Um empreendedor deve aprender copywriting ou deve contratar um copywriter profissional?
5 de outubro de 2020Como manter o leitor preso ao seu conteúdo
8 de dezembro de 2020Vender qualquer coisa para qualquer pessoa é bom demais para ser verdade. Esta é uma promessa muito forte e imagino que você já deve ter visto alguma coisa parecida com ela. Mas será que esta promessa é verdadeira?
Bom, é isso que vou abordar e vou fazer uma breve análise para avaliar se esta promessa tem fundamento. Afinal de contas, até eu quero vender qualquer coisa para qualquer pessoa.
Esta promessa me lembra a analogia “vender gelo para esquimó”, normalmente usada para definir um excelente vendedor.
Você, eu ou qualquer outra normalmente compramos produtos para ajudar a alcançar algum objetivo específico. Seja por necessidade ou por desejo que carregamos dentro de nós. Dessa forma, um esquimó só compraria gelo de você se estivesse sob o sol de 40° do Rio de Janeiro.
Os próprios imortais do marketing já disseram que você não consegue criar o desejo em uma pessoa, não importa o quão persuasivo você seja. Você pode apenas despertar o desejo que já existe dentro delas.
É por isso que você precisa definir o seu cliente ideal. Seja no copywriting, ou no marketing em geral, se você não souber quem é seu alvo, dificilmente você irá vender.
O cliente ideal é comumente chamado de avatar ou persona. Alguns, como o Beto Altenhofen preferem chamar de bob. Mas o que importa nisso tudo é que o cliente ideal é aquela pessoa que tem a necessidade certa para a solução que você está oferecendo.
Ele representa uma fatia do público em geral e representa 80% do seu resultado. Então para que desperdiçar tempo, esforço e dinheiro com o restante? Afinal de contas, se você insistir em vender gelo para um esquimó na Sibéria, o máximo que conseguirá fazer é irritá-lo.
Essa a beleza do copywriting. Você está cria um filtro para atrair apenas as pessoas certas para o que você está oferecendo e terá muito mais resultado com isso.
É como se você criasse um mapa que te mostra o caminho mais fácil e mais curto para um grande tesouro.
Portanto, desconfie quando alguém promete vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Esta não é uma promessa honesta.
Quer saber mais sobre o avatar? Deixa aí seu comentário.
Até a próxima!