Vilão: A importância do antagonista nas narrativas
17 de junho de 2023Revisão e edição da Copy: Dicas práticas
1 de julho de 2023O gatilho mental da especificidade está entre os gatilhos mentais mais utilizados e mais poderosos na persuasão. Descubra agora como ele pode deixar suas comunicações mais eficazes e alavancar seus resultados.
Qual título você acha que tem mais força?
“Como emagrecer em 2 meses” ou “Como perder 10 Kg em até 8 semanas“?
Eu posso arriscar que você vai escolher a segunda opção.
Sabe por quê?
É simples! Informações concretas têm muito mais força e credibilidade do que informações vagas.
Ao colocar os exemplos acima, procurei inserir informações mais vívidas para que sua mente pudesse visualizar melhor o resultado.
Ou seja, eu utilizei o gatilho mental da especificidade.
Você quer conhecer agora os segredos do gatilho mental da especificidade? Quer saber como você pode utilizá-lo para influenciar de forma mais efetiva para impulsionar seus resultados?
Então leia o post até o final porque eu vou te contar a partir de agora.
O que é o gatilho mental da especificidade?
O gatilho mental da especificidade é uma técnica simples e poderosa de persuasão.
Ela se baseia no princípio de que uma pessoa tende a confiar mais na informação fornecida quando recebe detalhes específicos.
Quando apresentamos exemplos concretos, números e dados precisos, estamos fornecendo evidências tangíveis que aumentam a credibilidade e a confiança do público-alvo.
A especificidade cria uma sensação de autenticidade e transparência, fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras ao tomar decisões.
Portanto, ao aplicar esse gatilho em suas copies, você criará uma base sólida para a persuasão. O que, certamente, vai aumentar as chances do seu público alvo tomar a ação desejada.
Será que o gatilho mental da especificidade funciona mesmo?
Bom, esse gatilho pode aumentar a sua credibilidade em até 34,8%.
Ok, Rodrigo, mas como você sabe disso?
Um estudo com 108 universitários investigou o impacto das informações específicas.
Foi criado um julgamento simulado para decidir se uma mãe deveria ter a guarda do seu filho de 7 anos.
Dois grupos jurados receberam informações do julgamento onde haviam 8 argumentos em favor da mãe e 8 argumentos contra.
Embora os argumentos fossem os mesmos, um grupo de jurados recebeu uma versão dos argumentos em favor da mãe com detalhes mais vívidos do que o outro grupo.
Enquanto uma versão dizia que a mãe conferia se o filho escovava os dentes antes de dormir. A outra versão adicionava mais detalhes, dizendo que o filho usava a escova de dentes infantil na forma do Dart Vader, personagem do filme Guerra nas Estrelas.
Como resultado, o índice de votos favoráveis a mãe subiu de 43%, quando os argumentos não eram tão detalhados, para 58% ao receber uma dose a mais de especificidade.
Como aplicar o Gatilho Mental da Especificidade?
Bom, há duas maneiras de você fazer isso:
1 – Relatando experiências
Ao falar das dores reais do seu avatar, fornecendo detalhes específicos, você criará uma imagem mais vívida na mente dele. O que, com toda certeza, fará com que ele sinta algo e se identifique com você, criando uma forte conexão emocional.
Por exemplo: uma mãe poderia dizer que “a vida como mãe de um recém-nascido não é fácil“…
… ou fazer um relato, como no texto abaixo:
“Como mãe de um recém-nascido, a minha vida tem sido uma verdadeira montanha-russa emocional. Passo noites em claro, com o choro incessante do meu bebê ecoando pelos corredores da casa. A falta de sono está afetando profundamente minha saúde física e mental. Já perdi a conta das vezes em que me pego sonhando com uma noite tranquila de sono, mas a realidade é que sou acordada a cada duas horas para alimentar ou acalmar meu pequeno. Essa privação de sono constante me deixa exausta, irritada e até mesmo duvidando da minha capacidade de ser uma boa mãe.”
Qual você acha que tem mais impacto emocional?
Pois é, quando você sabe exatamente quem é o seu Avatar e fala com ele diretamente, sem ser vago, você facilita a identificação dele em relação a você.
2 – Comunicando valores, listas ou números
Sempre que possível, use números específicos ao comunicar valores, listas ou números. Além da percepção de credibilidade e precisão, você facilitará a compreensão e tornará a mensagem mais impactante.
Por exemplo:
Ao falar de resultados esperados ou alcançados, descreva os resultados de forma clara e objetiva.
Em vez de dizer “você terá lucro com essas ações até o fim do ano“, você pode dizer “essas ações têm um potencial de lucro de 98,3% até o fim do ano“.
Ao descrever os benefícios de um produto ou serviço, forneça detalhes específicos sobre como ele resolve problemas, economiza tempo ou dinheiro.
Em vez de dizer “você terá uma vida melhor ao emagrecer“, você pode fornecer uma lista específica, como “você vai: reduzir o risco de doenças; voltar a usar as roupas que gosta e não cabem mais; se sentir bem ao olhar no espelho; sorrir de alegria nas fotos; deixar de sentir vergonha ao comprar roupas e receber elogios“.
Ao falar de números, procure apresentar exatamente como eles são.
Em vez de dizer “temos mais de 2.500 clientes“, você pode dizer “ajudamos 2.497 pessoas a emagrecerem de forma saudável e definitiva“.
Alerta para não acabar com sua copy e sua reputação
Evite exageros
Números em excesso podem causar confusão e desinteresse no seu público.
Quando apresentados em quantidade excessiva, os números podem sobrecarregar a capacidade de processamento cognitivo das pessoas, tornando a mensagem difícil de ser compreendida e assimilada.
Além disso, um excesso de números pode fazer com que a mensagem pareça técnica demais ou voltada apenas para especialistas, afastando aqueles que não possuem conhecimentos aprofundados sobre o assunto.
Encontre um equilíbrio ao utilizar números, priorizando a relevância, clareza e impacto, para que a mensagem seja facilmente compreendida e mantenha o interesse do seu público.
Seja honesto
É importante agir com ética e responsabilidade ao utilizar números na persuasão.
Manipular informações com números enganosos, além de e antiético é desonesto. Pior, se o seu público perceber isso, você perderá totalmente a credibilidade e terá dificuldade em conquistá-la novamente.
Portanto, mantenha-se fiel à verdade e à integridade ao aplicar o gatilho mental da especificidade.
Lembre-se de usar estatísticas e depoimentos para embasar suas afirmações e gerar confiança nos potenciais compradores.
Resumindo…
O gatilho mental da especificidade é uma técnica poderosa que vai aumentar significativamente sua habilidade persuasiva.
Ao usar detalhes específicos e concretos, você fornece provas tangíveis e desperta o interesse do seu público-alvo.
Lembre-se de adaptar a aplicação desse gatilho aos diferentes contextos e sempre embasar suas afirmações com dados reais e relevantes.
Experimente incorporar o gatilho da especificidade em suas estratégias de persuasão e observe como ele pode transformar seus resultados de forma impressionante.
Você tem dificuldade para aplicar o gatilho da especificidade em suas comunicações?
Comente aqui embaixo: