A melhor forma para você escrever headlines atraentes
28 de fevereiro de 2020O que faz uma pessoa ir a loucura durante a pandemia?
23 de março de 2020“Como fazer amigos e influenciar pessoas” vai te levar ao topo, não importa sua carreira. O livro que foi traduzido para 16 idiomas e vendeu mais de 50 milhões de cópias fará mais do que você jamais sonhou. Ele vai manter no caminho rumo aos seus objetivos.
Baseado na comunicação e relacionamento, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um incrível manual para potencializar sua habilidade de lidar com pessoas. Este é um livro que deve ser lido quantas vezes for necessário. Eu mesmo afirmo que deveria ter começado a ler este livro após o meu nascimento.
Você sabe relacionar verdadeiramente com as pessoas?
Este é o primeiro motivo pelo qual decidi falar do grandioso livro de Dale Carnegie.
Se você souber se relacionar verdadeiramente, terá muito mais oportunidades de prosperar na vida. E digo mais, a qualidade dos relacionamentos poderá acelerar o processo.
Segundo o estudo realizado pela Universidade de Chicago sobre os interesses das pessoas, depois de saúde, compreender o funcionamento do relacionamento humano é o tema de maior interesse das pessoas. Além disso, outro estudo aponta que mesmo nas carreiras técnicas como Engenharia, apenas 15% do sucesso vem do conhecimento profissional. Os outros 85% vem da habilidade de lidar com pessoas.
Definitivamente, a comunicação e o relacionamento são dois dos pilares mais importantes para qualquer indivíduo neste planeta.
Manter bons relacionamentos traz muitos benefícios. As pessoas lembrarão de você, ajudarão com suas dificuldades, indicarão para outras pessoas ou para cargos importantes e muito mais.
Tudo o que eu conquistei até hoje foi graças aos relacionamentos que eu construí. Da mesma forma, tudo que eu deixei de conquistar ocorreram pelo mesmo motivo.
“Como fazer amigos e influenciar pessoas” está dividido em 4 partes e cada uma delas possui princípios chaves para alcançar o objetivo. Não pretendo me aprofundar em todos os princípios, mas vou apresentar alguns deles.
1ª Parte – Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas;
A primeira parte apresenta os três princípios chaves de como lidar com os indivíduos. O primeiro está relacionado a críticas, queixas e julgamentos. Você, eu, ninguém neste mundo gosta de ser criticado, mesmo depois de cometermos um erro.
Quando comecei a trabalhar com TI, o primeiro erro que cometi foi ligar uma fonte 110V em uma tomada 220V. Houve um estouro que assustou algumas pessoas no ambiente. Consequência de um erro grosseiro que cometi por falta de atenção. Meu chefe me deu um tapa nas costas, sorriu, deu as boas-vindas e disse para pegar outra fonte. O melhor é que nem descontou do meu salário.
Ao invés de criticar, ele sorriu e me incentivou a continuar. Nunca mais cometi este erro novamente e sempre procurei dar o meu melhor. Dois meses depois eu descobri como corrigir uma falha em placas eletrônicas importadas que fez a empresa economizar 100 vezes o valor da fonte.
Será que a empresa teria conseguido esse resultado se fosse criticado, punido ou até mesmo demitido?
Por mais que eu esteja errado, as reclamações poderiam ter gerado um outro sentimento em mim. Depois disso, haveria um enorme ressentimento e até uma ruptura na conexão. Talvez eu não continuasse na empresa por muito tempo.
Críticas, julgamentos e queixas podem acabar com casamentos, amizades e qualquer outro tipo de relacionamento. Portanto, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.
Ao final do primeiro ano nesta empresa, meu chefe nos trouxe lembranças e elogiou cada um dos seus profissionais. Ele apontou as características mais fortes, agradeceu e completou dizendo que fomos incríveis. Fiquei mais de 11 anos nessa empresa e digo que foi o melhor lugar que já trabalhei na vida.
Ele não precisava fazer nada disso, mas o fez verdadeiramente. Eu sou eternamente grato pelo que ele fez por mim. Apesar de seguirmos caminhos diferentes, no que precisar, estarei pronto para ajudá-lo.
O segundo princípio está relacionado a essa atitude, a valorização. Todo e qualquer indivíduo quer se sentir importante. Mesmo que seja obrigação ou a pessoa seja muito bem remunerada, o reconhecimento faz a diferença.
Tome cuidado com os elogios, pois se não são verdadeiros o efeito será contrário. A pessoa saberá que você só está fazendo aquilo a troco de alguma coisa que deseja. Provavelmente a conexão será quebrada.
De acordo com o terceiro princípio, para despertar o desejo de uma pessoa, você deve compreender pelo que ela se interessa.
Dessa forma, não adianta insistir em levar para o show de rock pesado uma pessoa que gosta de MPB porque não vai dar certo. Por outro lado, se a levar em um lugar calmo, que toque MPB, certamente dará o primeiro passo rumo a um bom relacionamento.
Em resumo, os três princípios para lidar com as pessoas são:
- Não critique, não condene, não se queixe;
- Faça um elogio honesto e sincero;
- Desperte na outra pessoa um ardente desejo.
2ª Parte – Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você;
Você sabe porque os filhos amam tanto suas mães?
Por que ninguém os tornam tão importantes quanto elas. E é exatamente nisto que a segunda parte está focada.
Segundo Dale Carnegie, “você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelas outras pessoas, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você”.
A maioria das pessoas focam em si mesmas e muitas vezes esquecem do próximo. Se empolgam em contar as próprias histórias, em revelar seus pontos de vista e dizer como se sentem, mas não perguntam como o outro está. Algumas até o fazem, mas por “educação” e não fazem ideia do poder que esta pergunta tem.
Ao tirar uma fotografia em grupo, por exemplo, você se interessa primeiramente em saber como você está na foto. O que determinará se a foto está boa ou não para você é a sua aceitação pela própria imagem. Se você não gostar do que viu, certamente pedirá para tirar outra.
Em exemplo disso, posso citar a comemoração do meu último aniversário. Minha esposa tirou várias fotos de mim perto do bolo. Meu sogro fez “chifres” em todas elas. Definitivamente isto me deixou chateado porque não tive coragem de postar nenhuma delas.
Então, como fazer as pessoas gostarem de você?
- Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas;
- Sorria;
- O nome de uma pessoa é, para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma;
- Seja um bom ouvinte;
- Fale sobre assuntos que interessem a outra pessoa;
- Faça a outra pessoa sentir-se importante, mas faça-o sinceramente.
Foram esses passos que mudou o meu relacionamento com minha irmã. Vivíamos brigando desde criança, mas depois deste livro que eu percebi que tudo que ela quer é desabafar sem ser criticada. Eu me tornei um mero ouvinte. Somente quando ela pede minha opinião é que eu digo algo, mas sem criticar. Hoje somos muito mais próximos e unidos.
Minha esposa não leu o livro, mas faz isso instintivamente. Não é à toa que o círculo de amizades dela é muito maior e mais forte que o meu.
Enfim, se você quer conquistar as pessoas, aplique estes princípios.
3ª Parte – Como conquistar as pessoas para o seu modo de pensar
Porque as discussões políticas nos dias hoje são tão calorosas?
Porque há muitas pessoas que desejam, mais do que tudo, ter razão sobre suas opiniões. Para elas, o ponto de vista delas é o certo e pronto.
Por mais que você tente convencer alguém de que a terra não é plana, esta pessoa não admitirá jamais que esteja errada.
Certa vez, argumentei com um vizinho a respeito de um assunto sobre o condomínio. Por mais que eu tivesse razão e dados comprovando minha isso, eu matei nossa relação. Eu feri o seu amor-próprio e ele ficou ressentido. No dia seguinte, me cumprimentou com alguns palavrões e nunca mais falou comigo.
Ninguém saiu vitorioso nessa discussão e cometi dois erros, o de discutir e o de dizer que a pessoa estava errada.
O primeiro princípio, “o melhor meio de vencer uma discussão é evita-la”, nunca fez tanto sentido.
Depois desse episódio eu comecei a repetir para mim mesmo a mesma pergunta: “Você quer ser feliz ou quer ter razão? ”
Meu objetivo agora é evitar ao máximo as discussões. Por maior que seja a vontade de discutir, exercito diariamente o hábito de evitar entrar em discussões. Logo, se uma pessoa me dizer que a terra é plana, eu fico quieto. Mas se ela insistir em ter minha opinião, respondo que posso estar errado, mas há evidências apontam para outra direção.
Nesta atitude, ao invés de dizer que a pessoa está errada, digo que respeito a opinião dela. Ela será mais receptiva a minha ideia e descobrirá sozinha se está certa ou errada.
Trazer as pessoas para o seu modo de pensar não é fácil. Por isso eu digo que a terceira parte apresenta os princípios mais desafiadores. São eles:
- 0 melhor meio de vencer uma discussão é evitá-la.
- Respeite a opinião alheia.
- Se errar, reconheça o erro imediatamente.
- Comece de um modo amigável.
- Consiga que a outra pessoa diga “sim, sim”, imediatamente.
- Deixe a outra pessoa falar durante a maior parte da conversa.
- Deixe a outra pessoa pensar que a ideia é dela.
- Procure honestamente ver as coisas pelo ponto de vista alheio.
- Mostre-se simpático às ideias e desejos alheios.
- Apele para os mais nobres motivos.
- Dramatize suas ideias.
- Lance um desafio.
Adianto que ao dominar esses princípios, você estará perto de se tornar o próximo presidente da república.
4ª Parte – Seja um líder: como modificar as pessoas sem as ofender ou provocar ressentimentos
Você pode não ser um ótimo presidente da república, mas a 4ª parte garantirá que você seja um ótimo líder.
Ao participar de um campeonato de Muay Thai, estava tão apavorado e ansioso que fui vencido em menos de 4 minutos de luta. Ao mostrar o vídeo e pedir opinião para um novo professor, ele elogiou minha postura, elogiou minha técnica e completou dizendo que eu perdi por um único detalhe, a guarda estava baixa.
Como havia dito na primeira parte, ninguém gosta de críticas. O professor sabia disso e antes de apontar o meu erro, elogiou verdadeiramente meus pontos fortes. Depois apontou o motivo de minha derrota, uma falha gravíssima, como um simples detalhe.
Eu estava tão encantado com os elogios que aceitei muito bem a crítica e comecei a me preocupar mais com a guarda. Tempos depois, meus colegas diziam ser impossível encaixar um golpe em mim. Logo, quando a crítica é inevitável, faça antes um elogio sincero.
Se você fosse dar sua opinião da luta de um amigo, diria que “foi bem, mas guarda estava aberta” ou diria que “ele se saiu muito bem e der mais atenção à guarda, certamente irá vencer a próxima luta”?
Qual resposta você iria gostar de receber?
O uso do “mas” após o elogio já faz com que qualquer pessoa fique na defensiva. Ela já começa a preparar a desculpa para a sua falha antes de ouvir o resto da frase. Porém, ao trocar “mas” pelo “e”, nenhuma falha foi apontada. A pessoa receberá a mensagem como incentivo e trabalhará para não cometer mais o erro.
Chamar indiretamente a atenção sobre os erros alheios funcionará muito melhor.
Em algum momento da sua vida, você começará a liderar, o que determinará o sucesso será o uso desses 9 princípios:
- Comece com um elogio e uma apreciação sincera.
- Chame indiretamente a atenção sobre os erros alheios.
- Fale de seus próprios erros antes de criticar os das outras pessoas.
- Faça perguntas em vez de dar ordens.
- Não envergonhe as outras pessoas.
- Elogie o menor progresso e também cada novo progresso. Seja “caloroso na sua aprovação e generoso no seu elogio”.
- Atribua a outra pessoa uma boa reputação para que ela se interesse em mantê-la.
- Incentive a outra pessoa. Faça que os erros pareçam fácil de corrigir.
- Faça a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere.
É muito difícil que uma pessoa descubra todos esses princípios durante uma vida inteira. Contudo, você tem oportunidade de acelerar a sua jornada rumo aos seus objetivos e ter mais tempo para aproveitar os frutos que você certamente irá colher.
O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” está disponível na Amazon. Compre, leia, releia e mantenha consigo pelo reto da vida.
O segundo motivo para ler “Como fazer amigos e influenciar pessoas”
Este livro de fato promoverá uma grande revolução na sua compreensão do relacionamento humano. No entanto, ele tem uma outra característica incrível que não está visível aos olhos da maioria das pessoas.
É provável que você tenha percebido, mas eu não estou recomendando esta obra prima à toa. Vamos fazer algumas observações:
Títulos
- Livro: Como
fazer amigos e influenciar pessoas;
- Parte 1:
Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas;
- Capítulo 1: Se quer tirar o mel, não espante a colmeia;
- Capítulo 2: O grande segredo de tratar com as pessoas;
- Capítulo 3: Aquele que conseguir isto terá todo mundo ao seu lado…. Aquele que não conseguir trilhará um caminho isolado;
- Parte 2:
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você;
- Capítulo 1: Faça isto e será bem recebido em toda parte;
- Capítulo 2: Um meio simples de causar uma primeira boa impressão;
- Capítulo 3: Se você não fizer isso, será dominado por complicações;
- Capítulo 4: Um modo fácil de ser um bom conversador;
- Capítulo 5: Como interessar as pessoas;
- Capítulo 6: Como fazer as pessoas gostarem de você imediatamente;
- Parte 1:
Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas;
Calma, eu não vou copiar o índice todo, mas o que você observou ao ler os títulos?
Sim, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é uma belíssima aula de copywriting.
Todos estes títulos são úteis, únicos, relevantes, específicos e de certa forma, urgente. Resumindo, são headlines poderosas, que chamam a atenção do leitor. Geram curiosidade, tiram o leitor da zona de conforto e o provoca a ponto de obriga-lo a ler o conteúdo.
Na primeira vez que folheei este livro eu quase não resisti a enorme vontade de comprar. Diante de tantos livros, esse em especial me chamou a atenção. Cada palavra do título brilhava como ouro. A sinopse resumia propositalmente o sumário. Precisa do que mais? Foi a isca certa para o peixão aqui…
Por mais que eu não tenha comprado naquele momento, o livro tirava meu sono. Todos conflitos do dia-a-dia me faziam pensar nele.
Seu preço é muito baixo diante dos benefícios. Principalmente porque você pode ver cada um deles antes de chegar no índice:
OITO COISAS QUE ESTE LIVRO FARÁ POR VOCÊ
- Tirá-lo-á da rotina mental, dando-lhe novos pensamentos, novas visões, novas ambições.
- Facilitar-lhe-á fazer amigos rápida e facilmente.
- Aumentará sua popularidade.
- Ajudá-lo-á a conquistar pessoas para o seu modo de pensar.
- Aumentará sua influência, seu prestígio, sua habilidade em conseguir as coisas.
- Ajudá-lo-á a resolver queixas, evitar discussões e manter seus contatos humanos agradáveis e suaves.
- Torná-lo-á um melhor orador, um conversador mais interessante.
- Ajudá-lo-á a despertar o entusiasmo entre os seus companheiros.
São promessas muito bem elaboradas que pega na dor de qualquer ser humano neste mundo e desperta uma enorme ambição do leitor a ponto de fazê-lo sonhar acordado com os benefícios. Ainda conclui com uma grandiosa prova social, veja abaixo.
“Este livro fez tudo isso por mais de dez milhões de leitores em trinta e seis idiomas.”
Se eu continuar falando dos títulos, vou continuar escrevendo por mais um ano. Vou parar por aqui e deixar você descobrir por si só.
Construção do Avatar
A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar qualquer campanha publicitária é construir seu avatar. Isto é, aquela pessoa que representa o nicho, ou o público alvo.
“Como fazer amigos e influenciar pessoas” traz pontos importantíssimos que ajudará muito na criação do avatar. Na verdade, a mensagem do livro é perfeita para todas as etapas da campanha.
Em um dos exemplos, Dale Carnegie afirma que não adianta ir pescar com morangos. Tudo bem que ele adora a fruta, mas se quiser atrair os peixes, terá que usar minhocas.
“Faça a pessoa sentir-se importante”, “Incentive a outra pessoa”, “Faça a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere”…
Você precisa de mais alguma coisa para sua copy?
Promessa
É incrível, mas “Como fazer amigos e influenciar pessoas” entrega tudo o que promete. E digo mais, faz isto com maestria a ponto de me fazer escrever um conteúdo com mais de 3000 palavras para ele.
Prova
Sim, o livro prova o que promete, mas você mesmo pode estar isso e constatar que os resultados são rápidos.
Conteúdo
Para cada um dos princípios, Dale Carnegie apresenta histórias como exemplos poderosíssimos que facilitam a compreensão de qualquer indivíduo. Apesar de poder usar aqui, fiz questão de usar os meus para praticar. De qualquer forma, isso não impede que você os use em outras situações.
Considerações finais de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”
“Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um livro sagrado que deve acompanha-lo pelo resto de sua vida. Com uma clareza incrível, ele é recheado de pequenas e valiosíssimas histórias para facilitar ainda mais o entendimento.
Recomendo fortemente a leitura, não só para as relações humanas, o ponto mais importante. Mas também para servir de fonte de inspiração para quem segue o caminho do copywriting.
Este livro não é um best seller por acaso. Do ponto de vista de um copywriter, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é ótimo, é surpreendente e mudou minha vida. Tenho certeza que fará o mesmo por você.
Para comprar o livro, basta clicar no link e seguir até o Amazon.
Leia o artigo “o que é copywriting” para mais detalhes sobre esta atividade altamente lucrativa.