Palavras de Transição para SEO: Melhore a leitura e o engajamento do seu conteúdo
10 de junho de 2024O Gatilho Mental do Porque: A chave para aumentar suas vendas
25 de junho de 2024Está sem ideias para criar títulos ou seus títulos não são bons o suficiente?
Então é melhor ler o post até o final porque isso não dá para deixar passar.
Afinal de contas, um título é uma das partes mais importantes de qualquer campanha de marketing. A porta de entrada para seus anúncios, posts, e-mails e tudo mais que você criar.
E, exatamente por isso, resolvi mostrar para você 5 técnicas simples, mas poderosas para criar títulos criativos.
1 – Palavras Opostas
Utilizar palavras opostas em seus títulos cria um contraste interessante que chama a atenção do público com toda sutileza. Além disso, ajuda a destacar as vantagens do seu produto ou serviço de forma atraente e inesperada.
Exemplos:
- Inseticida SBP: “Bom para sua família, ruim para os insetos”
- Sabonete anti pulgas: “Amigo dos pets, inimigo das pulgas”
- Curso de Copywriting: “A promessa é velha, mas o anúncio é novo“
- Revista Veja: “Você bate papo ou apanha?”
- Revista Veja: “Histórias muito mal contadas em reportagens muito bem escritas.”
2 – Lógica Inversa
A lógica inversa subverte as expectativas do leitor, criando um efeito surpresa que gera curiosidade. Essa técnica é perfeita para provocar reflexão e interesse.
Exemplos:
- Anúncio de viagem: “Ensine seus filhos a navegar fora da Internet”
- Preservativos: “A Jontex tem o prazer de comunicar que a família aumentou”
- Universidade: “Estude muito. Quem sabe você não tira um zero”
3 – Associações
Associações conectam ideias diferentes de uma maneira que faz sentido, trazendo familiaridade e clareza. Elas ajudam a transmitir a mensagem de forma direta e memorável.
Exemplos:
- Seguro: “Nosso seguro é como um abraço de mãe: protege sempre”
- Jornal: “A função do jornal é a mesma do seu café pela manhã: Fazer com que você abra os olhos.”
4 – Usando jargões
Usar jargões ou expressões populares faz seu título ressoar com o público-alvo, criando uma sensação de proximidade e entendimento. É uma técnica que adiciona personalidade e relevância ao seu anúncio.
Exemplos:
- Whisky: “Chega de dar dor de cabeça ao seu pai. Dê Teachers.”
- Emagrecimento: “Pare de empurrar com a barriga e comece a perder peso agora mesmo.”
- Seguro: “Nem o papa deixa tudo nas mãos de Deus”
5 – Uma palavra com duplo sentido
Jogos de palavras com duplo sentido é uma maneira inteligente de prender a atenção. Eles tornam o título mais interessante e estimulam a curiosidade do leitor.
Exemplos:
- Carro: “Se alguém ficar apertado num Doblô, para o carro que é vontade de fazer xixi”
- Dedetizadora: “É claro que existem empresas mais baratas. Mas é isso que você quer, mais baratas?”
- Anúncio Institucional: “A rua é pública. Não é privada.”
Conclusão
Escrever um bom título não é fácil, especialmente se você está apenas começando. Mas não se preocupe! A prática leva à perfeição, e quanto mais você exercitar essas técnicas, melhor ficará.
Lembre-se, transformar títulos comuns em verdadeiros ímãs de cliques está mais na prática constante do que nas técnicas em si. Então, mãos à obra! Tenho certeza de que logo você estará arrasando nos seus títulos.
Agora, o que achou dessas técnicas? Deixe seu comentário aqui embaixo – vou adorar saber a sua opinião!