Por que você deve escrever uma ideia por dia?
4 de fevereiro de 2020A melhor forma para você escrever headlines atraentes
28 de fevereiro de 2020Enquanto fazíamos um curso de copywriter, meu sócio e eu decidimos nos afiliar a um produto de terceiro. Além de refinar minha habilidade, teríamos a oportunidade de fazer um dinheiro no processo. Existe algo mais cativante?
Conseguimos afiliação com diversos produtos, mas um deles parecia bem promissor. Se você está começando, não tem um produto e quer iniciar suas atividades para ganhar experiência, dou a minha primeira dica: Provavelmente você será atraído por vários produtos, mas você deve escolher apenas um para vender.
Como diz o ditado, “quem muito quer nada tem”. Logo, foque apenas em um único produto.
Decidimos por um produto voltado para programação. Como eu venho da área de tecnologia, teria maior familiaridade e autoridade para escrever ótimas cartas de vendas. Meu sócio iria aplicar todo seu conhecimento em tráfego, tudo estaria perfeito. Nós estávamos prontos para investir.
Tratei de começar meu trabalho, avaliei a qualidade do produto assistindo algumas aulas. Fiz algumas pesquisas de mercado, salário, oportunidades, etc. Tudo para ter certeza que a promessa era possível. Se não tem qualidade ou a promessa não é crível, nem perca tempo.
Comecei então a focar no guru e em sua página de venda… detalhe por detalhe. Minha ideia era capturar as características do especialista e identificar o que funcionava bem, para usar em nosso funil.
Fato estranho
Apesar de ser cuidadoso, tinha que ser rápido. Segundo a página de vendas, faltavam 3 dias, 11 horas e 32 minutos para fechar o carrinho. A urgência é um ótimo gatilho para usar a nosso favor.
Durante minha tarefa, houve um imprevisto e precisei sair. Voltei algumas horas depois e parti para finalizar o que havia começado. Ao abrir a página de vendas, faltavam 3 dias, 11 horas e 32 minutos.
A primeiro momento, não tinha reparado exatamente o tempo que faltava, mas lembrava vagamente que estava em torno de 11 horas. Achei um pouco estranho que ainda faltava todo esse tempo. Decidi confiar no meu instinto.
Pois bem, bastou atualizar a página para perceber que o relógio era falso. A primeira grande decepção. Como já estava trabalhando no produto, pensei construir uma página de vendas sem gatilhos falsos apontando direto para o carrinho. Ainda assim, o produto parecia promissor.
Quando você encontra algo duvidoso, a desconfiança no produto triplica
Passei a observar a página com muito mais cuidado. Notei que a página começou a exibir nomes e há quanto tempo adquiriram o curso. Por exemplo, “Fulano de Tal se inscreveu a 5 minutos”. Ao final do ciclo, exibia a mensagem “Faltam apenas 5 vagas”.
Trata-se de um curso 100% online, aulas gravadas e uma grande plataforma. Portanto, dizer que “faltam apenas 5 vagas” ao invés de ativar o gatilho da escassez, ativou o alerta de desconfiança. Parei com o projeto, mas insisti em observar para confirmar o que eu já sabia.
No dia seguinte, observei novamente o ciclo de pessoas inscritas. O “guru” teve o cuidado de usar nomes diferentes, mas a informação sobre o tempo não mudou. “Fulano de Tal se inscreveu a 5, 14, 26, 35 e 51 minutos”. Ele também manteve a mesma mensagem sobre o número de vagas restante.
Uma página de vendas deve começar com uma promessa forte de benefício. Contudo, a partir do momento em que você descobre que os artifícios usados são falsos. Não importa mais se a promessa é possível, ela passa a ter efeito contrário. Ao invés de atrair, afasta.
Eu poderia ter encerrado aí, mas achei melhor tirar algo positivo desta experiência. Meu objetivo agora era observar os erros que devem ser evitados em uma página de vendas. Ótimo para o aprendizado de qualquer copywriter.
O restante da página estava razoável, mas o ocorrido me deixou cético. Matou meu desejo de comprar e minha vontade de vender.
A cereja do bolo
Segui até o carrinho de compras. Nele, o “especialista” exibe um estranho link para boleto parcelado. Um link que leva para fora da plataforma de cursos. Se o produto é vendido fora dos meios tradicionais da plataforma, não há controle. O afiliado corre o risco de ficar sem a comissão pela qual trabalhou.
Por mais que ele pague a comissão de uma venda feita por fora, eu não acredito mais nele. Pode não ser, mas a dedução lógica é que se ele mente para os clientes, deve mentir para os afiliados também.
O meu caminho é único
Apesar de não existir atalhos, você pode acelerar o processo. Seja caminhando, de bicicleta, de carro e até mesmo com um foguete, se você quer potencializar sua jornada, garanta que os clientes sigam juntos com você. Da mesma forma, eles o ajudarão a ir ainda mais longe.
Como diz o Rick Chesther no livro “Pega a Visão”, 80% de qualquer negócio é baseado no relacionamento e apenas 20% no talento. Portanto, se o guru, por mais talentoso que seja, inicia um relacionamento com base em falsos argumentos, ele não serve para fazer negócio.
Eu digo isso porque se você mente sobre algo, vai criar o hábito de mentir sempre, mas nem sempre conseguirá sustentar esta mentira. No entanto, se explorar as qualidades do produto, vai desenvolver uma habilidade valiosa e que poucos têm.
Mesmo que um produto me proporcione mil vendas por dia, prefiro dedicar meu tempo e aprimorar minhas habilidades com quem leva um relacionamento sincero com clientes e afiliados.
Com o apoio do meu sócio, decidi encerrar este assunto e buscar outros produtos para vender e produtores que querem ser lançados.
Nossa missão é ajudar pessoas com base em nossos valores pessoais que inclui honestidade e respeito.