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O que você verá neste artigo:
- O que é copywriting?
- De onde surgiu o termo copywriting?
- Qual é o objetivo do copywriting?
- Por que o copywriting é tão importante?
- Copywriting e Copyright
- O que é copywriter
- Habilidades que um copywriter deve ter/desenvolver
- Boas práticas de copywriting
- Gatilhos mentais
Para que sua estratégia de marketing seja eficaz, não basta apenas se comunicar com seu cliente. Você precisa conduzi-lo até seu objetivo final, ou seja, transforma-lo em cliente fiel, que defende sua marca e seu produto.
Com isso, um dos termos que mais cresceram nos últimos tempos foi copywriting. É copywriting isso, copywriting aquilo. Mas afinal de contas, o que é copywriting?
Ele é amplamente conhecido entre empreendedores digitais, contudo ainda é desconhecido para muita gente.
Mas antes que eu comece, entenda que copywriting é o motivo pelo qual as pessoas compram um produto ou serviço, isto é, uma solução. Da mesma forma, a falta dele representa também é motivo para muitas empresas fecham as portas.
O que é copywriting?
Vamos começar dizendo que o copywriting é uma ciência, uma arte e também uma habilidade.
Como assim?
Copywriting é a habilidade de escrever textos persuasivos para promover um produto, um negócio, uma pessoa ou uma ideia. É um jogo estratégico de palavras cuidadosamente escolhidas para levar o prospecto a sentir, pensar e executar uma ação.
O copywriting é uma ciência porque inclui mecanismos e técnicas comprovadas para se conectar ao público alvo e estimular uma emoção forte. Isto despertará o desejo quase que irresistível de executar a ação pré-determinada e vai sobrepor a razão.
O Copywriting também é uma arte porque vai dispor da sua habilidade criativa para produção de conteúdo persuasivo.
De onde surgiu o termo copywriting?
Traduzindo ao pé da letra, a palavra copy significa cópia. Porém, de acordo com o dicionário Merriam-Webster, a palavra copy, entre outras coisas, refere-se a algo considerado interessante de usar e também algo a ser imitado. Resumindo, é um original que será replicado. Apesar desta definição cair em desuso no século XIX, continuou sendo usada entre impressores e jornalistas.
Por volta de 1870, o nome copywriter foi adotado para diferenciar o redator publicitário do redador de notícias (news writer). Logo, o termo copywriter e copywriting passou significar escritor de originais e escrita original respectivamente.
Uma copy, no contexto do marketing, representa as palavras que compõem as mensagens e os materiais de publicidade.
Qual é o objetivo do copywriting?
O objetivo do copywriting é utilizar o conteúdo para atrair o cliente ideal e motiva-lo sutilmente a executar uma ação específica. Esta ação pode ser o clicar de um link, assinar um boletim informativo, enviar um e-mail, curtir ou compartilhar uma publicação, etc.
Embora haja várias ações, o objetivo final do copywriting sempre será a venda. É isso que faz a máquina girar.
Por que o copywriting é tão importante?
Posso levantar aqui pelo menos dois motivos diretamente ligados ao comportamento humano.
Nós seres humanos nos orgulhamos de dizer que somos seres racionais. Inclusive, convivi com uma colega de trabalho que afirmava ser mais racional que qualquer outra pessoa. Durante o tempo que trabalhei perto desta pessoa, pude perceber que ela era igual a todas as outras pessoas. Até mesmo na necessidade de vender uma imagem que ela não é.
Eu não a julgo, pois nós nos comportamos de uma maneira que não tem explicação lógica ou simples. O fato é que as emoções se sobrepõem a razão. Quanto mais sentimos algo, maior é a probabilidade de nos comportarmos de forma irracional. Principalmente quando as emoções são desencadeadas pelo estresse.
Mas o que isso tem a ver com copywriting?
Simples, existem estudos que comprovam as decisões de compra que tomamos começam na parte emocional do cérebro. Quanto maior for o estímulo emocional, maior será a probabilidade de comprar um produto ou serviço.
O segundo motivo tem a ver com a nossa atenção. Todos os dias nós somos bombardeados com toneladas de dados e informações. Naturalmente aprendemos a ignorar aquilo que não tem relevância para nós naquele momento. Entretanto, se houver algo atraente, a nossa atenção é imediatamente capturada.
Quantas vezes você abriu um determinado artigo em um portal de notícias só porque sentiu curiosidade? Realmente não dá para contar. Já me peguei lendo notícias que não tem nada a ver comigo apenas por curiosidade.
De fato, o copywriting é vital para qualquer negócio. Se você não chamar a atenção, você será ignorado e não importa o quão bom é seu produto ou serviço. Por isso produzi um artigo ajudando as pessoas a criarem títulos atraentes. Isto é, difíceis de serem ignorados.
Além disso, o copywriting é responsável por estimular emocionalmente o seu cliente ideal de maneira que faça sentido para o lado racional. O que reduzirá a pó qualquer resistência em relação a compra.
E para finalizar esta parte, toda comunicação persuasiva depende de uma ótima estratégia de copywriting.
Motivo Bônus
Este é o motivo bônus pelo qual o copywriting é importante e tem tudo a ver com a atração do cliente ideal.
Ao fazer anúncios, uma copy boa reduz consideravelmente o custo por clique. Por outro lado, uma copy fraca tornará seu anúncio ineficiente e consequentemente o custo por clique será muito mais alto.
Dessa maneira, o copywriting não só vai te fazer lucrar como também reduzirá os custos de publicidade.
Copywriting e Copyright
É muito comum que ambas as palavras causem confusão na cabeça das pessoas. Afinal de contas, as palavras são bem parecidas. No entanto, Copyright diz respeito aos direitos autorais. Lei que concede aos autores ou detentor dos direitos a exclusividade sobre sua propriedade intelectual.
Resumindo, copywriting e copyright não tem qualquer relação.
O que é copywriter
Copywriter é o profissional responsável pela criação de conteúdo persuasivo. Seu dever é estabelecer uma comunicação efetiva para se conectar o público e leva-lo através do funil de vendas.
O copywriter também é um bom ouvinte, observador, influenciador e deve ter muita empatia. Ele não diz para o seu prospecto executar uma ação. Pelo contrário, um copywriter fornece informações para que seu prospecto decida por si só executar a ação.
Habilidades que um copywriter deve ter/desenvolver
Para se tornar um bom copywriter, você deve desenvolver também outras habilidades extremamente importantes. São elas:
Empatia
Empatia é a primeira habilidade e a mais importante delas. Se uma copy não tiver empatia, será um milagre converter.
A empatia é a capacidade de você se colocar no lugar da outra pessoa para compreender seus sentimentos e perspectivas. É esta compreensão que vai orientar suas ações.
Esta habilidade não vai te beneficiar apenas no copywriting, vai te beneficiar em sua vida. Pois através dela que você conseguirá ter sucesso em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
O ponto chave da empatia é e sempre será a compreensão. Portanto, uma pessoa empática é incapaz de julgar, falar mal ou tentar prejudicar o próximo.
Para saber mais a respeito, leia o artigo que escrevi sobre o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” do Dale Carnegie.
Criatividade
Segundo Murilo Gun, “Criatividade é uma capacidade inata, da espécie, que precisa ser desenvolvida por meio de estudo, treino e trabalho duro. Cuja utilidade é resolver problemas através da combinatividade de ideias e seguindo as etapas do processo criativo”. “Sim, criatividade é imaginação aplicada para resolver problemas”.
Talvez você tenha se desanimado ao ler sobre criatividade. Já vi muita gente dizendo a célebre frase “eu não tenho criatividade nenhuma” ou “eu não sou criativo”. Mas deixa eu dizer que todos nós nascemos criativos, o problema é que em alguns momentos da vida são criados bloqueios que acabam nos limitando.
Portanto, não se preocupe, eu sou a prova viva de que estes bloqueios podem ser removidos para que a criatividade possa fluir como as águas de um rio.
Comunicação
Um copywriter que se prese, deve ser um ótimo comunicador. Tem que saber se comunicar com clientes, colegas de trabalho, enfim, qualquer pessoa.
No copywriting, a comunicação ocorre em tom de conversa. Isto é, como se você estivesse conversando com apenas uma pessoa em seu dia-a-dia. Dessa forma, não queira falar para várias pessoas ou agradar todo mundo. Você não vai conseguir.
Redação
Você não precisa ser um escritor profissional, um jornalista ou um profissional de marketing. Mas tem que gostar de escrever. Além disso, é de suma importância que a sua mensagem prenda e mantenha a atenção do cliente até ele executar uma ação.
Curiosidade
Não dá para ser um bom copywriter se não for curioso. A curiosidade permite olhar para as situações de perspectivas diferentes. O que gera experiências e oportunidades.
Pessoas curiosas investigam, pesquisam, ouvem as pessoas e não se satisfazem ao encontrar uma a primeira resposta certa. Elas persistem.
Proatividade
Infelizmente, proatividade não é ensinado nas escolas. Há pessoas que só descobrem o que esta palavra significa na fase adulta. Outras nem sabem do que se tratam.
Proatividade se refere a capacidade de assumir o controle da situação ao invés de esperar que aconteça. É uma pessoa de atitude, que está sempre atenta e disposta a contribuir de alguma forma.
Senso Crítico
Esta diz respeito a capacidade de analisar uma situação de forma crítica. Fundamental para tomadas de decisões. Principalmente quando se trata de copywriting, onde você deve ajustar a copy a todo momento afim de obter um resultado melhor.
Perseverança
Tem uma frase que gosto de repetir para mim mesmo: “Eu não desisto nunca”.
Mesmo diante das situações mais desafiadoras ou resultados ruins, um bom copywriter deve seguir em frente. Ao contrário do que a sociedade ensina, uma pessoa de sucesso é um fracassado que jamais desistiu.
Boas práticas de copywriting
Se você pretende iniciar no copywriting, saiba que existem boas práticas que você deve ter em mente para seguir no caminho certo. Preste bastante atenção porque separei cinco delas e isso vai ajudar a alcançar bons resultados.
1 – Conheça seu público
Para iniciar uma conversa ou relacionamento, sua primeira missão é identificar o seu público. Você deve saber quais são seus sonhos e suas dores entre outras coisas.
Este é um ponto extremamente importante, pois todo conteúdo que você criar, deve ser direcionado única e exclusivamente para ele.
2 – Use títulos atraentes
Eu já disse isso anteriormente e volto a dizer novamente. A primeira impressão é a que fica, portanto, o título é 80% do trabalho.
As pessoas estão ignorando no modo automático tudo aquilo que não é relevante para elas. Dessa maneira, de nada adianta o poder de persuasão de sua copy se o seu público não foi atraído pelo título.
3 – Seja pessoal
As pessoas buscam por conexões pessoais. Desta maneira, você deve falar com seu público em tom de conversa. Além disso, a palavra mais importante em uma copy é “você”. Da mesma forma, a palavra mais importante no e-mail marketing é o nome do seu lead.
4 – Evites palavras ou frases desnecessárias
Pergunte-se se a palavra ou frase é relevante, necessária ou se está fornecendo valor ao usuário. Caso contrário, arranque fora.
A menos que seja valioso e claro para o seu público, o excesso impedirá que ele tome uma decisão.
5 – Revise sua copy
Seja um bom escritor e um editor melhor ainda. Deixe que seu inconsciente o guie na hora de escrever. Não se preocupe me corrigir nada naquele momento. Simplesmente escreva.
Quando terminar tudo o que queria dizer, aí você começa a revisar o texto. Faça uma revisão superficial, espere um ou dois dias e revise novamente. Depois disso seu texto finalmente estará pronto para ser publicado.
Gatilhos Mentais ou Gatilhos Emocionais
Os gatilhos mentais (ou emocionais) são estímulos que ativa o inconsciente e leva uma pessoa a tomar decisão baseada na emoção provocada. Isto é o que chamamos de tempero do uma copy. Pois ela dá muito mais força a persuasão.
Você provavelmente se lembra que álcool em gel estava em falta durante a pandemia. Isso ocorreu porque as pessoas associaram o produto à sobrevivência. A possibilidade de ficar sem o produto fez com que elas agissem em uma busca desenfreada pelo produto sem dar voz à razão.
Este são alguns dos gatilhos mentais mais poderosos:
- Escassez
- Urgência
- Autoridade
- Reciprocidade
- Compromisso
- Coerência
Não se preocupe, logo escreverei outro artigo dedicado única e exclusivamente para gatilhos mentais.
Enfim, o copywriting chegou para movimentar muito dinheiro e está sendo a “menina dos olhos” de muito empreendedor. E agora que você sabe o que é copywriting e muita coisa que envolve esta habilidade, deixe seu comentário e compartilhe este artigo.
1 Comment
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.