Venda qualquer coisa para qualquer pessoa
4 de dezembro de 2020Gatilho Mental da Aprovação Social
14 de dezembro de 2020Se você escreve posts para blogs, artigos, livros e até mesmo copies, sabe que manter o leitor preso ao seu conteúdo não uma tarefa fácil.
Durante boa parte do seu texto, há trechos cativantes. Que a pessoa vai dizer “puxa, estou feliz por estar lendo isso”. Mas haverá outras partes em que ela poderá se sentir entediada. Sabe o que é pior?
Você não tem como evitar as partes mais tediosas. E se não se não der um jeito, o leitor vai embora. É aí que entra uma técnica poderosa.
Você já reparou que a maioria dos programas de TV criam chamadas para o próximo bloco? Já reparou que você acaba esperando para ver o que vem a seguir? Deixa eu explicar.
Quando entra o intervalo comercial, o expectador costuma dar uma espiada em outros canais. Ao achar algo interessante, ele não volta a assistir o a atração anterior.
No final ele não assiste os anúncios nem a próxima parte da atração. O que não é bom para o programa, para os anunciantes e muito menos para a emissora. Um problema que eles não têm como evitar. Afinal de contas, nenhuma emissora sobrevive sem a receita de seus patrocinadores.
A solução foi a criação de chamadas para manter o expectador preso à emissora. “E no próximo bloco…”
“… a super estreia da noite. Viagem aos sete mundos. Uma biografia da terra. No primeiro episódio você vai conhecer uma ave agressiva que vive na Austrália. Elas têm garras tão fortes e afiadas que podem matar uma pessoa. Não é à toa que é considerada a ave mais perigosa do mundo. Veja logo depois dos comerciais”
Um exemplo tirado do Fantástico. Quem se interessa pelo mundo animal, certamente vai continuar assistindo. Ainda mais com a promessa de mostrar uma ave perigosa que pode matar uma pessoa com suas garras.
E como você pode usar algo parecido em seu conteúdo? A resposta vem a seguir…
Não sei se você percebeu, mas usei algumas sentenças no final de alguns parágrafos. Principalmente no anterior. Elas foram adicionadas de propósito. Para levar você para o parágrafo seguinte.
Essa técnica é chamada de Sementes da Curiosidade. Uma criação de Joseph Sugarman. São pequenas sentenças que provocam em seu subconsciente um estímulo para você continuar lendo. Mesmo que você esteja em um ponto do texto que não é tão “atraente”.
Sentenças como:
- E tem mais
- Continue lendo
- Deixe-me explicar
- Mas algo estava errado
- Agora vem a parte boa
E como usar as sementes da curiosidade?
Fica ligado que a resposta está logo abaixo.
5 formas de usar as sementes da curiosidade
1 – Perguntas e Respostas
Bom, basta uma pergunta e você faz com que o leitor continue lendo até saber a resposta.
Exemplos:
- Quer saber o que isso significa?
- Sabe o que aconteceu?
- Posso ser franco?
Sim, é verdade, as respostas estão logo abaixo.
- A resposta vai te surpreender.
- Aqui está uma pista.
- (Sim/Não) você está (certo/errado). Confira a seguir…
2 – Simplificando
Há textos que você acaba tendo que explicar algum conceito. O que normalmente é tedioso para o leitor. Pior, pode até confundir.
Você sabe que pode resolver isso simplificando através de analogias, por exemplo. Então, não deixe de dar uma pista para o seu leitor de que a explicação vem logo a seguir.
Exemplos:
- Isso vai ficar interessante
- Deixa eu explicar
- Imagine desta forma
3 – Antecipação
Você pode usar as sementes da curiosidade para antecipar dúvidas e objeções do seu leitor.
Exemplos:
- Eu sei o que você está pensando
- É mais fácil do que você pensa
- Mas por que você deveria confiar em mim?
4 – Looping aberto
Você gosta de The Walking Dead?
As primeiras temporadas foram realmente as melhores. E se tem uma coisa que os roteiristas em geral fazem bem, é deixar um looping aperto. Deixa eu explicar…
São cenas em que acontece algo inesperado, uma reviravolta. Como final do último episódio da sétima temporada. Cuidado, spoiler!
Era noite, o Negan está com seu exército e a Lucile, seu taco de baseball com arame farpado enrolado na ponta. Diante dele estão alguns dos personagens principais da história. Todos ajoelhados. Eles foram capturados e agora alguém iria pagar.
Negan precisava matar um de maneira brutal para que pudesse causar pavor aos outros e assim encerrar a resistência. A cena então começa a ser exibida na visão de um dos personagens, mas não é possível saber quem. Negan o atinge com o taco e assim termina a temporada.
Fim do spoiler!
Não fui o único que ficou mais de seis meses esperando ansiosamente a próxima temporada para saber quem foi atingido.
Com certeza, a audiência do primeiro episódio da temporada seguinte foi as alturas.
É isso o que chamamos de looping aberto. Você promete uma recompensa para a pessoa e revela a recompensa mais tarde. O leitor precisará manter a leitura para saber o que acontece.
Veja alguns exemplos:
- Felizmente, existe uma solução
- Eu vou te contar um segredo
- Continua lendo para saber o que aconteceu
Há muitos escritores que usam o looping para demonstrar perigo. Afinal de contas, temos uma sensibilidade maior para notícias negativas.
Exemplos:
- Isso ainda via piorar
- Mas há um problema
- Tome cuidado
5 – Suspense
Aproveitando que estamos falando de histórias. Use um pouco de suspense para convencer o seu leitor a continuar lendo.
- De repente, tudo saiu do controle
- Algo estava errado
- Foi quando o pior aconteceu
As sementes da curiosidade aumentam consideravelmente a taxa de leitura. Mas tome cuidado.
Exageros podem tirar o efeito. Recomendo que você use apenas nas partes do seu texto que não são tão boas.