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20 de fevereiro de 2021Saiba o que é Marketing de Conteúdo e veja porque você deve se esforçar para criar conteúdo relevante.
Sim, o conteúdo é rei! E o seu negócio precisa dele para construir confiança, gerar mais leads e cultivar a lealdade do cliente.
É por isso que o marketing de conteúdo está no centro das campanhas de marketing digital mais bem-sucedidas.
Para ajudá-lo a entender melhor o que é o marketing de conteúdo e qual é a sua importância. Eu decidi criar uma postagem raiz. Isto é, mais aprofundada.
Bora começar?
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia do inbound marketing. Ele gira em torno da produção e distribuição consistente de conteúdo relevante.
O objetivo do marketing de conteúdo é atrair a atenção do público alvo e estabelecer uma conexão baseada na confiança. O que só acontece quando você gera valor para entreter, informar ou inspirar.
Por que o marketing de conteúdo é bem aceito?
1 – Marketing de Atração vs Interrupção
Bom, pense quando você entra em sites como UOL e Globo. Todos eles são cheios de anúncios. Tem alguns até com autoplay. São vídeos que iniciam automaticamente quando você acessa.
Isto é o famoso Marketing de Saída ou Outbound Marketing. São anúncios interrompem sua atenção e tiram o foco da sua tarefa. Em alguns casos, até irritam. Por isso é que muita gente faz questão de usar bloqueadores de anúncios.
Quando se trata do marketing de conteúdo. O conteúdo de valor está disponível para quando você precisar. O fato de você estar lendo este artigo, é porque fez a busca sobre o assunto. Me encontrou nos resultados. Ou seja, você veio até aqui e não o contrário.
2 – Marketing de Atração vs Interrupção parte 2
Quantas vezes você recebe ligações de empresas de telemarketing? Quantas vezes eles te atrapalharam durante uma tarefa importante?
Pois é, isso tira muita gente do sério. Afinal, ninguém aguenta mais as ligações de empresas de telemarketing oferecendo produtos e serviços.
Não é à toa que o Procon tem mais de 2 milhões de reclamações.
3 – Responde às perguntas do público
As pessoas não querem saber do papo de vendedor. Simples assim.
Por exemplo, se você for ao banco e perguntar sobre investimento. O gerente vai te indicar produtos que dão maiores rentabilidade ao banco, não a você. Ele é comissionado, vai receber uma comissão por isso.
Por outro lado, ao fazer uma pesquisa sobre isso. Você vai encontrar pessoas falando sobre ações, fundos imobiliários, renda fixa, etc. Vão falar sobre como reduzir os riscos. Sobre as melhores formas de investir. Uma vez que abordem o asunto, ainda vão indicar as melhores administradoras com as melhores taxas.
Por que você deve investir no marketing de conteúdo?
Bom, primeiro deixa eu esclarecer uma coisa: o marketing de conteúdo exige muito trabalho, persistência e paciência. Mas é um ótimo caminho para criar uma experiência épica para a sua audiência.
O marketing de conteúdo favorece a construção da sua autoridade. Além disso, você ganha visibilidade e se torna referência no mercado.
Com isso, você causa um impacto positivo nos negócios em termos de percepção e resultados financeiros.
E já que estamos falando do motivo pelo qual você deve investir no marketing de conteúdo. Que tal começar a falar dos benefícios?
Benefícios do Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo oferece vários benefícios. Sendo o último, o mais óbvio e o mais importante. Veja a lista:
Aumenta o tráfego orgânico
O Google ama conteúdo de qualidade. Ele se esforça para entregar a melhor experiência possível para seus usuários. Quando alguém faz uma pesquisa, ele exibe os sites com maior qualidade e relevância primeiro.
Por que isso é importante, Rodrigo?
É simples. De acordo com o Hubspot, 75% das pessoas que realizam buscas no Google não passam da primeira página de resultados. Outra estatística aponta que os cinco primeiros resultados orgânicos são responsáveis por 67% dos cliques. E 91% de todas as páginas nunca recebem tráfego orgânico.
Resumindo. Quanto maior for a qualidade e relevância do seu conteúdo, melhor será a classificação para a gigante de buscas. Bem posicionado, ele terá maior visibilidade e muito mais tráfego.
Antes que eu esqueça, existem outros fatores que determinam a classificação no mecanismo de buscas. Mas a qualidade e relevância do conteúdo é de longe o mais importante.
Aumenta a visibilidade
Como eu disse, a sua classificação influencia na visibilidade. E o conteúdo que você produz é o grande responsável por isso.
Quando seu conteúdo é referenciado por outros sites. Quando é compartilhado por outras pessoas. Você atrai mais atenção para o seu negócio.
Educa a audiência
O visitante que acessa o seu site pela primeira vez tem dúvidas e está curioso. O seu trabalho é “educar”. Ou seja, nutri-los com conteúdo envolvente que respondam as dúvidas.
Quando você fornece de boa vontade o que ele precisa. Você dá um passo importante para construir um forte relacionamento com o visitante.
O visitante também vai querer saber a respeito de você e do seu negócio.
Favorece a construção da autoridade e credibilidade
Duas das principais objeções das pessoas ao comprarem alguma coisa são:
- Eu não te conheço
- Por que devo confiar em você?
Ou seja, se as pessoas não te conhecem, não comprarão de você.
Quanto mais você responde às dúvidas dos seus visitantes. Quanto mais você ajuda com suas necessidades e desafios. Maior será sua autoridade e credibilidade.
Dará a eles, uma imagem positiva a respeito de sua marca. Afinal, as pessoas só voltam para sites em que podem confiar. Além disso, seus visitantes vão perceber você como especialista da sua área.
Abre canais de comunicação
Quando uma pessoa compartilha seu conteúdo, você tem abertura que precisa para conectar a ela.
Você terá a oportunidade de responder a outras perguntas. De se estabelecer como fonte confiável de informações úteis. Sempre que surgir a necessidade, você se tornará a escolha certa para ajudar a resolver o maior problema deles.
Gera leads qualificados
A geração de leads qualificados é um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo.
Segundo o Hubspot, o marketing de conteúdo é responsável por gerar 67% mais leads. A comparação é em relação das empresas que ainda não possuem marketing de conteúdo.
Simplificando. Ou você investe em marketing de conteúdo, ou você está morto.
Melhor custo benefício
O marketing de conteúdo consome mais tempo que dinheiro. Se você não tiver tempo, terá que pagar alguém para fazer o trabalho.
Isso dá a impressão de que o investimento em marketing de conteúdo é alto. Mas não se engane. Ele é mais barato que o marketing tradicional e traz muito mais resultados.
Ah, quanto mais cedo você começar a investir nele, mais cedo começará a ver resultados.
Desenvolve relacionamentos duradouros
Você constrói relacionamento fornecendo conteúdo consistente, envolvente e fascinante. E este relacionamento será baseado na confiança e na lealdade. O que pode durar anos.
Lembre-se que a lealdade é influenciada por conteúdo atualizado e relevante.
Permite criar comunidade
O ser humano ama pertencer a alguma coisa. Então aproveite o relacionamento para criar uma comunidade forte de pessoas que defendem a marca.
A comunidade fornece uma fonte consistente de receita para sua empresa. Além disso, reduz a pressão para buscar novos clientes.
Gera mais vendas
Este é o grande objetivo do marketing. Alavancar as vendas.
As pessoas ouvem falar de você ou de sua marca. Mas ainda não estão preparadas para comprar.
Um sistema de marketing de conteúdo bem construído apoia seus clientes em potencial durante o processo de compras.
Formatos para o marketing de conteúdo
Postagens em blog
Ter um blog e publicar conteúdos com frequência é o mínimo que você deve fazer e uma das tarefas mais importantes. Afinal, um estudo afirma que você atinge seu objetivo com mais facilidade se tiver um blog atualizado frequentemente.
O conteúdo do blog pode assumir muitos formatos diferentes como textos, imagens, vídeos entre outros. Normalmente é usado para educar a audiência.
Postagens em redes sociais
Apesar de ter que seguir as regras dos anfitriões. Você deve ter o perfil do seu negócio nas redes sociais.
O sucesso dos seus posts depende da relevância do tema para os seguidores. Quanto mais engajamento gerar, melhor será.
E-mail Marketing
O marketing por e-mail é, de fato, uma das maneiras mais eficazes de atingir seu público de maneira consistente.
Você pode usar para falar sobre novas publicações. Fazer convites para eventos, etc. E até mesmo enviar ofertas de produtos.
A propósito, você também pode diferenciar os e-mails de acordo com o lead.
Imagens
Uma imagem vale mais do que mil palavras. É a comunicação não verbal em ação. Por outro lado, um ótimo conteúdo com uma imagem ruim ainda é um conteúdo pobre. Então trate de usar imagens personalizadas e atraentes.
Em redes sociais como o Instagram, a imagem é a principal atração.
Vídeos
Vídeo é o formato mais consumido na internet. E se você não está explorando isso nas redes sociais ou no YouTube, você está deixando dinheiro na mesa.
Os vídeos são ótimos para educação, mostrar os bastidores, demonstrações de produtos. Além disso, você pode usar também para anúncios de produtos, depoimentos de clientes, eventos, entretenimento e muito mais.
Infográfico
Um infográfico é uma forma visual de apresentar dados. Ele facilita a compreensão de conteúdo complexo com auxílio de textos, imagens, ilustrações, etc.
Eles fazem muito sucesso nas redes sociais. Não é à toa que é o tipo de conteúdo mais compartilhado.
Podcast
Um podcast é programa de rádio gravado que o ouvinte pode escutar quando quiser. A princípio, é consumido por alguém que esteja se deslocando para o trabalho ou durante o banho.
Podcasts são ótimos para debates e entrevistas. Pense neste tipo de conteúdo como uma forma educacional ou divertida de alcançar seu público.
Desvantagens do Marketing de Conteúdo
O crescimento orgânico do marketing de conteúdo é lento. É algo para o longo prazo. Entretanto, pode ganhar velocidade com ajuda do tráfego pago.
Conclusão
O marketing de conteúdo é a chave para o sucesso da campanha de marketing para o seu negócio. Enfim, ajustar sua campanha de marketing atual para incluir o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de alavancar os seus resultados mesmo que à longo prazo.