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8 de abril de 2024Como a visualização mental fará de você um grande copywriter
24 de abril de 2024Metáforas e analogias são recursos essenciais que todo copywriter deve ter em sua “caixa de ferramentas”.
São figuras de linguagens que não só facilitam o entendimento, como também tornam a leitura mais rica e envolvente. E tem mais.
Elas podem criar imagens poderosas na mente do leitor. O que ajuda a dar um toque emocional, permitindo se conectar de uma forma mais profunda com seu público.
Então já sabe, né?
Continue lendo para obter dicas de como usar metáforas e analogias para turbinar suas copies.
O que é metáfora?
Metáfora é a comparação implícita de dois elementos estabelecendo uma relação de semelhança imaginária entre eles. Ou seja, é o emprego de uma palavra ou expressão para criar um sentido figurado.
Por exemplo, a expressão “saúde de ferro” é geralmente usada para dizer que alguém tem boa saúde e raramente fica doente. Cria a imagem mental de um objeto forte e durável, como uma barra de ferro.
Importante:
Quando digo que “João é forte feito um touro”, eu estou fazendo uma comparação explícita entre João e o touro. Por outro lado, se simplesmente digo que “João é um touro”, eu estou usando uma metáfora.
Por que, Rodrigo?
Como eu disse, a metáfora é uma forma de comparação implícita. Ao remover a parte “forte feito”, estou transferindo o significado literal para um sentido figurado.
Mais exemplos de metáforas
- Por a mão na massa: significa iniciar uma atividade prática ou começar a trabalhar em algo de forma direta e efetiva;
- Boca espumando: usada para descrever uma pessoa extremamente irritada;
- Barca furada: situação complicada ou arriscada na qual alguém se envolveu ou vai se envolver;
- Furacão: descrever uma pessoa ou uma situação extremamente intensa, tumultuada ou caótica;
- Mar de rosas: situação que parece ser perfeita ou ideal;
- Caminho das pedras: uma série de passos ou ações necessárias para alcançar um objetivo. Embora destaque a dificuldade do processo, a recompensa pode ser compensadora;
- Montanha-russa emocional: experiência cheia de altos e baixos emocionais. Semelhante à sensação de andar em uma montanha-russa;
- Luz no fim do túnel: expressa otimismo em uma situação difícil. Sugere que há esperança e uma solução para os problemas enfrentados;
- Efeito dominó: uma série de acontecimentos interligados. Eles levam a um resultado específico;
- Pérola escondida: Refere-se a algo de grande valor ou beleza. Mas que está escondido ou não é facilmente reconhecido à primeira vista;
- A casa caiu: geralmente usado para dizer que algo ruim aconteceu.
O que é analogia?
Assim como as metáforas, as analogias também são comparações diretas entre duas coisas diferentes. A diferença, no entanto, está no fato de que na analogia é preciso indicar os pontos de semelhança entre as ideias.
Exemplo:
“A comunicação é como uma ponte: conecta pessoas e culturas distantes.”
Não gostou deste exemplo?
Aqui estão mais alguns exemplos de analogia
- A mente é como um jardim: pode-se cultivar flores ou ervas daninhas, dependendo dos cuidados que se dá a ela;
- O amor é como uma chama: se não for alimentado, pode se apagar; se for muito alimentado, pode se tornar avassalador;
- A mente de uma criança é como uma esponja: ela absorve tudo ao seu redor;
- A amizade é como uma árvore: leva tempo para crescer, mas suas raízes são profundas e duradouras;
- A paciência é como uma vela: ela queima lentamente, mas ilumina o caminho;
- A educação é como uma escada: ela nos ajuda a alcançar alturas que nunca imaginaríamos ser possíveis;
- O tempo é como um rio: nunca podemos tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passa nunca será a mesma novamente;
- A vida é como uma caixa de chocolates: você nunca sabe o que vai encontrar.
Qual é importância da metáfora e analogia na persuasão?
É simples! Basta observar a natureza humana.
Nosso cérebro tende a reagir mais rapidamente a estímulos emocionais do que a estímulos racionais. Logo, o que chama a nossa atenção e permanece conosco são experiências que despertam a imaginação e nos fazem sentir.
É exatamente nesse ponto que está a força das metáforas e analogias. Elas têm o poder de evocar emoções e estimular a imaginação de forma mais eficaz do que argumentos puramente racionais.
Ao usá-las em sua comunicação, você tornará suas mensagens mais envolventes, aumentando o poder de influência.
Quais são os benefícios de usar metáforas e analogias?
1. Facilitar o entendimento
Analogias e metáforas simplificam ideias complexas. Transformam conceitos abstratos em algo concreto e palpável, possibilitando melhor entendimento.
Ao comparar conceitos desconhecidos a algo familiar, você está dando ao público uma referência para assimilar melhor.
É como acender uma lanterna em uma sala escura: ajuda a enxergar melhor o que está lá dentro.
2. Maior acessibilidade
Maior acessibilidade significa tornar o texto compreensível para um público mais amplo. Portanto, quanto mais claro e fácil de entender for a sua mensagem, mais pessoas serão impactadas.
3. Manter o envolvimento
As pessoas geralmente param de prestar atenção quando param de compreender. E não se trata apenas de conceitos complexos. Basta falar de números em excesso para as pessoas perderem o interesse.
Ao usar analogias e metáforas, além de facilitar o entendimento, você mantém envolvimento do leitor até o fim. O que aumentará a eficácia da comunicação.
4. Criar conexões emocionais
Analogias e metáforas evocam imagens vívidas e emoções, criando uma conexão emocional com o público.
Ao despertar sentimentos, você não só torna sua mensagem mais impactante, como também aumenta a empatia do público.
5. Tornar o conteúdo inesquecível
Metáforas e analogias exploram o poder da narrativa e do imaginário. Eles ajudam você a criar uma imagem vívida na mente do seu público, despertando sentidos e emoções e tornando assim o conteúdo memorável.
Como usar metáforas e analogias na copy
Acabei de falar nos benefícios de usar metáforas e analogias. Então adote-os também como objetivo para deixar sua copy mais forte.
E para alcançar os objetivos, aqui está a lista do que você deve fazer:
Use as mais relevantes
Garanta que as metáforas sejam apropriadas com o assunto, público-alvo, nicho e propósito, entre outros. Pois o que pode funcionar com um determinado público, pode não funcionar com outro devido a uma série de fatores.
Dá uma olhada nessa analogia:
“Casamento é como a Avenida Paulista: começa no Paraíso e termina na Consolação.”
Caso você não conheça São Paulo, essa analogia não fará sentido nenhum na sua cabeça. Mas deixa eu explicar:
A Avenida Paulista é um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Ela começa no bairro do Paraíso e vai até a Rua da Consolação.
Apesar de ser uma analogia popular, ela é regional. Funcionaria bem em uma palestra em SP, mas não teria o mesmo resultado em Porto Alegre.
Busque ideias novas e originais
Se o seu objetivo é impactar, então não dá para usar clichês, principalmente no título ou subtítulo.
Em vez disso, encontre sempre por ideias novas e originais.
Se possível, trabalhe também na criação de suas próprias metáforas e analogias. Isso tornará sua comunicação única e ajudará a envolver seu público.
Lembre-se, a originalidade é a chave para que sua mensagem seja marcante.
Aprenda com os outros
Essa é uma estratégia valiosa para aprimorar suas habilidades de escrita.
Durante seus exercícios de leitura de copies, observe como os autores usam metáforas e analogias. Isso envolve analisar como a são incorporadas no texto, o contexto em que são utilizadas e o impacto que têm sobre o leitor.
Ao observar outros escritores, você pode aprender diferentes técnicas, estilos e abordagens. Isso vai te ajudar a desenvolver sua habilidade de escolher e aplicar metáforas e analogias.
Quando não usar metáforas ou analogias?
Nem tudo são flores.
Por isso, aqui vai meu alerta:
Antes de começar a usar essas figuras de linguagens, é preciso tomar muito cuidado para não cair em armadilhas.
Menos é mais
Tudo que está em excesso faz mal. Portanto, use com moderação para não cansar seu público.
Uma única metáfora ou analogia é mais eficaz do que várias que competem entre si.
Evite clichês
Tem coisas que, de tanto usarem, já perderam o impacto e não prendem mais a atenção do leitor.
Evite polêmicas
Quando se trata de metáforas e analogias, evite as polêmicas, ofensivas ou preconceituosas. O seu objetivo é criar relacionamentos duradouros.
Bom senso
Se você está falando de um assunto sério, como uma doença, por exemplo, não dá para falar de coisas engraçadas. Portanto, use apenas as metáforas ou analogias relevantes ao contexto e à seriedade do tema.
Não complique
Seu objetivo é simplificar o conteúdo e facilitar o entendimento. Usar metáforas e analogias complexas só vai piorar a coisa.
Se não tiver uma que se encaixe bem, não use.
Onde usar analogias e metáforas
Manchetes e títulos
Este é o ponto crucial de qualquer texto publicitário.
Uma única metáfora ou analogia bem formulada pode fazer toda a diferença. Ela atrai imediatamente a atenção do seu público, desperta curiosidade e aumenta o interesse pelo conteúdo.
Aqui estão alguns exemplos de livros:
- Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus
- A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se: Uma estratégia inusitada para uma vida melhor
- A lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável
- A vaca roxa: Como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes
Subtítulos
Se não der para encaixar no título, tente no subtítulo.
Metáforas e analogias em subtítulos não vão apenas sugerir o que está por vir, mas também podem indicar o que o leitor ganhará. Vão manter o público envolvido, proporcionando uma experiência de leitura mais cativante.
Exemplos:
- O Poder Do Foco: 8 Chaves Para Ganhar Mais Tempo, Eliminar A Procrastinação Ser Mais Produtivo
- Copywriting: O guia definitivo para transformar palavras em ouro
- 11 descobertas que balançarão o mundo: A medicina moderna está prestes a entrar pela culatra
Introduções ou Aberturas
Inicar sua copy com metáforas e analogias também também é uma ótima ideia.
Elas podem atrair a atenção do leitor, criando uma imagem ou uma associação emocional que os envolve desde o início. Também podem despertar curiosidade para saber mais sobre o assunto.
Exemplos:
- John D. Rockkfeller uma vez disse: “A habilidade de lidar com pessoas é uma commodity que pode ser comercializada, como açúcar ou café. Eu pago mais por essa habilidade do que por qualquer outra coisa sob o sol”
- Arthur havia acabado de tocar “The Rosary”. A sala tremeu com aplausos. Eu decidi que seria um momento drástico de fazer minha estreia. Para surpresa de todos os meus amigos, eu andei confiantemente até o piano e me sentei.
- Se você me der os próximos três minutos e meio; de volta, eu te darei algo que abrirá um novo mundo inacreditável no prazer de comer.
Conceitos complexos ou abstratos
É onde eu acredito que mais vai ajudar. Afinal, é onde tem maior fisco do seu público perder o interesse da copy.
Ninguém quer saber de ideias difíceis de entender ou abstratas demais.
É aí que entra seu trabalho como copywriter. Você tem o dever simplificar esses conceitos, tornando-os palpáveis e acessíveis ao público.
As metáforas e analogias não só facilitarão a compreensão das informações apresentadas como também manterá o interesse do leitor.
Exemplo:
Para explicar que dar descontos podem falir um negócio:
- “Seu negócio é como um barco: quando você dá desconto, você abre um buraco no seu barco e água (contas) entra. Com um ou dois buracos pequenos, você até consegue consertar e se livrar da água. Mas se abrir buracos demais, a água vai entrar com tudo e vai afundar seu barco antes de chegar no seu destino.”
Para dizer que o carro é rápido:
- “Esse carro é um foguete. Com esse motor de 6 cilindros bi-turbo, ele vai de zero a 100 em 4 segundos.”
Provas
Provas são importantes para que o lead veja que é possível alcançar os resultados através do produto.
Mas quando você apresenta números demais, corre o risco de sobrecarregar o leitor.
Ao invés disso, use metáforas e analogias para tornar os resultados mais tangíveis e fáceis de entender.
Para tangibilizar 1 bilhão:
- “Um milhão de segundos é equivalente a cerca de 11 dias. Agora, imagine um bilhão de segundos. Seriam aproximadamente 31 anos.
- “R$ 0,50 é para uma pessoa que tem R$ 10.000 o mesmo que R$ 50.000 para quem tem R$ 1 bilhão.
Conclusão
Copywriter, metáforas e analogias são muito mais que figuras de linguagem. São técnicas indispensáveis para deixar sua copy mais vívida na cabeça da audiência.
Lembre-se sempre de escolher aquelas que são mais relevantes para o seu público e que ajudam a transmitir a sua mensagem de forma clara e envolvente.
Por fim, comece agora a criar um “swipefile” com metáforas e analogias. Em breve você terá um baita arsenal de figuras de linguagens para turbinar suas copies.