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27 de maio de 2024Você já escolheu o seu nicho?
Essa pode ser uma das decisões mais desafiadoras na sua jornada como copywriter.
São tantas as opções… são tão atraentes…
Mas não se engane, todos os nichos possuem seus prós e contras.
E a abundância de opções te leva a mais um problema, o paradoxo da escolha, ou seja, quanto mais opções, maior é a chance de você adiar essa decisão.
Aí você se pergunta:
Preciso mesmo escolher um nicho? Qual deles é o melhor? Qual dá dinheiro?
Foi para responder a essas perguntas que decidi escrever este post.
Então continua comigo se quiser acabar com suas dúvidas.
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um segmento de mercado. Um grupo específico com características, preferências ou necessidades semelhantes.
Olhe para o mercado de fitness, por exemplo, é um mercado amplo que abrange vários tipos de produtos e serviços relacionados a atividade física.
Um nicho de mercado dentro desse setor poderia ser o de “yoga para gestantes”, atividade focada em ajudar mulheres a se prepararem para um parto mais tranquilo.
E por que são importantes?
Porque um negócio não precisa tentar atingir o mercado como um todo. Ele pode apenas atender às necessidades específicas de um grupo-alvo.
Isso ajuda a ter uma comunicação mais eficaz, produtos mais direcionados e uma conexão mais forte com os clientes.
Além disso, os nichos de mercado muitas vezes têm menos concorrência direta, ou seja, pode oferecer oportunidades de crescimento e lucratividade para empresas e empreendedores.
O copywriter precisa mesmo escolher seu nicho?
A resposta é sim, escolher um nicho é importante. Ele te dá um rumo, uma direção para seguir.
É o primeiro passo não só para se tornar um bom copywriter, mas também para ser muito bem pago por isso.
Ao escolher um nicho específico, o copywriter tem a chance de se tornar um especialista naquele tema. Conhecer as dores, desejos e dúvidas do seu público permite criar conteúdo mais relevante e persuasivo.
Para te ajudar na escolha (ou não), resolvi listar 5 nichos lucrativos.
5 nichos lucrativos para copywriters
Saúde e bem-estar
Desde a pandemia, casos como stress, crise de ansiedade, solidão e burnout têm aumentado muito.
Foi o suficiente para conscientizar o público sobre a importância da saúde mental e bem-estar emocional.
Isso acabou gerando uma demanda crescente por soluções relacionadas a esses temas. Não só no tratamento, mas também na prevenção.
Não é à toa que atividades como ioga, meditação, pilates, por exemplo, estão em alta.
Segundo o Global Wellness Institute (GWI), este é um nicho que tem movimentado bilhões de dólares.
Tecnologia e inovação
Taí uma área que aumentou a demanda pelo nicho de saúde e bem-estar.
Brincadeiras à parte…
O nicho de Tecnologia e Inovação é um campo dinâmico e em constante evolução. Envolve desenvolvimento, programação, segurança cibernética, suporte e muito mais. Ela oferece muitas oportunidades para copywriters que desejam se especializar nessa área. E digo mais.
Com a popularização da inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, as oportunidades também deram um grande salto. Pois o que você mais vê por aí, são experts falando de IA.
Finanças pessoais e construção de riqueza
Finanças pessoais e construção de riqueza são temas que sempre despertam interesse do público.
Afinal de contas, quem não quer ter uma vida financeira estável e próspera?
A gestão inteligente do dinheiro, o investimento adequado e a criação de um plano financeiro sólido são preocupações constantes.
E este é um nicho que você pode olhar com muito carinho se gosta de falar de finanças.
Moda e beleza
Na verdade, são dois nichos, mas que caminham juntos.
Moda e beleza despertam interesse em pessoas de todas as idades e estilos diferentes.
Ela se alimenta da necessidade que o indivíduo tem de sentir-se bem consigo mesmo. Do desejo de expressar sua personalidade através do estilo pessoal e cuidados com a aparência.
Por movimentar bilhões todos os anos e por estar em constante evolução, considere estes nichos. Pois eles representam uma ótima oportunidade para fazer dinheiro.
Coaching
Este campo é centrado no desenvolvimento pessoal no profissional.
Tem a missão de ajudar pessoas a identificar e alcançar seus objetivos, superar desafios e maximizar seu potencial.
É mais um nicho muito popular e com uma demanda crescente de pessoas que buscam a realização.
Outra oportunidade lucrativa para copywriters que desejam fazer a diferença.
Como escolher o nicho certo
Não tem segredo.
Escolha aquele que mais te agrada e que você trabalharia pelo resto da vida, pois tem grande chance de acerto.
Caso faça a escolha errada e não goste do nicho, tudo bem, siga para o próximo nicho.
Apesar de ter revelado os 5 nichos lucrativos para copywriters, não significa que você tem que escolher um deles.
Faça uma pesquisa mais aprofundada porque eu que tenho certeza que você vai achar algo que te agrade.
O mais importante é estar satisfeito consigo mesmo.