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25 de julho de 2024A cada dia que passa, surgem novos copywriters no mercado de trabalho. E eu acho isso muito bom, porque só tem a enriquecer a profissão.
Mas acontece que uma coisa que tenho visto por aí, são pessoas, muitas vezes inexperientes, caindo em roubadas.
Se você é um copywriter em busca de novas oportunidades, é essencial saber como se proteger dessas armadilhas.
E vou te dar algumas dicas para você evitar levar golpes.
1. Pesquise antes
Nas redes sociais, há muitas ofertas de trabalhos para copywriters e você deve se candidatar, com certeza.
Mas deve abrir o olho.
Porque há muito pouca informação de quem está do outro lado.
Na maioria das vezes, são pessoas com perfis normais que publicam a oportunidade de trabalho, mas não dizem nada sobre a oferta além dos requisitos e você fica praticamente no escuro.
Ainda tem aqueles que colocam formulários para você preencher. Pedem copies para criar algum produto específico para demonstrar o nível da suas habilidade, mas, na verdade, estão interessados nas ideias que você tem a oferecer.
Por isso, antes de aceitar qualquer trabalho, faça uma pesquisa aprofundada sobre a pessoa ou empresa. Procure saber mais de quem está do outro lado.
Se receber um convite para uma conversa, ou entrevista, pergunte sem medo sobre a empresa ou especialista para quem você vai trabalhar.
Preencha os formulários, pois pode ser que seja uma oferta real, mas fique atento quando pedem coisa demais.
Eu já vi formulários com pedidos de criativos estáticos, de vídeo e páginas de vendas para avaliação do candidato. Será que é para contratar a pessoa? Eu imagino que não.
2. Cuidado com promessas exageradas
“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”
Já recebi pedidos, principalmente de estrangeiros, para escrever copies ou traduzir algum material. As promessas de pagamentos variavam entre 4.000 e 10.000 dólares.
Olha que maravilha.
Eu gosto muito de dar corda para essas pessoas e ver realmente até a onde estão dispostas a ir.
Algumas vezes, parece tentador, principalmente se a pessoa está em uma situação financeira delicada. Ela está fragilizada e quer acreditar. Aquela gota de esperança que vai trazer alívio.
Mas, infelizmente, bons trabalhos não caem do céu.
Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Desconfie de propostas que prometem remunerações exorbitantes ou oportunidades que soam milagrosas.
Pergunte-se sempre: por que essa empresa está oferecendo tanto por tão pouco? Por que não está fazendo um processo seletivo?
3. Peça um valor fixo além da porcentagem
Tem muita gente que promete porcentagem dos ganhos. Às vezes 3%, às vezes 5%, até 10%.
Eu acho que o maior risco de trabalhar sem receber está nessa porcentagem, pois existe uma série de fatores:
- O especialista ou os responsáveis pelo lançamento não têm experiência
- Às vezes, não têm nem compromisso
- Lançam de qualquer jeito, sem estratégia
- Não fazem o que deveria ser feito
- Investem pouquíssimo dinheiro
- No final, você praticamente não recebe
Já vi muitos exemplos desses. Especialista que viajou há poucos dias do lançamento e não fez live de aquecimento e nem se preparou para o lançamento. Lançador que não tem estratégia e não manda sequer uma mensagem de vendas.
Enfim, para seu esforço não ser em vão, além da comissão, peça também um valor fixo.
4. Faça contrato
“Vale o escrito”
Em uma das empresas de lançamento pela qual passei, nós trabalhamos duro com uma especialista. Em 6 meses, levamos essa especialista do zero até os R$ 500.000 de faturamento.
No fim do ano, atingimos a marca de R$ 1 milhão com a Black Friday.
Sabe o que aconteceu?
No início ela concordava com 50/50, afinal, nunca havia lançado. Quando atingiu os 7 dígitos, achou um absurdo ter que pagar tanto e dispensou imediatamente a empresa.
Como o dono da empresa de lançamentos não fez contrato, ficou de mãos atadas vendo todo oi esforço da equipe ir por água abaixo.
Mesmo quando era CLT, muitas empresas prometiam muitas coisas, mas na hora de começar a trabalhar, a resposta era sempre a mesma: “depois vemos isso” e o “depois” nunca chega.
Tem gente que vai torcer o nariz, mas procure trabalhar sempre com um contrato formal.
Um documento assinado, além de proteger ambas as partes, define claramente o escopo do trabalho, os prazos e as condições de pagamento.
Nunca comece um projeto sem ter tudo documentado e assinado.
5. Identifique os sinais
Fique atento a sinais de alerta, como:
- E-mails de remetentes desconhecidos ou genéricos
- Falta de informações claras sobre a empresa.
- Pedidos para começar o trabalho sem um contrato
- Propostas de pagamento apenas após a entrega de longos projetos, sem qualquer adiantamento
Tome cuidado se a pessoa com quem você trabalha está sendo desonesta com outras pessoas. Ela pode agir da mesma maneira com você.
6. Verifique a presença online
Eu, mesmo com um perfil “fraco” no Instagram, já recebi várias propostas pelo direct. Às vezes de copywriting, às vezes de tradução.
A primeira coisa que eu faço é analisar o perfil de quem enviou a mensagem.
Olho quem é, o número de seguidores, datas das postagens, engajamento do público, etc. Isso me ajuda a ver se o perfil é falso ou não.
Em um dos casos, a mulher que me chamou tinha pelo menos 30 postagens no perfil e milhares de seguidores. No entanto, todas as publicações eram “genéricas” (paisagens, lugares, etc) e haviam sido publicadas há 5 dias. Nenhuma delas tinham mais do que uma ou duas curtidas.
Dias depois olhei o perfil novamente e já não existia mais.
Dessa forma, não deixe de checar o site, perfis nas redes sociais e avaliações. Isso diz muita coisa sobre a legitimidade de quem está te contatando. Negócios legítimos geralmente têm uma presença online sólida e avaliações positivas.
7. Exija um adiantamento
Negócios são negócios.
Peça um adiantamento antes de começar.
Isso não só mostra que o cliente está comprometido, mas também protege você financeiramente.
Um pagamento inicial é uma boa garantia de que seu tempo e esforço serão recompensados.
8. Não tenha medo de dizer não
Se algo não parecer certo, confie na sua intuição e recuse educadamente.
É melhor perder uma oportunidade do que cair em um golpe.
Lembre-se de que seu tempo e habilidades são valiosos.
9. Utilize Plataformas Confiáveis
Use plataformas de freelas confiáveis, como Upwork e Fiverr, por exemplo, eles oferecem proteção ao freelancer. Essas plataformas geralmente têm sistemas de pagamento seguros e mediam disputas, proporcionando uma camada extra de segurança.
Conclusão
O mundo do copywriting é cheia de oportunidades incríveis, mas também há muitas armadilhas.
Seguindo essas dicas e tomando os devidos cuidados, você estará mais preparado para navegar o mercado com mais segurança e profissionalismo.
Procure sempre proteger seu tempo e talento.
Não dê mais valor ao dinheiro do que a sua reputação. Invista na construção de uma carreira sólida e respeitada e o céu será o limite para sua evolução.