O que são Gatilhos Mentais
26 de abril de 2021E se eu tivesse desistido?
14 de junho de 2021Em muitas entrevistas no podcast “Os Copywriters”, nós costumamos perguntar qual é a importância de escolher um nicho. De focar nele. Esta não é uma pergunta que tem resposta simples. Mas vale a reflexão que poderá determinar o seu futuro como copywriter. Então, vamos começar…
Um bom copywriter é também um excelente pesquisador. Ele vai a fundo para investigar tudo o que é necessário.
Seu objetivo é encontrar informações detalhadas de um determinado nicho para enfim começar a transformar tudo isso em copy.
Falo dos detalhes porque são fundamentais para você descrever as dores, desejos e também poder esclarecer as dúvidas do cliente ideal.
De forma que o persona leia e sinta como se você tivesse falando diretamente para ele e mais ninguém. É como se só houvesse você e ele neste mundo.
Somente assim você conseguirá conduzir o persona através do funil de vendas e finalmente transformá-lo em cliente.
Como funciona este trabalho?
O trabalho de pesquisa não é fácil. Você tem que estudar o nicho, encontrar comunidades relacionadas ao nicho, interagir com as pessoas, observar os concorrentes, tudo que possa fornecer informações valiosas.
Este é um trabalho que não é feito da noite para o dia. Ele leva tempo, esforço e dinheiro.
É como um médico, um ortopedista, tem conhecimentos sobre o coração, mas não é a especialidade dele. Quando um paciente tem problema no coração, o mais indicado é um cardiologista.
O cardiologista não vai cuidar de fraturas, ele vai chamar o ortopedista. Como diz o ditado, “cada macaco no seu galho”.
E por mais que você conheça o nicho através de sua pesquisa, você tem que começar a amadurecer as ideias… ir além. Prever tudo o que pode acontecer com o persona.
Essa é a chave do negócio
Foque em um nicho que mais te agrada, que seja rentável e mergulhe nele. Seja ele super concorrido ou não. Quanto mais conhecimento e experiência você adquire, mais você vai avançar no mercado.
Você também pode querer trocar de nicho para outro que te agrade mais. Não há problema nenhum, mas você terá que começar a pesquisa tudo de novo. E se valer a pena, vai fundo!
Lembre-se apenas que você pode ter o conhecimento superficial sobre diversas coisas, mas você deve se especializar em alguma coisa. Enquanto tiver a atenção dividida, não vai se aprofundar em nada.
Portanto, recomendo fortemente que você mantenha o foco no nicho que você escolheu siga em frente. Custe o que custar.
E você, qual é sua opinião?