Dois motivos para ler “Como fazer amigos e influenciar pessoas”
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6 de abril de 2020A pandemia virou o mundo de pernas para o ar e temos a oportunidade de observar melhor o comportamento humano. Diante de tantas coisas negativas, o melhor é aproveitar o momento para focar em algo positivo.
Talvez você se lembre que em 2018, caminhoneiros pararam e fecharam rodovias para suas manifestações. Entre a possibilidade de desabastecimento, o maior risco era o do combustível. Isto fez com que muitos postos de gasolina subissem o preço abusivamente, e mesmo assim a procura crescia cada vez mais.
Com a pandemia, não é diferente. As pessoas estão sendo obrigadas a permanecerem dentro de casa, longe de qualquer convívio social. Ao saírem, são obrigadas a encontrarem um meio de se protegerem. Com isso, o fenômeno de tempos atrás volta a se repetir. Desta vez a loucura é por álcool gel, produto capaz de matar o Covid-19 (corona vírus).
Em ambos os casos a escassez foi responsável por fazer as pessoas agirem instintivamente.
O que é escassez?
Escassez é o termo usado para dizer que a quantidade de um recurso não é suficiente para atender a todos os que precisam ou desejam.
Porque a escassez é tão forte que faz as pessoas saírem de casa durante a pandemia?
Antes de explicar porque é tão forte, preciso falar sobre o cérebro humano. Mas prometo que será da forma mais simples possível.
Graças a evolução, nossa massa cinzenta está dividida em três cérebros onde cada um deles possui funcionamento autônomo. Você pode perceber esta divisão também como camadas.
Cérebro primitivo ou reptiliano
O cérebro mais antigo é o grande responsável por nossas funções vitais. Entre elas estão os reflexos, respiração e reprodução. Inconsciente e totalmente instintivo, o cérebro reptiliano está ligado à sobrevivência e autopreservação.
Resumindo, o cérebro reptiliano trabalha de forma rápida e simples e cuida do básico. Quando as coisas ficam complicadas, ele também substitui os outros cérebros para garantir a sobrevivência.
Na medida em que fomos evoluindo, ou seja, centenas milhares de anos depois, nós desenvolvemos uma nova camada.
Cérebro emocional ou sistema límbico
Este é responsável por gerenciar nossas emoções, as funções de aprendizado e memória. Cães e gatos também são privilegiados com o sistema límbico e é por isso que são tão “fofos”.
Cérebro racional ou neocórtex
A camada mais nova de nossa massa cinzenta é responsável por nossa racionalidade. Isto é, o neocórtex processa dados e informações lógicas. É encarregado pleas atividades cognitivas, comunicação, escrita entre outros.
E o que isto tem a ver com a escassez?
O medo de se contaminar com o covid-19 o fará ir até uma farmácia ou um supermercado comprar o álcool gel para se garantir. Mas se você associou o álcool gel à sua sobrevivência ou autopreservação, a escassez do produto ativará o cérebro primitivo. Consequentemente, você tomará decisões egoístas baseadas no instinto.
A mentalidade de escassez afeta a todos em diferentes graus. Por este motivo, frequentemente testemunhamos pessoas pagarem preços abusivos, encherem o carrinho no supermercado e até brigar com outras pessoas para conseguir determinado produto.
A mentalidade da escassez nos faz focar nas coisas que não temos
Quando você entra em estado mental de escassez, você pensa mais naquilo que deseja do que no que você possui. Logo, os seus bens se tornam menos valiosos do que o desejo.
Uma poderosa arma da persuasão
Sabendo disso, empresários, profissionais de marketing, vendedores e principalmente os copywriters, utilizarão a escassez sempre que possível como meio não só de facilitar a venda como também de conseguir um negócio altamente vantajoso.
A escassez nem sempre produz o efeito esperado
Para a sorte de muitos, nem todos sabem usar a escassez. Dessa maneira, acabam causando a quebra da credibilidade e da conexão com o cliente em potencial. Como resultado, ele estará muito mais inclinado a não adquirir o produto.
E digo mais, a escassez fará a pessoa pagar dez vezes mais por um produto, mais tarde ela verá perceberá que tiraram proveito dela. Se a sua intenção é fidelizar o cliente, a conexão acaba aí.
Conclusão
Por causa da pandemia, temos mais uma prova evidentes dos benefícios que a escassez pode trazer para o marketing. Mas lembre-se que tudo que é usado de forma exagerada ou enganosa causará mais prejuízos do que benefícios.
Você gostaria de ter um estudo muito mais aprofundado sobre a escassez e outros gatilhos mentais? Comente.