Quando deixar um produto de lado
11 de fevereiro de 2020Dois motivos para ler “Como fazer amigos e influenciar pessoas”
17 de março de 2020Você sabe qual é a estrutura correta para escrever headlines atraentes?
No último ano, participei de um concurso na Empiricus, empresa onde fiz o curso de copywriter. O fato triste nesta história é que não consegui uma das três primeiras colocações, por isso não recebi os prêmios.
Por outro lado, eu fiquei radiante com a headline que escrevi. Baseado em uma boa ideia, ela me posicionou entre os melhores. Estive entre os 30 finalistas em um concurso com 2 mil participantes. E digo mais, foi julgado por alguns dos maiores especialistas no assunto.
Seguindo adiante, imagino que você deva saber que a headline é um dos componentes mais importantes de uma copy. Ela é a responsável primeira impressão de uma copy, um “cartão de visitas”. Cabe a headline indicar o tema central do texto e as intenções do autor.
Fica esperto, a enxurrada de dados pode prejudicar seu trabalho
Todos os dias, somos bombardeados por uma enxurrada informações. Elas chegam até nós pelos sites, blogs, e-mail, canais de vídeos, redes sociais e até aplicativos de mensagens.
Absorver todas as informações publicadas diariamente é humanamente impossível. Por mais que um louco tente, ele não conseguirá consumir o tanto que gostaria. Dessa forma, a sua mente vai filtrar todas informações utilizando seu tempo apenas com aquelas que desperte seu interesse. Todo o resto será simplesmente ignorado.
Faça a sua headline brilhar
Considerando que sua headline pode ser facilmente ignorada, você tem um objetivo muito claro: Chamar a atenção do público alvo.
Seja na caixa de e-mail, seja nas redes sociais ou em qualquer outro lugar, você disputará a atenção do seu leitor com outras mensagens. O problema se o produto e/ou a marca ainda não são conhecidos ou não têm autoridade.
Tome cuidado, você quer chamar a atenção de forma positiva. Sendo assim, escreva títulos atraentes e tome muito cuidado para não gerar impacto negativo.
Por que você deve fazer um convite à leitura?
A sua headline deve ser também um convite à leitura. Por mais que você tenha chamado a atenção, o leitor vai procurar motivos para não ler sua copy. Não tem jeito, isto é inevitável. Portanto, ou você gera uma emoção muito forte, ou fracassará.
Também não adianta esperar que o leitor leia sua copy inteira apenas pelo estímulo da headline. É impossível. Neste caso, você deve convidar o leitor sim, mas apenas para ler a primeira parte da sua copy.
Finalmente! Conheça a estratégia infalível para escrever headlines atraentes
Ao contrário do universo da Turma da Mônica, onde os planos infalíveis do Cascão e do Cebolinha nunca dão certo, esta estratégia é realmente infalível.
Elas foram criadas, aprimoradas e testadas pelos maiores especialistas do mundo. Te garanto que qualquer outro copywriter dirá a mesma coisa. Mas por algum motivo muito especial, ou intencional, você viu meu post e chegou até aqui. Isso me deixou muito feliz e chegou a hora de te entregar a grande recompensa.
A primeira coisa que você deve saber é que uma headline deve atender aos 6 Us. Como bom estudante de copywriter, você deve estar se perguntado se não seriam 4, mas como eu gosto de ser diferente, entrego mais dois.
Para dar poder a sua headline, ela precisa ser:
- Útil – Se não for útil ao leitor, dificilmente despertará o interesse;
- Única – Ela deve prometer um benefício único ao leitor;
- Urgente – Se não for rápido suficiente, perderá a oportunidade;
- Ultra Específica – A promessa funciona melhor se for bem específica;
- Ultra Fascinante / intrigante – Está gerando curiosidade no seu leitor?
- Ultra relevante – Deve ser importante para o seu leitor.
Copywriter é foda, um deles ao conhecer essas regras provavelmente adicionou a palavra “ultra”com a intenção de usar a chamada do tipo “OS 4 Us que você precisa para escrever headlines poderosas” e gerar curiosidade. Acertou na mosca…
Copwriting é teste, portanto, teste bastante a suas headlines com esta estrutura. Você vai notar que qualquer título com os 6 Us atrairá muito mais pessoas.
O mais importante é que deve dividir o tempo. O tempo que você usa para escrever uma copy deve ser o mesmo para escrever a headline. Além disso, primeiro você faz a promessa, depois você a cumpre. Logo, a headline deve ser escrita primeiro.
Obrigado por me acompanhar até aqui. Deixe seu comentário, diga o que você achou do post e o que você gostaria de saber a respeito de copywriting. Meu objetivo é te ajudar.