Gatilho Mental da Urgência
19 de dezembro de 2021Mas o que isto significa?
30 de outubro de 2022“Você nunca vai ganhar fama e fortuna a menos que invente grandes ideias. É preciso uma Big Idea para atrair a atenção dos consumidores e levá-los a comprar o seu produto. A menos que sua publicidade contenha uma grande ideia, ela passará como um navio durante a noite. ” David Ogilvy
Não é de hoje que eu estudo a Big Idea. Para falar a verdade, isso vem desde o começo, quando eu decidi que iria me tornar um copywriter.
A primveira vez que ouvi falar do termo, foi lendo o livro “Confissões de um Publicitário” de David Ogilvy.
Além de ser um dos maiores publicitários que já pisou neste mundo, Ogilvy também era grande entusiasta da Big Idea.
Segundo Ogilvy, “A menos que uma campanha seja criada em torno de uma GRANDE IDEIA, ela fracassará”.
Esta frase foi o suficiente para ficar na minha cabeça. Para que imediatamente começasse a estudar o assunto.
Queria saber se era algo realmente relevante para escrever uma copy.
Para ser franco, a Big Idea é um dos elementos mais importantes do copywriting se não for o mais importante.
Ela está por trás das copies de sucessos, as que deram mais resultados.
Mas afinal…
O que é Big Idea
De uma forma simples, Big Idea é a ideia por trás da sua copy ou de uma campanha de marketing.
É o elemento que determinar o rumo de suas campanhas. Que vai atrair a atenção dos consumidores e levá-los a comprar o seu produto.
Quando você tem uma big idea poderosa, seus títulos, subtítulos e até mesmo sua frase de abertura ficam mais fáceis de escrever.
Para David Ogilvy, “uma grande ideia é uma ideia que é instantaneamente compreendida como importante, emocionante e benéfica. Isso também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto”.
Uma Big Idea é simples
Ou melhor, uma big idea é algo simples o suficiente para ser instataneamente compreendida e levar a uma única conclusão.
Não há ambiguidade, não há complexidade… nada. É assim que uma ideia deve ser.
É por isso que eu costumo dizer que uma big ideia é como uma piada, se tiver que explicar, ela não é boa.
Uma Big Idea é importante
A sua grande ideia precisa ser importante. Precisa ter relevância para o seu público senão ele irá ignorar.
Repito, tem que ser importante para seu público e não para você. Então seja o cliente, pense como ele, use o produto se for preciso.
Isso me lembra o filme “Do que as mulheres gostam” com Mel Gibson. Onde ele é um publicitário machista que é obrigado a viver um novo desafio ao trabalhar em anúncios voltados para o público feminino.
Ele aprende a ouvi-las e começa a perceber o que é importante para elas. O que trás muito mais resultado para o seu trabalho.
Uma Big Idea é emocionante
Como diria Blaise Pascal, “coração razões que a própria razão desconhece”
Não é de hoje que repito que todas as nossas decisões são tomadas na região emocional do cérebro.
Por mais que você tente avaliar racionalmente suas escolhas, o lado emocional é o que mais vai pesar nas suas escolhas.
O máximo que o cérebro racional faz é encontrar razões para justificar suas escolhas.
É por isso que uma big idea deve despertar emoções específicas.
No caso, medo ou ganância. Emoções forte o suficiente para convencer o insconsciente de que o cliente precisa daquele produto.
Uma Big Idea é benéfica
A principal pergunta que as pessoas farão é: O que eu ganho ao escolher esse produto?
E sua big idea deve responder essa pergunta.
Caso você queira poupar tempo (olha o benefício aí), recomendo que leia sobre Proposta Única de Venda.
Certamente vai te ajudar a criar uma big idea matadora.
Uma Big Idea é única
Nós damos muito mais valor às coisas únicas, exclusivas.
Não adianta dizer que seu sabonete tem ¼ de creme hidratante ou algo parecido, isso vai fazer o público lembrar de outra marca.
Eu certambente criaria algo do tipo “sua pele macia e perfumada por muito mais tempo”. Mas antes de tornar essa ideia realidade, pesquisaria para ver se ninguém falou algo parecido.
Uma Big Idea é Intrigante
A curiosidade compõe a lista dos gatilhos mentais mais fortes que existem.
Quando você cria algo que gera curiosidade, não importa o que aconteça, o seu público irá querer saber do que se trata.
É por isso que ideias contraintuitivas, que vão contra o senso comum, chamam muito mais atenção.
Muita gente vende produto de emagrecimento focado em algum tipo de restrição alimentar, exercícios físicos, ou os dois juntos.
Se você criar uma big idea do tipo “Como perdi 15 Kg em sem dieta ou exercícios físicos”, por exemplo, isso vai gerar uma tremenda curiosidade e as pessoas vão querer saber o que te fez emagrecer.
O que uma Big Idea NÃO é
Lembre-se que uma grande ideia não é um anúncio, mas é onde o anúncio começa. Depois de descobrir a ideia, é só uma questão de como dizê-la para o seu público.
Como criar Big Ideas?
Existem técnicas, existem fórmulas, mas o primeiro passo para crar uma big idea é encher a cabeça com informações a respeito do produto, da marca, do problema que ele resolve, do público.
Enfim, é preciso uma pesquisa bem aprofundada e cuidadosa para que você possa começar a pensar na big idea.
Dê um tempo para seu cérebro processar todas essas informações. De preferência, vá fazer outras adividades enquanto isso acontece.
Neste meio tempo, pode ser que você tenha algumas ideias espontâneas. Anote-as.
No meu dia-a-dia, depois de algum período de “encubação mental”, eu sento no meu escritório e começo a escrever mais ideias. Sem julgamento ou medo de parecer ridículo. Deixo o cérebro trabalhar livremente.
Cada uma das ideias escritas pode ser um diamante bruto precisando apenas de lapidação.
Se, no seu trabalho, você tiver um parceiro ou mais pessoas para fazer um “brainstorming”, será ótimo. Trabalho em equipe sempre funciona melhor.