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11 de março de 2024Todo profissional precisa de ferramentas. Médicos, artesãos, engenheiros, enfim, todos precisam de algum tipo de utensílio que facilite o trabalho.
No copywriting não é diferente. A cada palavra, a cada copy, cada campanha, as ferramentas poderão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Além de reduzir o tempo e o esforço, aumentam a produtividade e qualidade do conteúdo produzido.
Portanto, se você quer entregar mais qualidade e obter os melhores resultados, você deve abusar os recursos disponíveis. E para isso, eu listei 16 ferramentas para copywriters que vão elevar o seu trabalho para um novo patamar.
1. Google Drive
Em primeiro lugar, você deve pensar no armazenamento. Um local seguro onde seus arquivos estão a salvo, evitando perdas e retrabalho. E quando se trata de armazenar e compartilhar documentos, o Google Drive é a ferramenta. Além de ser acessível de qualquer lugar, a qualquer hora, ele oferece segurança e para seus arquivos.
Houve épocas em que armazenava os arquivos no meu computador. Mas bastou perder tudo com defeito no disco para começar a usar a nuvem.
2. Google Docs
Editor de textos gratuito, leve, simples e muito prático de usar. Com ele, você vai poder criar, editar e aprimorar suas copies.
Confesso que, no início, eu até resisti ao uso do Google Docs, mas depois acabei me rendendo. Ele possui três destaques importantíssimos que facilitam todo o trabalho:
- A colaboratividade, que permite que mais pessoas possam trabalhar ao mesmo no documento. Podendo comentar sobre trechos específicos, adicionar sugestões e até editar diretamente o conteúdo;
- Registro de versões. Recurso que exibe as versões anteriores dos documentos, permitindo que você resgate trechos alterados;
- Acessibilidade, que dá a você o poder de usá-lo de qualquer lugar, usando apenas um celular.
3. Google Forms
Existe ferramenta melhor para entender seu público?
Entender o público alvo é vital para o sucesso de qualquer copy que você venha produzir. E o Google Forms é a ferramenta ideal para descobrir os desejos, opiniões e necessidades da sua audiência.
A simplicidade do Google Forms torna a criação de pesquisas uma tarefa fácil e rápida. Você poderá personalizar suas perguntas de acordo com os objetivos da sua copy. O que vai permitir encontrar insights para fortalecer seu poder de persuasão.
4. Google Trends
Google Trends é ótimo para descobrir o que está em alta na web. Ele fornece insights sobre as palavras-chave mais pesquisadas, ajudando a manter seu conteúdo alinhado com as últimas tendências. Uma ferramenta simples, mas essencial, para você se manter relevante e impactar o público certo.
5. Hemingway Editor
O Hemingway Editor vai te ajudar a simplificar e aprimorar a clareza do seu texto. Destaca frases complexas, erros e os excessos, tornando suas copies mais diretas e impactantes. Uma ferramenta essencial para aumentar a legibilidade de suas copies.
6. ALT – Análise de Legibilidade Textual
O ALT é uma ferramenta que avalia a legibilidade do seu texto, garantindo que seja acessível para todos. Analisa fatores como comprimento de frases, escolha de palavras e estrutura, proporcionando sugestões para tornar seu conteúdo mais claro e compreensível. Uma ajuda valiosa para quem busca alcançar todos os públicos de forma eficaz.
7. Calculadora de tempo de leitura
Se você precisa escrever roteiros de vídeo ou áudio, com limitação de tempo, a calculadora de tempo é o mais indicado. Com ela, você terá noção do tempo que sua copy levará para ser lida e dará mais precisão.
8. LanguageTool
O LanguageTool é uma extensão para seu navegador que vai ajudar a aprimorar a gramática de suas copies. Ele detecta e corrige erros gramaticais, sugerindo melhorias para seus conteúdos. Uma ferramenta indispensável para quem quer garantir uma comunicação impecável, sem erros.
Eu não gosto muito das sugestões que a ferramenta oferece, prefiro eu mesmo solucionar. No entanto, com ela eu não deixo passar um erro de português sequer.
9. Dicionário Online de Sinônimos
O Dicionário Online de Sinônimos ajuda a encontrar palavras equivalentes para diversificar o seu vocabulário. Útil para explorar diferentes opções de expressão em suas copies.
10. Dicionário Criativo
O Dicionário Criativo é parecido com o Dicionário Online de Sinônimos. Porém, estimula a expressividade ao oferecer alternativas criativas de palavras.
11. Go Full Page
O Go Full Page é uma extensão para o navegador que permite capturar páginas web completas de forma prática e rápida. Útil para salvar páginas e montar um swipefile com páginas de vendas, captura, etc.
12. Save to Pocket
O Save to Pocket é uma extensão que permite salvar conteúdo online e acessar depois. Prático para armazenar artigos, imagens, vídeos e muito mais.
13. Notion
O Notion é uma plataforma versátil para organização e colaboração. Permite criar documentos, listas de tarefas, notas e muito mais. Facilita o trabalho em equipe e a gestão de projetos.
Eu gosto principalmente para criar um banco com ideias, analogias e metáforas para usar em meus conteúdos. Facilita muito o trabalho.
14. AlsoAsked
O AlsoAsked revela perguntas relacionadas a um determinado tópico. Ele oferece insights valiosos para criar conteúdo relevante. É ótimo para aprimorar a abordagem de temas específicos.
15. Answer the Public
O Answer the Public tem o propósito parecido com o AlsoAsked. Ele gera insights ao mostrar perguntas e termos relacionados a um tópico pesquisado. Útil para entender as necessidades e interesses do público-alvo ao criar conteúdo.
16. Trello
Por fim, o Trello é uma plataforma online que ajuda na organização e colaboração em projetos. Utiliza um sistema de quadros e cartões para gerenciar tarefas e manter a equipe informada sobre o progresso.
Bônus
ChatGPT
Eu não poderia encerrar sem falar ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. Com base no modelo GPT-3.5, o ChatGPT permite interações de linguagem natural em tempo real, proporcionando respostas coesas e contextualmente relevantes. Ideal para aprimorar a comunicação online, criar chatbots eficientes e explorar a inteligência artificial em conversas envolventes.
Apesar de ser uma ótima ferramenta, aqui vai meu alerta, não adianta pedir para escrever copies se você não tem conhecimento básico para discernir uma copy boa de uma ruim.
Conclusão
Bom, você tem à disposição 16 ferramentas para copywriters, cada uma com um papel crucial. Não só para escrever melhor, mas também para você se organizar e aumentar a produtividade.
Experimente e descubra como elas se encaixam no seu fluxo de trabalho e como podem elevar a qualidade e eficácia das suas copies. Afinal, em um mundo onde cada palavra conta, ter as ferramentas certas faz toda a diferença.
Mas e aí, você gostou de conhecer as 16 ferramentas para copywriters? Conhece alguma que não foi citada aqui? Comente aqui embaixo.