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17 de fevereiro de 2021Muito explorado no copywriting, o gatilho mental da novidade gera ansiedade e leva as pessoas a agirem por impulso. Entretanto, lembre-se de usá-lo com responsabilidade.
Lembro quando eu e meus irmãos éramos crianças. Minha mãe chegava da rua e dizia “tenho uma novidade”. Imediatamente parávamos o que estávamos fazendo para saber que novidade é esta.
Ela costumava trazer doces ou comidas diferentes e até mesmo algum outro presentinho fora de época. O fato é que, antes de criarmos expectativas do que poderia ser, já estávamos posicionados de frente para ela.
Por que o gatilho mental da novidade tem um poderoso efeito sobre as pessoas?
Bom, de acordo com estudos, o quando somos expostos a uma novidade, há um aumento na liberação de dopamina no cérebro. A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
Para simplificar, a novidade é um estímulo que ativa o sistema de recompensas do cérebro. Resultado da expectativa inconsciente de encontrar algo benéfico. É exatamente por isso que as pessoas agem por impulso.
Qual ser humano não fica ansioso por encontrar o(a) namorado(a) novo(a)?
Gatilho Mental da Novidade como estratégia de marketing
Sabendo do poder deste gatilho, muita empresa tem trabalhado em novos produtos e nas atualizações de produtos existentes. Um exemplo clássico disso é a Apple, que tem uma linha enxuta de produtos, mas com atualizações anuais.
Muito antes da Apple lançar o iPod. A Nintendo já causava esse efeito no público com seus jogos de vídeo game. Não é à toa que as pessoas faziam filas no Japão sempre que a gigante dos games lançava um novo jogo.
A indústria do cinema também não fica para trás. Mesmo os filmes com roteiro não muito bons tiveram ótimos resultados devido a constante evolução dos efeitos especiais.
Aplicação do gatilho mental da novidade em infoprodutos
Este gatilho traz ótimos resultados na venda de infoprodutos. Melhor ainda para os recorrentes. Que possui assinatura periódica. É por isso que infoprodutores estão explorando cada vez mais este gatilho.
Digamos que você compre um infoproduto. Depois de um ano, você perderá o acesso. Se você conseguiu absorve-lo, ótimo. Não precisará adquirir no ano seguinte.
Entretanto, se o infoproduto passar por atualizações periódicas, é bem provável que você compre novamente. Principalmente se estiver tendo resultados com ele.
O Érico Rocha, por exemplo, sabe que busca por melhorias deve ser constante. Por isso construiu um grupo extremamente forte. Um mastermind onde estão sempre testando novas ideias.
Todas aquelas que dão resultados consideráveis, passam a integrar seus produtos. A começar pelo Insider, um produto de assinatura anual cujo ticket é de R$ 40 mil. Tem batido recordes seguidos de vendas.
Um ponto importante
Mesmo uma pequena atualização pode ser o suficiente para ativar o gatilho mental da novidade. É o caso dos smartphones. Às vezes muda uma ou duas coisas no aparelho, mas mesmo assim as pessoas fazem questão de adquirir o novo modelo.