Alcance resultados melhores com o Inbound Marketing
6 de abril de 2020O que é copywriting
19 de junho de 2020No mundo digital simplicidade é a alma do negócio. Se você quer entregar uma mensagem clara, você deve escrever textos simples. Entretanto, escrever textos simples não é uma tarefa simples. Pelo contrário, é um trabalho desafiador que vai exigir muito esforço.
Os leitores estão sempre com pressa. Eles se distraem facilmente. Além disso, nem todo mundo lê no mesmo nível ou tem a capacidade de entender o conteúdo do texto. Mesmo quando apresentado de forma clara e simples.
E tem mais, leve como exemplo as rodas de conversa. Quando duas pessoas aprofundam em um assunto, as outras se afastam aos poucos e acabam por criar uma conversa paralela mais simples.
Esses comportamentos são naturais. Afinal, o cérebro humano é um gestor de energia. Ou seja, vai tentar fugir de tudo aquilo que o faça consumir mais energia do que o necessário.
Sim, você deve trabalhar duro para melhorar sua mensagem. Faça com que o seu leitor compreenda o texto com a facilidade de quem bebe uma água.
De fato, a simplicidade encanta. Quando você seguir as dicas deste artigo, seu conteúdo se tornará mais claro, mais simples e mais persuasivo. Seus leitores seguirão os seus conselhos. Agirão e comprarão de você.
Como escrever textos simples?
1 – Conheça seu público alvo
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Carl Jung
Esta dica é mais básica no marketing em geral. Você só encantará seu público alvo se conhece-lo.
Uma vez, uma professora pediu para escrever uma redação em forma de uma carta para um amigo próximo. Eu escrevi para o meu melhor amigo que estava no Japão.
Foi a melhor nota em redação que tirei em minha vida. Logo após devolver a redação, a professora pediu para eu ler para os meus colegas. Ela jamais fez isso com outro aluno em minha turma.
Hoje eu sei o motivo. Inconscientemente, escrevi como se estivéssemos conversando. Escolhi os assuntos que interessava a ele e a linguagem que ele entenderia. A mensagem era simples e clara.
2 – Organize suas ideias
Antes de começar a escrever, faça um esboço sobre o tema do que você quer falar. Pense cuidadosamente na mensagem que você quer passar. Na emoção que você deseja despertar e qual ação você quer que o leitor execute.
Como planejar seu texto:
- Anote o objetivo do seu texto em uma ou duas frases no máximo
- Crie uma lista ou mapa mental do que você deseja incluir
- Revise a lista e remova ideias irrelevantes
- Revise seu objetivo e sua pequena lista de conteúdo – o seu conteúdo cumprirá sua promessa? Ou você deve restringir seu propósito?
3 – Ame o tema no qual você quer falar
Conhecer o tema no qual você vai falar é fundamental, mas não é suficiente. Quando você ama um tema, você consegue falar com entusiasmo e desenvoltura. Envolverá seu leitor. Terá facilidade para passar uma mensagem clara.
4 – O texto deve ter uma única ideia principal
No texto publicitário, é o que chamamos de a “grande ideia”. Desse modo, garanta que seu texto tenha única ideia principal.
As ideias dos parágrafos devem estar relacionadas com a ideia única principal. Desse modo, mantenha o foco nela. Quanto mais você desviar da ideia principal, menor é a probabilidade das pessoas se lembrarem dela.
5 – Explique
Suponha sempre que seus leitores são inteligentes. Contudo, lembre-se que eles não conhecem o assunto tão bem quanto você.
A quantidade de explicações depende da familiaridade do seu público.
6 – Use frases curtas
Para escrever textos simples, você não deve enrolar para falar. Isto faz a pessoa perder o foco e certamente a confundirá. Portanto, seja breve e evite rodeios.
7 – Escreva parágrafos curtos.
Seja conciso. Impeça que o leitor desvie a atenção do parágrafo.
Eu te garanto que neste ponto não sou diferente das outras pessoas. Em um amontoado de letras, vou acabar desistindo de ler.
8 – Evite palavras rebuscadas
O seu objetivo é se comunicar com seu leitor. Conduzi-lo ao longo do texto e convence-lo a executar uma ação.
Palavras rebuscadas servem apenas para tirar o foco da mensagem. A não ser que você queira vender um dicionário, evite usar palavras que sei leitor não conhece. Com certeza, ele vai defenestrar seu texto. Isto é, dará cabo do seu texto.
Bom, se não for possível evitar um termo, explique o que é em seguida. Facilite o trabalho.
9 – Evite gírias e jargões
Mais uma vez, seu objetivo é se comunicar, desista de impressionar. Assim como palavras rebuscadas, termos técnicos e gírias podem desviar a atenção. O seu leitor ficará sem entender o que aquilo quer dizer e vai se desconectar da sua mensagem.
10 – Evite acrônimos e abreviações
Estou sendo repetitivo, mas o resultado é o mesmo. Ao ajudar as pessoas a declararem o IRPF, deixe claro que é o acrônimo para Imposto de Renda de Pessoa Física.
11 – Use voz ativa
Construa frases com sujeito, verbo e complemento. Esta regra manterá a ação forte.
12 – Use termos positivos
Se eu disser “não pense em macacos”, sem dúvida você vai pensar em macacos. Dessa forma, ao invés de dizer “não gaste dinheiro”, diga “economize”.
Ao invés de dizer que trabalho e prazer não tem que ser separados. Diga que Trabalho e prazer podem andar juntos.
13 – Conte histórias, use metáforas
Se for difícil de explicar, conte histórias. Use metáforas. Desse modo, você facilitará o entendimento.
14 – Quando terminar, pare
Diga apenas o que você precisa dizer.
15 – Revise o Texto
Ao terminar o texto, revise no dia seguinte. Controle a ansiedade. Com toda a certeza você poderá avaliar melhor o seu texto se estiver com a mente descansada.
16 – Peça para outra pessoa ler
A pessoa não deve criticar. Isto é, dizer se o texto está bom ou ruim ou algo nesse sentido. Ela só precisa dizer se entendeu ou não sua mensagem.
17 – Evite exageros
Se por um lado escrever textos simples deixa o público viciado em seu conteúdo. O exagero pode afastá-lo.
Conclusão
Conforme eu havia dito, escrever um texto simples é um desafio enorme. É para quem trabalha duro. Mas eu garanto que isto ficará mais fácil a medida que você pratica. Portanto, comece a escrever hoje mesmo.
Para quem quer ajudar as pessoas, um texto é como uma piada sem graça. Se você tiver que explicar, precisa melhorar.
Aproveite a oportunidade e comente se este artigo foi claro o suficiente para você.