa o sistema de aprendizado do nosso cérebro. Favorecendo o foco, a memória e a motivação.
Como estimular a produção de dopamina?
- Faça perguntas interessantes;
- Crie uma declaração cheia de suspense;
- Exponha o personagem ao limite;
- Adicione reviravolta na história.
Cortisol
O cortisol é um hormônio associado ao estresse.
Ele é liberado pelo nosso corpo quando estamos estressados ou assustados. Fornecendo energia extra para lidar com a situação estressante.
Presta bem a atenção aqui…
O aumento do cortisol no cérebro pode aumentar a vigilância e a atenção.
Quer estimular a produção de cortisol?
Adicione perigo ou intensidade na sua história. Algumas frases que realmente destaquem as lutas enfrentadas na história vão ajudar muito.
Mas cuidado!
O excesso de cortisol pode deixar seu potencial cliente desconfortável.
Ocitocina
A ocitocina é um hormônio associada ao amor ou ao apego.
Ele desempenha um papel importante em relacionamentos sociais e afetivos.
A oxitocina é a chave para evocar empatia em seu público. A mesma empatia que ajudará seu público a confiar mais em você e aumentar a generosidade.
Conte histórias que tocam o coração e fazem seu público se sentir mais humano.
Ser vulnerável e honesto em suas histórias será um fator importante para desencadear a oxitocina.
Endorfina
Endorfina é o hormônio da felicidade!
Também nos ajuda a sentir menos dor.
Ela é liberada quando fazemos algo que nos deixam felizes. Coisas como praticar esportes, rir ou comer algo gostoso.
Contar histórias engraçadas e anedotas bobas pode ajudar a deixar seu público à vontade. Também vai torná-los mais receptivos.
Quer estimular a produção de endorfina?
Inclua um momento:
- Engraçado;
- Feliz;
- Embaraçoso;
- Algo um pouco inesperado;
Conclusão
O gatilho mental da história é uma ferramenta poderosa para persuadir.
Indispensável para quem quer vender de verdade.
Além de se basear na capacidade de usar narrativas para transmitir uma mensagem, um valor ou uma solução para o público…
Uma boa história aumenta a circulação de alguns hormônios no cérebro. Criando assim, um ambiente propício para encantar o seu público e fazê-los agir.
Lembre-se sempre de usar o gatilho mental da história de forma natural e ética.
Apesar das histórias serem poderosas…
Pode perder a força se perceberem que você não está sendo verdadeiro.
Antes de encerrar, neste post você vai entender melhor o que são gatilhos mentais. Além disso, vai encontrar outros gatilhos para deixar suas copies ainda mais persuasivas.