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7 de julho de 2020Venda qualquer coisa para qualquer pessoa
4 de dezembro de 2020Esta é uma dúvida que recebi de um cliente. Achei muito boa e decidi compartilhar com você. Do mesmo jeito que respondi para ele.
Um empreendedor deve aprender copywriting?
Ninguém melhor do que o empreendedor conhece seu mercado, seu negócio e o seu produto. Afinal de contas, ele trabalha nisso dia e noite. Está comprometido com o próprio sucesso.
O empreendedor tem todas as informações que precisa precisa para promover seu produto ou serviço. Desde o anúncio que ele usa para atrair o público para o seu funil de vendas até a fidelização.
Outro ponto importante é o econômico. Quando um empreendedor está iniciando seu negócio, normalmente ele vende o almoço para pagar o jantar. O dinheiro que ele ganha mal dá para pagar suas despesas. Desta maneira, ele não tem dinheiro para contratar um copywriter ainda. Aliás, acaba fazendo tudo sozinho.
Mesmo que tenha condições de contratar um copywriter, o empreendedor pode ficar à “deriva”. Basta o profissional decidir sair. Afinal de contas, deixar um trabalho por uma proposta melhor é uma prática comum no mercado.
Logo, um empreendedor deve sim aprender copywriting. Ele poderá produzir seu próprio conteúdo persuasivo. Não precisará investir em um copywriter no início. E quando tiver alguém trabalhando para ele, não ficará refém se este decidir sair.
O empreendedor deve contratar um copywriter?
Um profissional é sempre importante para um negócio. Eu, por exemplo, tenho conhecimento em design. Aprendi por necessidade. Sei trabalhar com o Photoshop e Illustrator, mas não tenho tempo para isso. Também não tenho experiência. Na verdade, este nem é meu foco. É por isso que prefiro contratar um profissional mais experiente para criar identidades visuais.
Então a minha resposta é sim. O empreendedor deve contratar um copywriter. Isto lhe permitirá focar mais no seu negócio e na melhoria do produto.
O importante é que ambos troquem ideias sempre. A comunicação é fundamental para que o profissional possa trazer resultados positivos para o negócio.
O cuidado ao contratar copywriter
Na minha opinião, o empreendedor deve contratar ou fechar parceria com um profissional que esteja focado no negócio dele. Mas deve tomar cuidado.
Procure saber sobre quem está contratando. Você pode optar por contratar um profissional experiente ou alguém em início de carreira. Mas tome cuidado para não contratar pessoas que trabalham em vários projetos ao mesmo tempo.
O simples fato dividir a atenção prejudica o trabalho. Se o copywriter estiver trabalhando em dois projetos ao mesmo tempo. Certamente ele estará fazendo duas coisas malfeitas, ou uma errada. Provavelmente terá de refazê-las depois, gastando ainda mais tempo e dinheiro.
Um copywriter não apenas escreve uma carta de vendas, mas há muito trabalho a ser feito antes. Ele deve estudar o produto, o negócio, o mercado, os concorrentes, o avatar, etc. Deve realizar pesquisas e definir a sua estratégia.
Mesmo depois de escrever a copy, ele deve testar e ajustar para obter os melhores resultados. Mas como alguém conseguirá fazer isso se a atenção estiver dividida? Sinto muito, mas não acredito que seja possível.
Conclusão
Eu tive a oportunidade de passar por muitas empresas. Sou testemunha que em algumas os proprietários eram “polivalentes”. Isto é, sabiam fazer várias coisas. No início, tinham que fazer tudo para seu negócio funcionar. Na medida que o negócio crescia é que começavam a contratar pessoas.
Não importa a situação, mas sempre que houvesse necessidade, eles estavam prontos para por a mão na massa e manter a engrenagem funcionando.