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21 de fevereiro de 2021Descubra os 6 tipos jornadas para você contar a sua história de uma forma envolvente e memorável para impactar, inspirar e se conectar à sua audiência.
Quando você ouve falar em storytelling, normalmente ouve falar em jornada do herói. Uma estrutura baseada em um padrão narrativo que consiste em etapas que o protagonista atravessa ao longo de sua história.
Um herói solitário que está tentando se encontrar. Uma viagem repentina e inesperada, prometendo aventura e perigo. Um teste de caráter, força e habilidade. Uma batalha final que testa a determinação do herói. Um retorno triunfante para casa.
Narrativas como a do Rei Leão, Star Wars entre outras seguem muito bem essa estrutura. Aqui eu falo muito mais sobre a jornada do herói.
O fato é que esta estrutura é poderosa, conhecida, mas não a única. Foi por isso que eu resolvi falar das 6 estruturas de narrativas para você contar a sua história. Então vamos em frente…
#1 – Jornada do Herói
Eu iria começar dizendo que esta estrutura foi criada por Joseph Campbell, mas seria um erro. Pior, tenho um post no Instagram falando exatamente isso.
Na verdade, Campbell revela em seu livro “Herói de Mil Faces”, o modelo de narrativa que ele identificou em seu estudo sobre os mitos mundiais do herói. Campbell descobriu que todos eles, basicamente, são a mesma história, contada e recontada infinitas vezes, em infinitas variações.
A estrutura da jornada do herói:
- Vida normal até que surge o Chamado para a Aventura;
- Recusa/Resistência ao chamado;
- Encontra o mentor e aceita a Missão;
- Enfrenta diversos problemas e obstáculos;
- Prepara-se para uma grande mudança;
- Supera os Desafios;
- Com sucesso, retorna a vida normal inspirando os demais
Obs: Essa é a estrutura apresentada por Donald Miller no livro “StoryBrand“.
#2 – Jornada do Idiota
Em primeiro lugar, não pense na jornada do idiota como um insulto.
É muito difícil nós termos êxito em algum projeto de primeira. Isso faz parte do jogo da vida. É como uma criança que está aprendendo a andar. Inicialmente ela cai todas as vezes que tenta dar um passo. Mas segue repetindo as tentativas até o momento em que se levanta e não cai mais.
É exatamente disso que se trata a jornada do idiota. É uma forma de contar sua história do ponto de vista dos erros. Com isso, você não só irá se conectar ao avatar, como também vai inspirá-lo a lutar por seus sonhos.
Você diz que conseguiu determinado objetivo. Afirma que ele também pode alcançar. Mas revela os erros que cometeu na sua jornada.
A estrutura da jornada do idiota:
- Comece antes com a sua luta e dificuldades;
- Lembre-se de como era no início, antes de você saber o que você sabe;
- Seja autêntico! Não tenha medo em contar suas histórias e mostrar seus erros;
- Incentive os outros a fazerem mais e melhor;
- Mas nem sempre foi assim…
#3 – Jornada do Fracasso à Fama
Este é parecido com a jornada do Idiota e com a jornada do herói por acidente, que você vai encontrar no item 4.
Você conta que tinha um problema específico. Descobriu como resolve-lo. O que mudou sua vida, mesmo sendo uma pessoa comum. A partir daí passou a ajudar as outras pessoas.
A estrutura do fracasso a fama:
- Você tinha um problema específico;
- Talvez até não era assim antes, mas algo no caminho aconteceu;
- Você fez uma descoberta!
- Essa descoberta revolucionou sua vida mesmo você sendo uma pessoa comum;
- E agora você resolveu compartilhar como os outros também podem sair do fracasso e ir para a fama.
#4 – Jornada do Herói Por Acidente
Não sei se você sabe, mas eu tive o primeiro iPhone. Adquiri logo que lançou. Um dos proprietários na empresa em que eu trabalhava mora em Miami e trouxe para mim.
Naquela época o aparelho era bloqueado, não havia formas de funcionar no Brasil. Ansioso para usar, tentei usar o aparelho, mas não conseguia passar da tela inicial. Afinal, tinha que ter um chip ativado da AT&T para isso. Depois de muitas tentativas, saiu o Jailbreak, que me permitiu acessar o sistema e logo depois consegui fazer o desbloqueio.
O fato de trabalhar na Santa Efigênia em São Paulo me transformou me uma vitrine ambulante. Algumas pessoas me perguntavam sobre o desbloqueio. Foi então que comecei a desbloquear vários aparelhos.
As pessoas que eu ajudei me indicaram para outras pessoas. Até os proprietários de lojas de galerias me procuravam para desbloquear os aparelhos. Em questão de uma ou duas semanas, eu já estava famoso e ganhando muito dinheiro com isso.
Essa é uma história real que resume a jornada do herói por acidente. Você ajuda algumas pessoas a resolverem seus problemas. Logo depois elas espalham a notícia de que você é a pessoa certa.
A estrutura do herói por acidente:
- Você tinha um problema e descobriu como resolvê-lo;
- Ajudou alguns amigos e esses espalharam a mensagem;
- Quando você viu muitas pessoas começaram a pedir sua ajuda e as coisas começaram a sair do controle;
- Você é só uma pessoa comum como elas, apresentando seus defeitos.
#5 – Inimigo Comum
Para motivar sua equipe na Apple, Steve Jobs colocou a IBM como a grande inimiga. Pior, fez um vídeo de 60 segundos em que coloca a IBM como inimiga da liberdade. Para isso, usa o Grande Irmão (figura do famoso livro de George Orwell, o 1984).
Nesta jornada, você revela que você e o seu público tem um inimigo em comum. Uma força opressora que vai causar danos graves se não fizer nada. É neste momento que você aponta para ele e convence as pessoas a abraçarem a sua causa.
A estrutura do inimigo comum:
- Se você não é um dos nossos, então você está contra nós;
- Os segredos que “eles” não querem que você saiba;
- Não é sua culpa (mesmo que talvez seja!);
- Você claramente não é um deles.
Saiba mais sobre o inimigo comum neste post.
#6 – Nós somos parecidos
Neste formato você revela que é parecido com seu avatar. Ambos possuem os mesmos sonhos, medos e desejos.
A estrutura de nós somos parecidos:
- Eu sou bastante parecido com você (eu entendo você);
- Temos os mesmos sonhos, aspirações, medos e frustrações;
- Como eu encontrei a solução;
- Como ou porque você decidiu compartilhar a solução com os outros.