O que é AIDA?
14 de outubro de 20236 maneiras fáceis de começar qualquer carta de vendas
22 de fevereiro de 2024O público-alvo é uma das coisas mais importantes. Não só no copywriting, mas para o marketing em geral. É a diferença entre o fracasso e o sucesso.
Portanto, se você quer elevar sua taxa de conversão a níveis impressionantes, vai se preparando, porque a partir de agora, você vai descobrir os segredos que vão te ajudar a acertar em cheio o coração do seu público.
Então continua comigo e comece pelo básico. Entendendo…
O que é Público-Alvo?
O público-alvo é o conjunto específico de pessoas que são mais chances de se interessar pelo que você tem a oferecer. Em outras palavras, são os indivíduos para quem você deve direcionar suas campanhas.
Por que isso é tão importante?
Identificar seu público-alvo vai ajudar a criar estratégias, facilitar as tomadas de decisões e o melhor…
Aumentar o retorno do seu investimento.
Afinal, em vez de gastar dinheiro e recursos tentando atingir a todos. Você só precisa chegar nas pessoas certas para fazer a venda.
Quais são os benefícios de identificar o público-alvo?
Mais vendas, mais lucro, mais dinheiro…
Ok, vou ser um pouquinho mais claro.
Saber quem é seu público-alvo vai te ajudar nos seguintes aspectos:
Comunicação eficaz
Quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém.
Se você não tiver uma ideia muito clara de quem é seu púbico alvo, sua copy sempre será fraca e a conversão baixa. Ou seja…
A análise do público é crucial para entender o que deve constar em cada copy. Isso inclui:
- O tipo de linguagem
- O tom da comunicação.
- Que informações usar (benefícios, dores, objeções, etc)
- Como progredir em cada tópico.
E com essas informações, o seu poder de persuasão será muito maior. Sua copy fará o público sentir que “parece que você está falando diretamente com ele”.
Resumindo…
Ou você foca no público-alvo, ou você fracassará.
Então aproveite, porque você está tendo a oportunidade de aprender aqui o que aprendi na pele. Ou seja, com risco muito menor de ter prejuízos.
Maior peso emocional
Entender seu público-alvo é como ter um mapa apontando a direção que você precisa seguir para tocar o coração dele.
Presta bem atenção…
Saber o que realmente importa para eles e o que os mantém acordados à noite. Não é apenas sobre vender algo. Mas sim, sobre criar narrativas que mexem com as emoções. E quando você atinge as emoções certas, você motiva a agir.
Economia de tempo, esforço e recursos
Esse é um exemplo de trabalho duro em comparação ao trabalho inteligente.
Você pode trabalhar duro tentando vender para todos. Além de gastar tempo, dinheiro e esforço, terá pouco resultado.
Ou pode trabalhar de forma inteligente. Eliminando as pessoas do seu público que não precisam do que você está vendendo ou que não comprarão o seu produto em específico.
Isso vai fazer com que você venda muito mais, dando maior retorno financeiro.
Qual caminho você prefere seguir?
Benefício para carreira de copywriter
São poucos os que realmente compreendem ou sabem trabalhar com o público-alvo. Por isso…
A habilidade em definir o público-alvo é um grande diferencial.
Talvez o maior…
Você será capaz de acompanhar as tendências e também prever e responder às mudanças de maneira proativa. O que vai garantir que suas copies permaneçam relevantes e envolventes.
Com certeza, vai agregar valor ao seu trabalho, e também aos clientes para quem você está escrevendo.
É algo indispensável para abrir as portas para diversas oportunidades e ganhos acima da média.
Portanto, mantenha esta habilidade afiada e você ficará à frente no mercado.