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20 de maio de 2020Atualmente, o Inbound Marketing é a forma mais eficaz e mais econômica de marketing. A estratégia de atrair o cliente e conseguir sua permissão para enviar-lhes conteúdo promocional tem trazido ótimos resultados.
Este artigo visa não só te apresentar o Inbound Marketing, mas também mostrar como você pode usá-lo a seu favor.
Então vamos lá…
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada) é uma metodologia de marketing cujo foco é se conectar ao seu cliente e manter um relacionamento duradouro. A ideia é atrair o público alvo utilizando conteúdo relevante e transformá-los em clientes fiéis.
Conhecido também como Marketing de Atração, a sua principal característica está no uso de uma abordagem mais suave em relação ao marketing de saída. Isto é, o conteúdo criado é disponibilizado para que o público acesse quando achar oportuno.
Ao invés de empurrar um produto para os clientes, você os atrai personalizando as soluções para as necessidades que eles possuem.
O Inbound Marketing trabalha alguns conceitos:
- Pesquisa de mercado – Ganhou força entre as décadas de 1950 e 1960 e permitiu aos profissionais do marketing entenderem melhor a jornada de compras dos consumidores;
- Marketing de relacionamento – Está focado em satisfazer e reter clientes para criar relacionamentos duradouros ao longo do tempo;
- Permissive Marketing ou Marketing Permissivo – Os profissionais de marketing buscam permissão dos usuários para enviar e-mails e conteúdo promocional.
- Marketing de conteúdo – O conhecimento é produzido e disponibilizado em diferentes formatos. Tal como artigos de blogs, e-books, vídeos, podcasts, posts em redes sociais entre outros;
Resumindo, no Inbound Marketing são as pessoas que procuram as marcas. Mas antes de continuar, permita-me falar um pouco do marketing tradicional.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing (ou Marketing de Saída) é o marketing em sua forma tradicional. Ele se caracteriza pela estratégia de prospecção ativa. Isto é, anúncios que são enviados ao público em geral.
Um dos problemas desses anúncios está no fato de que são ótimos para quem precisa do produto ou serviço naquele momento. Mas são ignorados por todo o resto.
Banners, pop-ups, anúncios de TV, rádio, jornais e chamadas frias são exemplos de Outbound Marketing.
Os exageros do Outbound Marketing
Graças aos exageros promovidos pelas empresas, as pessoas aprenderam a ignorar a maior parte dos anúncios. No caso da Internet, a quantidade de anúncios invasivos aumentou de tal forma que chegou a popularizar uma nova arma, os bloqueadores de anúncios.
Mas o que trazia conforto aos usuários, se tornou alvo de mais uma disputa. Com diminuição da receita, muitos sites começaram a exigir que os visitantes desativem os bloqueadores. E assim segue uma briga que parece não ter fim.
Falando um pouquinho da mídia impressa, eu gostava da revista Super Interessante. Era realmente muito boa. Infelizmente, boa parte do conteúdo deixou de ser interessante com o passar dos anos. Ainda assim continuei comprando, mas o que me fez dar um basta foram as 9 páginas seguidas de anúncios.
Mais ainda há coisas piores no marketing tradicional. As empresas de telemarketing, por exemplo, ligam a todo momento oferecendo alguma coisa. Graças as repetidas ligações, desativei o telefone residencial e desisti completamente das TVs por assinatura.
A cereja do bolo está no fato desenvolvedores de aplicativos usarem o lado negativo do Outbound Marketing como ferramenta de chantagem: “Quer remover os anúncios? ”
Aliás, exageros não são exclusividade do Outbound Marketing, portanto, tome cuidado com suas estratégias.
A diferença entre Inbound e Outbound Marketing
Acredito que você já tenha percebido, mas a primeira diferença entre ambos está na forma de se comunicar. O Inbound Marketing pode ser comparado ao vendedor que está atrás do balcão e só interage se você solicitar ajuda. Por outro lado, Outbound Marketing é aquele aparelho de som na porta da loja.
Inbound Marketing | Outbound marketing | |
Abordagem | Passiva. As empresas esperam que o cliente os encontrem através dos mecanismos de buscas. | Ativa. Vão atrás do cliente. |
Comunicação | A comunicação é bilateral. Isto é, a marca estimula o cliente a interagir com elas. | A comunicação é unilateral. Só a marca fala. |
Atenção | A atenção é contínua, pois a mensagem das marcas são passadas no momento oportuno. | A atenção do usuário é interrompida durante a atividade que ele esteja exercendo. Na maioria das vezes, é inconveniente. |
Engajamento | Alto. Estabelece uma relação de confiança com a marca. | Baixo. Se não for interessante para uma pessoa naquele momento, ele vai ignorar. Em alguns momentos irá até se irritar. |
Investimento | Baixo. Normalmente usam mídia própria para a comunicação. Entre eles estão inclusos site, blog, perfis nas redes sociais e canal no Youtube. | Alto. As empresas investem bastante em mídia paga para enviar sua mensagem. Entre elas estão as emissoras de TV, portais de notícias, redes sociais, etc. |
Os benefícios do Inbound Marketing
Embora os benefícios do Inbound Marketing pareçam ser menores do que outras técnicas de publicidade, eles são muito mais valiosos a longo prazo. Os infoprodutores não me deixam mentir.
Redução de custo
Com a utilização de mídia própria, o investimento em publicidade fica consideravelmente menor.
Maior confiança e credibilidade
Ao ajudar verdadeiramente o público alvo, você se torna mais confiável e ganha credibilidade. Um grande passo contra as objeções na hora de fechar negócio.
Tráfego e leads de qualidade
Com uma abordagem direcionada e informada, você pode atrair leads com maior probabilidade de se interessar por suas soluções.
Retorno sobre Investimento mais alto
Ao atrair um público mais qualificado a comprar o seu produto, você tem o retorno sobre investimento (ROI) muito mais alto ao longo do tempo.
Oportunidade de aprender e evoluir
Relacionar-se com os clientes nas mídias sociais e ouvir suas conversas, perguntas e comentários ajuda a entender melhor como melhorar seus produtos e serviços.
Métricas
Além de poder medir em tempo real, ficou mais fácil mensurar cada parte do trabalho e identificar pontos que precisam de mais atenção.
As etapas do Inbound Marketing
A metodologia de Inbound Marketing marketing está baseada em quatro etapas distintas que formam o funil de vendas.
Atração
O objetivo aqui e atrair usuários para os seus canais digitais e transformá-los em visitantes. O importante não é a quantidade, mas sim a qualidade. Portanto, você deve se concentrar no perfil de cliente ideal, isto é, aquele cliente que tem a dor certa para as soluções que você oferece.
Pontos importantes desta etapa:
Marketing de conteúdo – Disponibilizar conteúdo realmente valioso ao seu público para que encontrem no momento em que precisarem. É fundamental que esclareça as dúvidas ou ajude a resolver algum problema que eventualmente esteja tendo.
SEO (Search Engine Optimization) – É o meio de aumentar a relevância de um site e posicionar nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas. Isto aumentará consideravelmente a visibilidade e o número de visitas.
Redes Sociais – São excelentes canais de divulgação para ajudar os usuários a encontrarem seus conteúdos. Concentre-se em sempre atrair os usuários das redes sociais para o seu site e não o contrário.
Conversão
Uma vez que os usuários chegaram até o seu site, o próximo objetivo é converte-lo a lead. Isto é, transformar o visitante em um potencial comprador.
Este é o momento ideal para obter dados de contato para estabelecer uma comunicação direta através de e-mail, WhatsApp, etc. Você pode simplesmente pedir ou oferecer uma recompensa, como um e-book. O importante é se aproximar mais.
Venda
Depois de nutrir seu lead com conteúdo de valor, o próximo passo é concluir a venda. Entretanto, é preciso avaliar por meio de algumas técnicas se os leads estão prontos ou não para se tornar cliente.
Fidelização
Fidelizar o cliente é muito mais importante do que vender. Isso garantirá que ele não só continuará adquirindo suas soluções, como também ajudará a conseguir novos clientes através de depoimentos e indicações.
Carreiras relacionadas ao Inbound Marketing
Há muitos casos onde uma única pessoa cumpre todos os papeis. No entanto, o trabalho é árduo e consome muito tempo. Além disso, apesar de cumprir todos os papéis, haverá um ou no máximo dois que esta pessoa será realmente boa. Por este motivo, uma equipe ideai de Inbound Marketing deve ser composta:
Copywriter
O redator publicitário, ou copywriter é o responsável por gerar o conteúdo de publicidade. Seu objetivo é atrair visitantes e conduzi-lo sutilmente pelas etapas do Inbound Marketing.
Eu gosto de usar o termo “sutilmente” porque a pessoa não deve perceber que estão tentando vender alguma solução. Cabe a ele e somente a ele deduzir que precisa daquilo.
Para isso, o copywriter vai usar mecanismos e técnicas para aumentar a relevância e facilitar a persuasão.
Para saber mais a respeito com mais detalhes, leia o artigo “O que é copywriting“.
Designer Gráfico
Como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras. Portanto, é importante que haja um profissional capaz de passar a mensagem com suas imagens. Que dará peso e força em toda a campanha.
Técnico de vídeo
O profissional de vídeo é o responsável por técnicas avançadas de gravação e edição de vídeo. Ele deve estruturar e apresentar todas as informações de vídeo. Isto inclui apresentações, ensaios e anúncios.
Analista de dados
Responsável pelos dados, cabe a ele analisar e determinarão se a estratégia está ou não indo bem. O analista deve transformar os dados em informações que aumentará a probabilidade maior de acerto nas tomadas de decisões.
A análise de dados é um campo técnico, focado em números, portanto, um bom analista terá uma mente forte para números e estar muito bem familiarizado com as tecnologias.
Gerente de Marketing
Toda equipe precisa de um líder que facilite a comunicação e cuide para que todos estejam focados nos objetivos. É dever do gerente manter cada campanha dentro do prazo, do orçamento e adequadamente documentada.
O gerente não precisa ser um especialista em um determinado campo, mas precisa ter uma boa compreensão todos os aspectos da campanha. Isso permite que ele forneça feedback útil para a equipe e defina parâmetros para o melhor desempenho da campanha.
Aplique o Inbound Marketing
Aqui você tem uma pequena compilação do que pode fazer para promover seu negócio através do Inbound Marketing.
Planejamento
- Crie a estratégia para que você possa promover o seu negócio;
- Defina todas as campanhas;
- Defina os estágios do seu funil;
- Fique de olho no mercado e observe outras estratégias.
Transforme seu site em um ponto de referência
- Adicione uma ferramenta de comunicação como um blog, por exemplo. Crie conteúdos atraentes que as pessoas queiram consumir. Um copywriter vai ajudar muito;
- Permita que as pessoas se inscrevam no site ou em seções deles para receber conteúdo por e-mail.
Crie um conteúdo notável
- Um bom conteúdo não é aquele que as pessoas dizem “nossa, que texto bom”, mas sim “caramba, eu preciso dessa solução”;
- Observações dos próprios usuários, clientes e parceiros podem servir de base para ótimos textos;
- Crie títulos irresistíveis;
- Foque no interesse do público alvo;
- Por alguma razão, as pessoas são atraídas por listas numeradas.
Aumente sua presença
- Esteja nas redes sociais;
- Deixe um comentário positivo sempre que encontrar um artigo falando de você ou do seu negócio.
Seja encontrado no Google e outros mecanismos de pesquisa
- A relevância e a autoridade determinam o ranking do seu site nos mecanismos de pesquisa;
- O site deve ser rápido e amigável principalmente em dispositivos móveis;
- Dos elementos que mais influenciam o Google, o mais importante é o título da página.
Converta visitantes em Leads
- Certifique-se que seu site tenha chamadas para ação (CTA) em todas as páginas. Isso permitirá medir a taxa de conversão;
- Ajude as pessoas a tomarem uma ação:
- Inscrição para receberem boletins informativos;
- Preencher um formulário;
- Oferecer um e-book.
Transforme os Leads em clientes
- Classifique os leads e faça ofertas apenas para aqueles que tem chances reais de vender.
- Eduque os leads que ainda não estão qualificados até que estejam prontos para sua oferta de vendas.
- Avalie o alcance do seu mercado ao longo do tempo, incluindo o número de endereços de e-mail, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc.
Faça testes
- Testar é um excelente meio para descobrir o melhor caminho de transformar o seu público alvo em clientes fiéis.
Meça tudo
- Saiba quais anúncios atraem mais;
- Saiba quais anúncios convertem mais;
- Meça o custo por lead;
- Meça o retorno sobre investimento (ROI).
Conclusão
O Inbound Marketing sem dúvida alguma é a melhor opção tanto para quem está começando quanto para quem já está no mercado.
Não adianta ter um ótimo produto se a campanha de marketing é ruim. No entanto, um produto, mesmo inferior, pode vender muito mais se for apoiado por uma bela campanha.
O mais importante disso tudo é fazer com que suas soluções sejam únicas para seu clientes.